Take a fresh look at your lifestyle.

Alimentos Saudáveis que Matam a Vontade de Comer Doce

0

Quando passamos um tempo consumindo altas quantidades de açúcar, o organismo passa a entender que aquela é a quantia necessária. Quando você entra em uma dieta, por ser repentina a falta de açúcar, isso acaba aumentando a vontade de comer doce.

Mas você pode evitar este desejo com alimentos e bebidas saudáveis, que ajudarão a regular o açúcar em seu corpo e permitir que você aproveite esses pequenos desvios na dieta sem comprometê-la de verdade.

Confira a Seguir Como Suprir essa Vontade de Comer Doce

dicavida-alimento-doce-min

 

Sucos naturais

Nunca utilize suco de saquinho (aquele em pó). A quantidade de corantes neles causam efeitos tão ruins quanto um doce excessivo em açúcar. Sucos naturais vindos de frutas cítricas são uma excelente indicação, principalmente durante ou depois do almoço.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Veja as principais opções de sucos naturais:

  • Laranja
  • Limão
  • Maracujá
  • Abacaxi
  • Tangerina
  • Melancia
  • Morango

O suco natural oferece os nutrientes que o corpo precisa de uma forma bem mais direta e fácil de digerir, acabando com a vontade de ingerir mais açúcar. Para quem prefere opções mais doces, frutas, como melancia, mamão e morango podem ser mais interessantes. Mas lembre-se de consumi-las no ato do preparo, para que os efeitos sejam mais garantidos.

Banana

A banana é uma fonte rica de potássio, o que dá bastante energia ao corpo. Para quem deseja controlar a vontade de comer doce, uma banana ingerida como sobremesa no almoço ao longo dos dias pode acabar de vez com este desejo, se tornando algo muito mais ocasional.

Isto acontece porque a banana possui uma quantidade expressiva de triptofano, uma substância que ajuda na produção de serotonina, um hormônio no cérebro que controla, entre outras coisas, a ansiedade e a vontade de comer. Uma banana por dia é o suficiente para manter este controle. Para melhorar os efeitos, você também pode adicionar canela.

Maçã

A maçã é outro forte aliado para reduzir a vontade de comer doce. Além de regular o intestino e ajudar em problemas estomacais e mesmo prevenir a cárie dentária, suas fibras demoram para serem digeridas pelo estômago, deixando o corpo com uma sensação de saciedade que reduz aqueles desejos tentadores.

Por conta deste fator, a maçã também é um ótimo aliado para quem quer perder peso. Já que ela auxilia a manter o corpo em perfeito estado tanto na alimentação, como em outras atividades. E assim como a banana, basta apenas uma por dia para garantir seus efeitos.

Oleaginosas

Não se trata de uma, mas de um grupo de alimentos. Na prática, é como se fossem a combinação da banana com a maçã: além de contarem com fibras que deixam o corpo saciado, são fontes ricas em triptofano, fazendo delas ótimas opções para serem aproveitadas ou no café da manhã ou após o almoço.

Existem, entre elas, três exemplos mais conhecidos e acessíveis de oleaginosas, que podem ser trocadas com facilidade pelos doces:

  • Castanha
  • Noz
  • Amêndoa

Porém, diferente das outras duas frutas já citadas seu consumo também deve ser moderado, pois são bem calóricas até mesmo para produtos naturais.

Iogurte

Mais Sobre Este Assunto

Embora também seja um doce, o iogurte congelado é ótimo para matar a vontade por doces já que seu valor calórico, e a quantidade de açúcar em sua produção, é muito pequena, mesmo estes saborizados.

Não coloque guloseimas ou caldas em cima do iogurte, pois irá tirar todos os efeitos. Se preferir, coloque castanhas, ou frutas em fatias bem pequenas para complementar o sabor. Em épocas de calor, elas se tornam ainda mais valiosas para controlar o seu desejo.

Uva Congelada

Essa é uma excelente opção em dias mais quentes. O modo de preparo é muito simples:

  • Retire as sementes
  • tampe com um pote
  • coloque no congelador.
  • Deixe congelar e estará pronta.

Além de manter suas propriedades, ela pode ser degustada quando quiser. A uva neste estado é tão saborosa quanto o picolé feito dela.

Entre os benefícios que a uva congelada oferece, além do sabor irresistível, é a boa quantidade de fibras que ajudam a regular o estômago e intestino; flavonoides que ajudam no controle hormonal, além de ser antioxidante e anti-hemorrágico; protege o corpo contra doenças como o câncer e o Alzheimer.

Chá

Existe uma infinidade de chás disponíveis hoje para seus apreciadores, mas existe uma série muito específica que pode ajudá-lo a matar a vontade de comer doce, seja após o almoço, quando a vontade por um doce é maior, ou em um dos lanches da tarde.

Os chás mais recomendados para você acabar com a vontade de comer doce são:

  • Cavalinha com Abacaxi: pode ser consumido tanto quente, como gelado. Sua ação diurética e bem digestiva acaba com a vontade de comer outros alimentos, o que serve também como reforço na dieta. Faça o chá de cavalinha e depois bata no liquidificador com uma rodela de abacaxi. Você pode substituir por hortelã ou cidreira se preferir. 
  • Maçã com Canela: aromático e excelente para fortalecer o metabolismo, o chá de maçã com canela é perfeito para dias mais frios, em que a vontade por doces aumenta. Também pode ser um bom reforço para quem está de dieta.

Gelatina

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Parece estranho, mas não é: a gelatina é uma fonte não apenas valiosa para acabar com a vontade de comer, como também pode ajudá-lo a perder peso com bastante facilidade. Assim como a maçã, e o chá de maçã com canela, ela ajuda a prolongar a digestão, deixando o organismo com uma sensação de saciedade.

Mas não para por aí. A Gelatina tem uma fonte rica de aminoácidos e colágenos, que tornam o crescimento de unhas e cabelos mais saudáveis, e uma pele mais rejuvenescida. Porém, prefira a gelatina sem sabor com suco de fruta natural, pois as com sabor têm muito açúcar e corantes.

Água

Um bom copo d’água após a refeição pode ser o suficiente para que você não caia na tentação de comer um doce quando não deve. A água, por si só, ajuda na circulação sanguínea e na oxigenação do sangue, o que facilita o trânsito de nutrientes para o organismo, e por consequência quebra a vontade de comer doce.

Aliás, beber água em vários momentos do dia faz muita diferença. Ele não só ajuda a manter o corpo hidratado, como favorece vários processos no organismo, incluindo o metabolismo.

Chocolate Quente

O chocolate, embora possua um alto valor calórico, traz benefícios quando consumidos de forma correta. No caso do chocolate quente, ele pode ser aplicado nas épocas mais frias, e de uma maneira bem específica.

Para fazer bom uso do chocolate quente para matar a vontade de comer doce, siga essa pequena receita:

  • Pegue chocolate em pó amargo (70% cacau ou mais).
  • Pegue uma caneca (própria para o fogo) e adicione 250ml de leite desnatado.
  • Misture duas colheres do chocolate em pó no leite.
  • Adicione uma pitada de fermento ou bicarbonato de sódio.
  • Mexa até o chocolate ficar completamente dissolvido.
  • Leve ao fogo e deixe até ferver.
  • No momento em que ferver estará pronto, desligue o fogo e beba quando estiver em uma temperatura agradável para você.

Com esta porcentagem de cacau, o chocolate ajuda a manter o organismo ativo, aumentando o fluxo sanguíneo e as funções cognitivas do cérebro. E não é necessário açúcar, então pode desfrutar da bebida, e da sua paixão por chocolate, sem medo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.