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10 Benefícios Incríveis do Colágeno e Principais Alimentos

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O colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo, compreendendo 25-35% da proteína total encontrado em músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, sistema digestivo e tendões e ajuda a dar à nossa pele força, elasticidade e substitui as células mortas.

O colágeno é produzido por células chamadas fibroblastos que são constantemente renovadas. Se este equilíbrio é perturbado por qualquer motivo, seja stress ou falta de nutrientes, o resultado é a perda de colágeno.

O mesmo é feito a partir de dois aminoácidos (glicina e prolina), que podem ser produzidos pelo corpo, mas também estão presentes em alimentos proteicos.

I) Curiosidades:

  • Ao consumir esta proteína, faça uso da vitamina C para garantir que seu corpo possa converter o colágeno, restaurando a sua energia e vitalidade.
  • Um estudo publicado no International Journal of Medical Sciences descobriu que as pessoas com osteoartrite tratada com o tipo 2, mostraram melhorias significativas nas atividades diárias, como subir escadas, subir ou dormir e uma melhoria geral na sua qualidade de vida.

Quando se trata de nossas articulações e tendões, em termos mais simples, é a “cola” que ajuda a manter o corpo unido.

II) Tipos:

Um fato pouco conhecido é que existem pelo menos 16 tipos diferentes de colágeno dentro do corpo humano. Estes incluem os tipos de colágeno 1, 2, 3, 5 e 10. No entanto, a grande maioria do colágeno – entre 80 e 90 por cento – é composto de tipos 1, 2 e 3.

  • Tipo 1: Este é o tipo mais abundante e considerado o tipo mais forte encontrado no corpo humano. É composto por fibras que formam partes do corpo, incluindo tendões, ligamentos, órgãos e pele. É muito importante para a cicatrização de feridas, dando à pele a sua qualidade elástica e ‘segurando’ o tecido para não rasgar.
  • Tipo 2: Ajuda principalmente a construir a cartilagem, que é encontrada nos tecidos conjuntivos. A saúde de nossas articulações depende da cartilagem feita de tipo 2, que é benéfico para prevenir a dor articular ou os vários sintomas da artrite.
  • Tipo 3: É geralmente encontrado com o tipo 1 e ajuda a dar à pele sua elasticidade e firmeza. Também forma vasos sanguíneos e tecidos dentro do coração. Por estas razões, a deficiência de tipo 3 tem sido associada a um maior risco de ruptura dos vasos sanguíneos e até mesmo morte precoce, de acordo com os resultados de certos estudos em animais.
  • Tipo 5: Este tipo é necessário para a superfície das células, bem como fios de cabelo e tecidos encontrados na placenta (o órgão que se desenvolve no útero durante a gravidez e fornece oxigênio e nutrientes para o bebê em crescimento).
  • Tipo 10: Ajuda com nova formação óssea sendo benéfico para fratura óssea e cura e reparação de articulações sinoviais.

III) QUAIS OS SINAIS DA FALTA DE COLÁGENO?

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A produção de colágeno do nosso corpo naturalmente começa a diminuir à medida que envelhecemos. É por isso que apresentamos sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez da pele e dores articulares devido à cartilagem mais fraca. Outros fatores no estilo de vida – como comer uma dieta rica em açúcar, fumar e altas quantidades de exposição ao sol – também contribuem para o esgotamento dos níveis de colágeno.

IV) QUAIS AS FONTES?

Um dos primeiros alimentos utilizados como tratamento médico na China antiga, a gelatina é ótima para pessoas com alergias ou sensibilidade alimentos e ainda ajuda o corpo a digeri-los.

O colágeno em pó (a forma hidrolisada de gelatina) é mais fácil de digerir e uma vantagem é que ele facilmente mistura na maioria das bebidas quentes e frias.

Outro grande exemplo de como isso funciona: os ossos de galinha, por exemplo, são carregados de colágeno do tipo 2, que é melhor para cartilagem, e quando sofrem o processo de cozimento, em um ou dois dias, o colágeno lentamente se decompõe em gelatina.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Produtos de origem animal como ovos, aves, peixes e leite podem ajudar a aumentar a formação de colágeno.

  • Colágeno na carne de boi: O colágeno bovino é feito de principalmente tipos 1 e 3 de colágeno, e, portanto, útil para a construção muscular e também ajudar o corpo a fazer seu próprio colágeno.
  • Colágeno de peixe: Verificou-se que o colágeno derivado de peixes é facilmente absorvido e é fonte do colágeno tipo 1, com os benefícios para a pele, os órgãos vitais, os vasos sanguíneos, a digestão e os ossos.

V) A SEGUIR os 10 BENEFÍCIOS DO COLÁGENO PARA O CORPO:

1) Promove a elasticidade da pele

Com a idade, ele tende a diminuir, e isso reduz a elasticidade da pele, resultando em pele flácida e manchas. E consumir colágeno em cápsulas, caldos de osso ou gelatina ajuda a manter a sua elasticidade.

2) Diminui as rugas

com os anos, as expressões que você fez durante toda a sua vida começam a evidenciar em seu rosto. Exposição ao sol pode agravar os efeitos, resultando em linhas finas, rugas e flacidez. As injeções desta proteína não impedirão futuras rugas, mas o colágeno serve para enchimento nas rugas com efeitos que podem durar meses. O tratamento não é permanente e terá que ser repetido se você quiser manter seus resultados.

3) Tratamento de Cicatrizes

Ele também pode ser usado como um enchimento para cicatrizes, particularmente aquelas causadas ​​pela acne. Com o envelhecimento, sua pele pode cicatrizar mais facilmente – e as cicatrizes podem ser mais profundas e mais acentuadas. Injetar colágeno nas cicatrizes pode ajudar a minimizar ou até mesmo eliminar a sua aparência.

4) Dentes saudáveis

Ele pode ajudar a promover dentes saudáveis, unhas fortes e cabelos vibrantes.

5) Reveste o intestino

Os aminoácidos encontrados nele têm o poder de acalmar e ajudar no revestimento intestinal saudável.

6) Desintoxicação do fígado

Ele é extremamente rico no aminoácido glicina. Este aminoácido é um ingrediente chave para a desintoxicação no fígado.

7) Saúde hormonal

A glicina é também um importante precursor da glutationa, que é o antioxidante mais abundante do organismo e que equilibra o nível de estrogênio no corpo humano.

8) Músculos mais fortes

É prática comum para os atletas ingerir aminoácidos, com o objetivo de recuperarem mais rápido e, finalmente, melhorarem o desempenho. A fonte rica de aminoácidos encontrados no colágeno do caldo de osso ou gelatina pode proporcionar a manutenção do tecido muscular em todo o corpo.

9) Regula a insulina

alguns dos aminoácidos mais abundantes encontrados no colágeno mantêm a sensibilidade à insulina saudável. Nossa capacidade de permanecer sensível aos sinais associados à insulina é um fator importante para manter o estoque de gordura corporal em equilíbrio.

10) Suporte ósseo

Além da manutenção de articulações saudáveis, o colágeno na verdade compõe 90% da massa óssea. Ele fornece fácil digestão do cálcio, magnésio, fósforo, silício e enxofre que são todos essenciais para uma matriz óssea saudável.

VI) Veja a Seguir os 20 Alimentos Ricos em Colágeno:

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1) Repolho

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O repolho é um dos alimentos mais conhecidos que contém colágeno. A presença de antioxidantes aumentam a hidratação e elasticidade da pele.

2) Feijão

Se você deseja uma pele saudável, certifique-se de incluir feijão na sua dieta. Contém ácido hialurônico, que é uma substância antienvelhecimento. O ácido hialurônico aumenta a sua fabricação.

3) Cenoura

As cenouras são ricas em vitamina A, o que ajuda a aumentar a sua produção.

4) Sementes de linhaça

As sementes de linhaça são uma fonte surpreendente de ômega-3. Ao danificar as células da pele, a radiação UV excessiva produz mutações genéticas que podem levar ao câncer de pele. Para uma pele bonita devem incluir alimentos ricos em ômega-3 que aumentam a sua produção e também reduzem o risco de câncer de pele.

5) Azeitonas

As azeitonas pretas ou verdes são ricas em enxofre que promovem a sua formação. O enxofre foi usado na antiguidade para tratar problemas de pele como a dermatite. Isso ajuda a reduzir a oleosidade da pele, a acne e evitar o bloqueio dos poros.

6) Limão

A presença de vitamina C em limões e laranjas ajuda a aumentar a sua produção.

7) Gelatina

Quando se trata de fontes, você não encontrará nada melhor do que a gelatina para o colágeno. Por quê?  A gelatina é basicamente a sua forma cozida!

8) Caldo de osso

O caldo de osso é feito por se ferver os ossos dos animais. Quando são fervidos, o colágeno é liberado para a água. É por isso que o caldo de osso fica encorpado. Fazer caldo de osso é muito fácil e barato!

9) Ovos

Os ovos são muito ricos em aminoácidos, glicina e prolina, que são os principais componentes do colágeno. Ao comer clara de ovo, você dará ao seu corpo os aminoácidos necessários para a sua formar.

10) Spirulina

Spirulina é um tipo de algas azul-verde usado como um suplemento de saúde. Além de conter muito ferro, uma única colher de chá de spirulina contém mais glicina e prolina do que uma grande clara de ovo. A spirulina também é uma boa fonte de cobre e o cobre é um dos minerais usados para formar colágeno.

11) Abacates

Os abacates são ricos em vitamina E, que ajudam a combater os radicais livres e fornecem ômega-3, o que aumenta a produção de colágeno.

12) Soja

Os alimentos contendo soja são excelentes opções para aumentar a produção de colágeno na pele. A soja contém um hormônio vegetal chamado genisteína, que o aumenta, fortalece a pele e bloqueia as enzimas que podem envelhecer a pele.

13) Beterraba

Ao melhorar a saúde da pele, os antioxidantes, como os licopenos, ajudam a reverter os efeitos do envelhecimento e a aparência da pele torna-se atrativa e juvenil, por conter colágeno.

14) Bacalhau

O bacalhau possui ômega- 3 – importante porque reduz a inflamação no corpo e ajuda a formar colágeno.

15) Cebolas

São boas fontes de enxofre, mineral importante para a produção de colágeno.

16) Pimentão vermelho

A vitamina C é importante para um suprimento saudável de colágeno e está presente nos pimentões vermelhos.

17) Batata doce

Ao comer apenas uma batata doce assada, você pode ter vitamina A e manter sua pele e articulações saudáveis. A vitamina A incentiva seu corpo a produzir colágeno.

18) Tomates

Com alto teor de licopeno, um antioxidante, os tomates podem ajudar a proteger a pele e preservar os níveis de colágeno.

19) Salmão

O salmão, em particular, é uma excelente fonte de ômega-3, que alivia a inflamação e previne a quebra de colágeno.

20) Sementes de girassol

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Sementes de girassol fornece vitamina E, útil para formar colágeno.

Veja também esta reportagem (2:49):

Fontes:

https://draxe.com/what-is-collagen/

Ad

http://www.ancient-minerals.com/blog-post/top-7-benefits-of-collagen/

http://www.livestrong.com/article/146740-collagen-skin-benefits/

http://www.foodrenegade.com/sources-of-collagen/

http://www.thefitindian.com/diet-tips-for-glowing-skin/

http://helloglow.co/11-best-collagen-foods/

https://www.prevention.com/food/skip-the-supplements-these-7-foods-naturally-boost-collagen-in-your-body/slide/7

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