Take a fresh look at your lifestyle.

Benefícios da Água de Arroz

0

Um dos hábitos mais comuns de quem cozinha rotineiramente é descartar a água de arroz. O que poucos sabem é que ela pode ser usada de várias formas, trazendo vários benefícios ao corpo.

Além de água de arroz, também é possível utilizar a farinha de arroz para combater calcanhares ressecados, como você pode ver neste link. Nesta lista, você irá conhecer 10 excelentes maneiras para combater o calcanhar rachado.

Antes de mostrarmos os benefícios em si, vamos dar a receita para facilitar o uso de todos os benefícios vistos adiante.

Ingredientes

  • 3 Xícaras de Arroz (comum ou parboilizado – não utilizar arroz integral)
  • Água

Modo de Preparo

  •  Lave a quantidade de arroz como se fosse cozinhá-lo.
  •  Mexa um pouco o arroz no recipiente com água, tampe e reserve por cerca 15 minutos.
  •  Após este período, se a água estiver com um aspecto leitoso e o arroz translúcido, ela está pronta para uso.
  •  Coe o arroz e coloque a água que virá dele em um recipiente de vidro. Deixe na geladeira. Mantido desta forma, ele dura por 4 dias para todos os usos vistos adiante.

Conheça os Benefícios da água de arroz

dicavida-agua-de-arroz-min

 

Mantém a Pele Saudável

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Um dos órgãos mais beneficiários da água de arroz é a pele. Além de evitar ressecamentos, como já vimos, suas propriedades antioxidantes e hidratantes deixam-na sempre saudável e protegida de vários efeitos climáticos, como insolação, por exemplo. Doenças relacionadas a pele, como o câncer e a hiperpigmentação, também são prevenidas pela água de arroz.

Modo de Uso

Para utilizar na pele, pegue um pedaço de algodão, embeba com a água de arroz, e passe nas regiões que desejar, preferencialmente no rosto. Deixe por alguns minutos, e depois seque com um pano limpo.

Retarda o Envelhecimento

A água de arroz não apenas mantém a pele protegida de doenças e efeitos climáticos, como também a mantém jovem por muito mais tempo. Isso acontece graças aos efeitos do Inositol, um nutriente que ajuda na produção de células que atrasam o envelhecimento, e ajudam na circulação do sangue.

Modo de Uso

Pegue um pedaço de algodão, embeba sem exagerar com a água de arroz e passe no rosto como no benefício acima. A diferença é que você pode ou aumentar o uso para duas vezes ao dia e manter por menos tempo, ou aumentar o tempo de uso na única vez em que for utilizá-la.

Facilita a Digestão

A água de arroz também oferece diversos benefícios ao sistema digestivo, sobretudo o estômago e o intestino. No estômago, ele facilita o processo de digestão, diminuindo a energia necessária para a quebra dos alimentos. Desta forma, você ficará menos “estufado” após a refeição, o que torna a volta para as atividades menos cansativa.

Modo de Uso

Para este uso, faça a receita normalmente. Beba meio copo da água após grandes refeições, como o almoço e jantar, por exemplo. E importante: sempre mantenha o recipiente com a água tampado, para evitar que suas propriedades se percam.

Proporciona mais Energia

Complementando o benefício anterior, a água de arroz quando ingerida corretamente garante mais energia para qualquer atividade durante o dia. Isto porque ele contém uma boa quantidade de hidrato de carbono, que funciona de maneira similar a água de coco, fortalecendo o organismo e as funções cerebrais como um todo.

Modo de uso

Basta um copo de água de arroz por dia para manter os seus efeitos no organismo.

Combate a Pressão Alta

O arroz por si só possui uma quantidade muito pequena de sódio, o que o torna um alimento essencial para pessoas com problemas arteriais como hipertensão. E sua água consegue diminuir ainda mais sua quantidade, o tornando uma opção ainda mais viável para combater doenças cardíacas relacionadas ao excesso de sódio.

Modo de Uso

Mantenha um copo por dia após refeições como almoço e jantar. Contudo, para tirar bom uso dele, diminua a quantidade de sal em seu cardápio, para que os benefícios da água de arroz sejam melhor aproveitados.

Previne o Alzheimer

Talvez um dos melhores benefícios preventivos da água de arroz. Além de aumentar as funcionalidades do cérebros, os hidratos de carbono estimulam a criação de novos neurotransmissores, quebrando quaisquer radicais livres que levam a problemas como o Alzheimer. A prevenção pode ser feita desde os mais jovens até os idade mais avançada, diminuindo a possibilidade da doença surgir a níveis mínimos.

Modo de Uso

Beba um copo diário de água de arroz depois das refeições para garantir os efeitos. E lembre-se de se atentar a validade da bebida, de 4 dias, para que os nutrientes não sejam perdidos.

É um forte Diurético

O arroz, quando consumido regularmente, sobretudo sua casca, conta com propriedades diuréticas que ajudam inclusive na perda de peso. Este benefício se estende para a água de arroz, ela é capaz de realizar os mesmos efeitos com ainda mais eficiência, e além disso eliminar toxinas que afetam os processos gastrointestinais.

Modo de Uso

Para conseguir os efeitos de forma mais satisfatória, basta beber um copo de água de arroz após as refeições. E uma observação: Caso você não tenha acesso a água de coco para os efeitos mostrados acima, utilize como substituto a água de arroz.

Mantém os Cabelos Saudáveis

Além da pele, os cabelos são muito beneficiados pela água de coco. Suas vitaminas – B1, B2 e E – oferecem maior resistência e vitalidade aos fios, e caso esteja enfrentando a calvície, ela se torna uma grande aliada: a longo prazo, seus fios serão recuperados gradativamente.

Modo de Uso

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Para utilizar a água de arroz com este propósito, coloque parte da água já produzida em um borrifador e, com os cabelos limpos, borrife completamente nele, massageando logo em seguida por alguns minutos. Preferencialmente, faça isto após o banho e apenas 1 vez por semana.

Diminui os Níveis de Colesterol

Com tantos benefícios para o sistema digestivo, não é de se espantar que a água de arroz diminua os níveis de colesterol. Além de praticamente não possuir sódio, seus níveis de colesterol são nulos, já que a água não passa pelo cozimento do arroz para garantir seus efeitos.

Modo de Uso

Apenas mantenha o uso regular da água de arroz, bebendo meio copo após o almoço e o jantar, ou um copo após o almoço. Unindo aos efeitos diuréticos, você possui o maior aliado contra a perda de peso.

Fortalece o Intestino

Falamos dos benefícios da água de arroz para o estômago, mas até agora não dissemos o que ele oferece de bom para os intestinos. Além dos efeitos diuréticos, a água de arroz possui um nível rico de amido resistente, o que estimula a criação de bactérias úteis para as funções do intestino. Com um bom funcionamento, você evita problemas como diarreia, por exemplo.

Modo de Uso

Basta manter o uso regular da água de arroz, conforme sugerimos até aqui. Assim você terá um intestino e estômago resistentes e muito eficazes.

Quando bem utilizada, a água de arroz pode ser muito eficiente e benéfica em vários aspectos do organismo. Como o próprio arroz não é perdido neste processo, você pode ganhar benefícios extras em seu consumo além da água. Não deixe de beber água de arroz regularmente, você vai se surpreender.

Veja também: 3 Receitas de Inhame Para Ter uma Saúde de Ferro

Leave A Reply

Your email address will not be published.