Take a fresh look at your lifestyle.

10 Benefícios da Alcachofra Para a Sua Saúde

0

A maioria das pessoas gostam muito de alcachofra, o difícil mesmo é não gostar, afinal é uma planta muito versátil e saborosa. Tanto a própria flor como o extrato de sua folha, possuem benefícios inacreditáveis para a saúde, eles oferecem uma grande potência de nutrientes que você poderá adicionar a sua dieta.

Popularmente utilizada para fins nutricionais, a alcachofra, também é muito conhecida devido a seus benefícios associados ao fortalecimento do sistema imunológico. Além de reduzir o risco de câncer e de colesterol, também protege contra doenças, como o acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, diabetes, entre diversas outras coisas que ainda falaremos neste artigo.

A seguir apresentamos 10 benefícios que a alcachofra proporcionará para a sua saúde:

dicavida-alcachofra-1-min

 

Protege contra os radicais livres

Existe uma lista de fatores, tanto ambientais como de estilo de vida, que nosso corpo sofre diariamente, produzindo compostos conhecidos como radicais livres.

Esses radicais livres, quando não são devidamente controlados, causam a oxidação das células do corpo, e consequentemente resultam em graves danos celulares que prejudicam a capacidade do corpo de se proteger contra doenças e toxinas.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

As alcachofras possuem propriedades que acabam ou minimizam a oxidação, elas limpam e neutralizam não só os radicais livres como também outras toxinas ambientais antes mesmo de causarem algum dano ao corpo.

Reduz a pressão arterial

Não só a alcachofra, mas como também outros alimentos que são ricos em potássio, como bananas e batata doce, ajudam a equilibrar os eletrólitos no corpo.

Ao ingerir alimentos que possuem potássio e magnésio, como a alcachofra, você irá compensar de forma extremamente eficaz os efeitos prejudiciais do consumo excessivo de sódio, que aumenta a pressão arterial.

Para as pessoas que sofrem de retenção de líquidos, a alcachofra também é útil, pois ela provoca um leve efeito diurético capaz de ajudar a lançar o excesso de fluidos do corpo.

Fortifica os ossos

Por ser bastante rica em vitamina K, a alcachofra, desempenha um importante papel na fortificação e na saúde dos ossos. A planta também possui vitamina C, que contém propriedades importantes na formação de colágeno, que é essencial para a saúde da pele, ossos e tecidos conjuntivos.

O magnésio e o potássio contidos na planta também são relevantes, pois ajudam diretamente no aumento da absorção de cálcio.

Previne o câncer

O que muitos ainda não sabem, é que a alcachofra pode prevenir até mesmo a proliferação de células que levam ao câncer.

De acordo com alguns estudos, conseguiram constatar que a alcachofra possui em seu extrato, antioxidantes como a quercetina, rutina e o ácido gálico. Esses antioxidantes são capazes de estimular a apoptose, e assim diminuir a expansão de células cancerosas.

A alcachofra detém um grande número de antioxidantes, mas são seus fitonutrientes e os antioxidantes do tipo polifenol que ajudam a prevenir o câncer de mama, o câncer de próstata e até mesmo a leucemia.

Protege o fígado

O consumo de alcachofra e de seu extrato, são bastante recomendados, principalmente devido aos benefícios que proporcionam para a saúde do fígado. Alguns estudos indicam que a planta possui qualidades capazes de protegerem o fígado diminuindo os lipídios sanguíneos, como o colesterol.

Especialistas dizem que o efeito benéfico que a alcachofra proporciona ao fígado é relacionado com o aumento da produção de bílis. Esse fluido produzido pelo fígado ajuda na digestão de gorduras, além de absorverem as substâncias nutritivas ao passarem pelo intestino.

A alcachofra também possui fitonutrientes que possuem efeitos altamente positivos sobre o fígado, como a cinarina e a silymarin.

Beneficia o cérebro

A vitamina K, como já dissemos, faz parte das propriedades contidas na alcachofra. Esse tipo de vitamina também oferece uma proteção contra possíveis danos neurais e de degeneração.

Em suma, o uso da alcachofra pode evitar alguns tipos de deficiências cognitivas, como a demência e o Alzheimer. Altamente recomendado para pessoas que se encontram na terceira idade, em que esses tipos de problemas surgem com mais frequência.

Reduz os níveis de colesterol

O uso da alcachofra para combater o colesterol se mostrou ainda mais eficaz em comparação ao placebo após um estudo feito em 2001. Nesse estudo, metade de 143 pacientes que sofriam de níveis elevados de colesterol no sangue, foram tratados com o extrato da folha de alcachofra, enquanto a outra metade foi tratada com placebo.

O resultado foi impressionante, o uso da alcachofra durante o tempo de estudo reduziu o colesterol das pessoas em 20%, enquanto no grupo que foi tratado com placebo, ouve uma redução de apenas 8% no nível de colesterol no sangue.

Ajuda no sistema digestivo

O uso do extrato da folha de alcachofra também é uma comum recomendação médica para pessoas que estão sofrendo de indigestão e de dores de estômago.

A alcachofra oferece apoio digestivo devido seu nível de cinarina, que é um fitonutriente que já citamos neste artigo. A cinarina elevará a produção de bílis, função que ajudará a acelerar a movimentação dos alimentos e de resíduos por meio do intestino, e assim reduzirá a sensação de distensão abdominal.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Outro elemento que age em prol deste fator, é a inulina. Sendo um prebiótico e uma forte fonte de fibras, a inulina, pode aumentar a formação de probióticos (bactérias boas) no estômago. O extrato da folha de alcachofra também pode ser ideal para pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável, mais conhecido como dispepsia.

Regula a fibra dietética em seu organismo

Atualmente as pessoas consomem pouca fibra dietética por dia, isso pode ocasionar em sérios problemas de saúde, como o aumento de risco de doenças relacionadas ao intestino e até mesmo câncer de cólon.

O uso da alcachofra pode ajudar, caso esse seja o seu caso. Saiba que apenas 120g de alcachofra fornece um impressionante número de 10,3g de fibra dietética. Ao adicionar a alcachofra na sua dieta, você regulará o número de fibra dietética em seu organismo, além de manter a boa saúde digestiva.

Possui antioxidantes

Devido aos seus fitonutrientes, a alcachofra fornece ótimos e eficientes benefícios antioxidantes ao organismo. Um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos EUA em 2006, constatou que a alcachofra possui muito mais benefícios antioxidantes do que muitos outros alimentos famosos por isso, como chocolate escuro, mirtilo e o vinho tinto.

Antioxidantes como a rutina, antocianina, quercetina, entre outros, oferecem um alto número de vantagens a saúde. Podem prevenir o câncer e ainda oferecem apoio contra o risco de doenças cardíacas.

Saiba mais sobre a alcachofra no vídeo a seguir (17:46):

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.