Take a fresh look at your lifestyle.

10 Razões pelas Quais Você Deveria Começar a Ouvir Músicas Clássicas

0

Os apreciadores de música clássica podem comemorar: crescentes pesquisas científicas abordam os diversos benefícios proporcionados por ouvir o estilo musical. Se você não gosta de músicas clássicas, mas ficou curioso para saber as vantagens obtidas ao se tornar ouvidor assíduo dos compositores clássicos, veja nossa lista abaixo.

Confira Abaixo as 10 Razões pelas Quais Você Deveria Começar a Ouvir Músicas Clássicas:

10 Razões pelas Quais Você Deveria Começar a Ouvir Músicas Clássicas

 1 – “Efeito Mozart”

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Você conhece o famoso “efeito Mozart”? De acordo com pesquisas, os alunos que ouvem música clássica apresentam melhores desempenhos em testes aplicados, em comparação com outros alunos. A partir dessa informação, pesquisadores concluem que escutar música clássica auxilia no aumento do Quociente de Inteligência (QI) com o passar do tempo.

2 – Melhore seu desempenho físico

Ouvir música clássica contribui para o fortalecimento da aptidão física. Assim, escutar o estilo se torna um aliado para pessoas que desejam realizar atividades que exijam mais do físico, ou mesmo para requerer a coordenação.

3 – Diminui os níveis de estresse

As reações químicas positivas no cérebro podem ser ativadas por meio da música clássica, produzindo a sensação de bem estar e paz. Dessa forma, os ouvintes do estilo costumam possuir níveis menores de depressão e estresse, com base em estudos.

4 – Melhorar a qualidade do sono

De acordo com pesquisas, os padrões de sono foram melhorados de significativa em pessoas que passaram 45 minutos ouvindo música clássica antes de dormir. Assim, quem busca uma qualidade melhor do sono pode conseguir ao ouvir os músicos clássicos.

Mais Sobre Este Assunto

5 – Ajuda a processar experiências traumáticas

Da mesma forma que ocorre com os níveis de estresse, as experiências traumáticas podem ser suavizadas ao ouvir música clássica. Isso porque o estilo ajuda no processo de emoções que ocorrem após um evento traumático.

6 – Reduz a dor

Ouvir música não substituirá o uso de analgésicos, obviamente. Contudo, estudos comprovam que ouvir música clássica auxiliam na redução de dor, deficiência e depressão. Essa mudança ocorre porque a música ajuda a aumentar o centro de recompensas do cérebro, aliviando a sensação de dor.

7 – Reduz a pressão sanguínea

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Para essa questão, a grande música estudada foi a Nona Sinfonia de Beethoven. Pesquisadores da área de cardiologia afirmam que ouvir o clássico ou outros do mesmo estilo auxilia na redução dos níveis de pressão arterial.

8 – Aumenta a criatividade

De acordo com estudos, escutar música clássica com frequência contribui para a melhora da criatividade. Assim, pessoas que trabalham com processos criativos conseguem desenvolver de forma mais rápida a obter inspiração.

9 – Auxilia no processo de reeducação alimentar

Um estudo realizado pela Universidade de Cornell descobriu que ouvir músicas clássicas, aliado a luzes que escurecem o ambiente, ajuda no processo de mastigar devagar. Dessa forma, as pessoas desfrutam da comida por mais tempo e acabam comendo menos, sendo uma ótima descoberta para pessoas que querem entrar na dieta.

10 – Aumenta a memória

Segundo pesquisadores, os clássicos de Mozart estão diretamente ligados à melhora da memória. De acordo com os estudos, a música auxilia no aumento atividade obtidas pelas ondas cerebrais ligadas diretamente à memória.

Leave A Reply

Your email address will not be published.