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Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

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A Tensão pré-menstrual (TPM) é uma condição que afeta as emoções, comportamento e saúde física de uma mulher alguns dias antes de seu período menstrual.

Os sintomas da TPM começam cerca de cinco a onze dias antes da menstruação e, normalmente, desaparecem depois que a menstruação começa. A causa da TPM é desconhecida. No entanto, muitos pesquisadores acreditam que uma mudança nos níveis hormonais no início do ciclo menstrual, pode ser a responsável. Níveis de estrogênio e progesterona aumenta durante certas épocas do mês. Um aumento desses hormônios pode causar alterações de humor, ansiedade e irritação.

A TPM (Tensão pré-menstrual) afeta cerca de 75% das mulheres. Os fatores que representam riscos para mulheres com TPM são:

  • Histórico de transtornos de depressão ou de humor, como depressão pós-parto ou desordem bipolar.
  • Histórico de depressão na família.

Sintomas da TPM (Tensão pré-menstrual)

O ciclo menstrual da mulher adulta, dura entre 28 e 30 dias. Ovulação (quando um óvulo é liberado do ovário) ocorre em média no dia 14 do ciclo. A menstruação (sangramento) ocorre no dia 28 ou 30 do ciclo. Os sintomas da TPM podem começar por volta do dia 14 do ciclo e durar até sete dias após o início da menstruação.

Os sintomas da TPM podem ser rápidos e/ou moderados, e a gravidade dos sintomas pode variar de mulher para mulher e até mesmo ser diferente de um mês para o outro.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Os sintomas da TPM (Tensão pré-menstrual) incluem:

  • Inchaço abdominal.
  • Seios doloridos.
  • Acne.
  • Desejos de comida.
  • Prisão de ventre.
  • Diarreia.
  • Dor de cabeça.
  • Sensibilidade à luz ou ao som.
  • Fadiga.
  • Irritação.
  • Mudanças nos padrões de sono.
  • Esquecimento.
  • Ansiedade.
  • Depressão ou tristeza.
  • Explosões emocionais.

Quando você deve visitar o médico?

Se a dor física, alterações de humor e outros sintomas começam a afetar sua vida diária, ou se os sintomas não desaparecem, você deve fazer uma consulta médica para, inclusive, verificar todas as causas possíveis para esses sintomas.

O médico poderá perguntar sobre histórico de transtornos de depressão ou em sua família para determinar se seus sintomas são causados pela Tensão pré-menstrual ou outra condição.

Algumas condições, como a síndrome do intestino irritável, hipotireoidismo e gravidez, têm sintomas semelhantes à Tensão pré-menstrual. O médico poderá fazer um teste de hormônio da tireóide para garantir que sua glândula (tireóide) esteja funcionando corretamente. Além disso, poderá pedir um teste de gravidez e, talvez, um exame pélvico para verificar quaisquer problemas ginecológicos.

Manter um diário onde anote todos os sintomas, é outra maneira de determinar se você tem TPM. Use um calendário para manter o controle de seu ciclo, sintomas e menstruação todos os meses. Se os seus sintomas começam em torno do mesmo período todo mês, a TPM é a causa mais provável.

Quais os tratamentos para TPM (Tensão pré-menstrual)?

Você não pode “curar” uma TPM, mas pode tomar medidas para aliviar seus sintomas. Se você sofre moderadamente de tensão pré-menstrual, as opções de tratamento incluem:

  • Beber bastante líquidos para aliviar o inchaço abdominal.
  • Dieta equilibrada para melhorar sua saúde geral e nível de energia (comer muitas frutas e vegetais, reduzir a ingestão de açúcar, sal, cafeína e álcool).
  • Tomar suplementos, tais como ácido fólico, vitamina B-6, cálcio, magnésio para reduzir as cólicas e alterações de humor.
  • Dormir pelo menos oito horas por noite para melhorar a fadiga.
  • Muito exercício para diminuir o inchaço e melhorar a sua saúde mental.
  • Não Consumir aspirina. Tomar medicação para a dor para aliviar dores musculares, dores de cabeça e dores de estômago. Você também pode tentar um diurético para parar inchaço. Tome os medicamentos e suplementos somente depois de falar com um médico.
  • Consumir mais Vitamina E
  • Complete a dieta com magnésio
  • Consumir mais óleo de prímula
  • Anticoncepcional Yaz

Caso queira ver estes estes dicas em detalhe leia este artigo »» 9 Dicas Eficientes para Aliviar os Sintomas da TPM

Confira os alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM:

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Chocolate (70% cacau), aveia, banana, frutas, legumes vermelhos e peixes são algumas opções de alimentos para aliviar os sintomas da TPM. Para aliviar o inchaço, o recomendável é praticar exercícios, evitar consumo de açúcar e sal. Segundo um estudo da Unicamp, a TPM atinge cerca de 80% das brasileiras. O sintomas mais comuns são cólica, dores de cabeça e irritação. De acordo com Camila Torreglosa, nutricionista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, é interessante consumir aminoácidos para sintetizar a serotonina e ajudar a regular o humor.

Também é importante não ficar um intervalo muito grande em jejum. Isso irá evitar uma hipoglicemia e a necessidade de consumir alimentos doces.

Laranja

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Laranja é rica em cálcio e vitamina C. Isso ajuda o corpo a ter mais eficiência no combate do estresse e proporcionando assim um relaxamento.

Brócolis

Brócolis irá ajudar a combater a enxaqueca. Isso devido aos altos níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e antioxidantes, nutrientes como Vitamina A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo e potássio. Para ficar ainda melhor, brócolis ajudar na prevenção de doenças, como AVC e câncer.

Banana

Banana é um dos principais alimentos para aliviar alguns sintomas, como inchaço. Além de ser rica em potássio irá atuar na eliminação do excesso de sódio no organismo. A banana também é rica em fibras, o que irá ajudar a regular o intestino.

Oleaginosas

Por serem antioxidantes, ajudam a combater o envelhecimento precoce das células, o que ajuda nos sintomas da TPM. São as nozes, castanhas e amêndoas, ricas em Vitamina E e ômega 3.

Aveia

Estimula o organismo a diminuir a absorção de gordura. Além disso, a aveia é rica em fibras o que também irá ajudar no funcionamento do intestino.

Leite

O leite é rico em cálcio o que irá proteger o corpo contra a síndrome pré-menstrual, enxaqueca, perda óssea, artrite e doenças crônica como o câncer.

Semente de abóbora e girassol

Ajuda a gerar mais energia para o corpo uma vez que são ricas em zinco e proteínas, as quais estimulam o metabolismo de carboidratos. Assim, o corpo terá mais energia para combater a TPM.

Chocolate com 70% de cacau

Tem efeito estimulante, devido a serotonina e teobromina. E melhora o humor, devido o magnésio. São diversos estudos que indicam que o chocolate ajudam a combater o estresse e mau humor, principalmente em mulheres na fase de tensão pré-menstrual.

Salmão

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O salmão irá potencializar a absorção da serotonina, hormônio do bem estar. Além disso, atua diretamente sobre o humor, pois é rico em ômega 3, um ácido graxo essencial poliinsaturado.

Água

Consumir água adequadamente, ajuda no bom funcionamento do organismo como um todo. Por exemplo, a água aumenta a diurese, o que irá facilitar a excreção de toxinas pela urina, assim, atuando também nos sintomas da TPM.

Se o corpo tem a necessidade de restabelecer o pH, a água precisa estar dotada de ORP negativo ou pH alcalino, isto é, acima de 8. Estando o pH acima de 8, o ORP estará necessariamente negativo. Neste caso o ideal é consumir cerca de 200 ml de água por dia.

Legumes vermelhos e peixes são também opções de alimentos para aliviar os sintomas da TPM. Para aliviar o inchaço, o recomendável é praticar exercícios, evitar consumo de açúcar e sal. Segundo um estudo da Unicamp, a TPM atinge cerca de 80% das brasileiras. O sintomas mais comuns são cólica, dores de cabeça e irritação. De acordo com Camila Torreglosa, nutricionista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, é interessante consumir aminoácidos para sintetizar a serotonina e ajudar a regular o humor.

Também é importante não ficar um intervalo muito grande em jejum. Isso irá evitar uma hipoglicemia e a necessidade de consumir alimentos doces.

Veja também este vídeo para aprender a amenizar a TPM (Tensão pré-menstrual)(13:39):

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