Take a fresh look at your lifestyle.

Qual a Importância da Avaliação Física na Prática de Exercícios?

0

Entendendo a atividade física como movimentar o corpo e permitir sua fluidez física e emocional, basta sairmos à ação, seja no parque, na rua, na academia, em casa, nas escadas do prédio, ou seja, basta começar a se mexer. Por isso, uma avaliação física tem uma enorme importância. O corpo foi feito para o movimento e, como somos compostos na maior parte de água, temos o movimento como forma de purificação e equilíbrio.

Contudo, para começar a se exercitar é necessária primeiramente uma avaliação, a fim de identificar possíveis riscos, quando existem problemas de saúde pré-existentes, e avaliar a necessidade do indivíduo, seja para perda ou ganho de peso, melhorar o desempenho esportivo etc.

Veja então a seguir o que acontece quando não se busca as orientações corretas, a importância da avaliação física e suas particularidades na promoção da saúde:

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O Que Você Irá Encontrar Aqui

O que acontece quando não buscamos as orientações corretas?

Quanto mais realizarmos atividade física, melhor é a nossa saúde; isto é inegável. Nosso corpo é uma máquina eficiente de promover compensação, a fim de permitir que o sistema mantenha-se sempre pronto a seguir apto e da melhor maneira, seja lá como for.

Ao buscarmos orientações quanto às práticas físicas, muitas vezes as mesmas ocorrem de forma indiscriminada, generalista e sem critério. Buscamos orientações prontas, na internet, com profissionais ou amigos, como receita de bolo, esquecendo a individualidade e particularidades de cada um de nós.

Assim, quando procuramos estímulos específicos, realizando atividades intensas, buscando resultados cada vez maiores, seja no esporte, na competição ou no lazer, criamos compulsões físicas ou usamos a atividade física como busca de transmutação do stress diário e/ou angústias de vida, correndo o risco de sobrecarregar nosso corpo, gerando tensões que somadas podem refletir em lesões e desconfortos.

Por que é importante fazer uma avaliação física antes de praticar exercícios?

dicavida-avaliacao-fisica-1-min

Uma boa orientação deve ser precedida de uma avaliação profissional qualificada, possibilitando conhecimento das características físicas e emocionais do indivíduo, tornando fácil direcionar (de maneira otimizada e qualificada) as atividades físicas na prevenção, realização, tratamento, performance, bem-estar e saúde.

Os fatores que apontam para a importância das avaliações são:

Aspectos emocionais

Características emocionais direcionam as práticas, bem como a forma como são realizadas as diferentes atividades ou esportes. Um bom exemplo dessa avaliação é a Cronobiologia Psicossocial, uma análise de perfil emocional, físico e social da pessoa, que compreende suas características e potencialidades para estabelecer equilíbrio em todas as suas facetas.

 Aspectos físicos

As características físicas podem direcionar as melhores atividades para cada indivíduo, bem como potencializar seu desempenho. Um corpo saudável necessita do bom funcionamento cardíaco, respiratório, digestivo, hormonal, dentre outros, e os exames clínicos laboratoriais, somados às avaliações médicas, propiciam tal estudo.

A “inteligência motora”

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

A Inteligência Motora permite maior adaptabilidade e performance dentro das práticas esportivas, bem como nas AVDs (Atividades de Vida Diária), sendo a diversidade de ações o maior pólo de aprendizagem motora, criando conexões físicas e mentais, além de promover ao corpo harmonia, sincronismo, ritmo e performance.

As avaliações físicas na promoção da saúde

As avaliações possuem suas particularidades como:

  • O conhecimento dos materiais e equipamentos que melhor qualificam as práticas esportivas, bem como boa adaptabilidade às características individuais do praticante, promovem conforto e performance.
  • As avaliações motoras e/ou cinéticas são realizadas para caracterizar quantitativa e qualitativamente as características musculares, articulares, posturas, biomecânica, equilíbrio dinâmico e estático, flexibilidade, resistência, força, potência, dentre outras. O RMA Performance, por exemplo, realiza esses testes de modo qualificado, sendo considerado um tipo de avaliação para este fim.
  • Avaliações específicas para cada esporte referem-se aos gestos e peculiaridades das modalidades existentes.

Com todos estes indícios, podemos resumir que todas as avaliações tem sua importância, sendo a soma de informações e uma abordagem multidisciplinar (com profissionais de saúde qualificados) o melhor caminho, obtendo práticas qualificadas com ótimos resultados e principalmente bem-estar, saúde e qualidade de vida.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.