Take a fresh look at your lifestyle.

10 Benefícios Incríveis da Banana para a Saúde

0

A banana é conhecida por trazer muitos benefícios. É uma rica em fontes de açúcar, hidratos de carbono, fibras dietéticas, minerais e vitaminas, as quais nos livram de muitas doenças ou outros males. Os benefícios da fruta são notáveis não apenas para a saúde e vigor físico, como também para a estética. É uma fruta versátil o bastante para você nunca deixar de fora em sua dieta.

É um bom momento para você tudo sobre ela, e saber como pode aproveitá-la ao máximo, e com mais de um propósito!

Características Nutricionais de banana

Uma porção de banana 126 gramas contém 110 calorias, 30 gramas de carboidratos e 1 grama de proteína. As bananas são naturalmente isentas de gordura, colesterol e sódio.
Uma banana contém:

  • Vitamina B6 – 0,5 mg
  • Mangânes – 0,3 mg
  • Vitamina C – 9 mg
  • Potássio – 540 mg
  • Fibra Dietética – 3 g
  • Proteína – 1 g
  • Magnésio – 34 mg
  • Folato – 25,0 mcg
  • Riboflavina – 0,1 mg
  • Niacina – 0,8 mg
  • Vitamina A – 81 UI
  • Ferro – 0,3 mg

A ingestão recomendada de potássio diária para adultos é de 4.700 miligramas.

As espécies de Banana mais conhecidas

tipos de banana dicavida


Existem muitas espécies de banana não apenas no Brasil, como no mundo inteiro. E ao contrário do que muita gente pensa, existem diversas utilidades para cada tipo, tanto na culinária como na estética e outros usos. Saber essas diferenças pode lhe poupar tempo, dinheiro e esforço na hora de utilizá-la no seu dia a dia.

No Brasil, temos as seguintes espécies de bananas, mais comumente encontradas em supermercados e feiras de semana.

1) Banana-maçã

Tem 100 calorias a cada 100 gramas. Tem esse nome por, além de ser bem pequena, quase do tamanho da banana-nanica, por ter um sabor bem adocicado, similar ao de uma maçã.É recomendado para bebês e idosos, pois, a digestão é mais fácil. É ótima para comer naturalmente e fazer purês, e também para manter uma boa dieta, já que está bem concentrada com nutrientes.

2) Banana-nanica

É o tipo mais popular, ela tem 87 calorias a cada 100 gramas. Ao contrário do que se pode pensar, ela recebe esse nome não apenas pelo seu tamanho, que na verdade é bem próximo da banana-maçã, mas devido a sua bananeira, bem pequena.
É o tipo mais comum na Ásia, e produz uma quantidade bem expressiva de frutos. É ótima para fazer bolos, como laxante, e a mais concentrada em potássio, sendo perfeita para atletas.

3) Banana-ouro

Essa é a menor banana presente no Brasil, e também a com maior quantidade de calorias: 158 calorias em cada 100 gramas. Portanto, seu uso não é o mais recomendado para dietas e emagrecimento como um todo. Contudo, para quem precisa controlar os níveis de pressão alta, bem como outros problemas de coração e nos rins, é a mais recomendada. Além de possuir um índice baixíssimo de gordura e sódio, também é muito concentrada em potássio.

4) Banana-prata

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Ela tem 89 calorias a cada 100 gramas. Seu uso na culinária é bem interessante em churrascos ou mesmo para frituras, em que pode ser colocada ainda com casca. Pelo seu teor calórico, é uma excelente opção para adicionar na dieta para o emagrecimento, e principalmente para atividades físicas, já que possui uma ótima quantidade de potássio e outras vitaminas. Também é muito saborosas para fazer doces e bolos em geral.

5) Banana-da-terra

Contém 122 calorias a cada 100 gramas. É o tipo de banana que contém mais vitaminas dos tipos, A e C. Se você gostou da ideia de assar na churrasqueira ou fritá-la, a banana-da-terra é uma escolha ainda mais viável e saborosa. Também é ótima para comer depois do almoço ou antes de um período mais longo de atividades físicas, não apenas por seus níveis elevados de Potássio, como de Vitamina C e Vitamina A.

Propriedades da Banana

Além de suas características energéticas e fibrais, a banana também é muito conhecida por suas propriedades medicinais. Estas três características estão presentes em todos os tipos de bananas, com a quantidade de nutrientes variando entre si. Basicamente, as bananas englobam as seguintes propriedades:

Antioxidantes

Ajudam a proteger as células saudáveis do organismo contra o efeito oxidável dos radicais livres. Estes são moléculas altamente instáveis, que para conseguir seu equilíbrio, entram em contato com proteínas, lipídios e DNA.

Apesar de importantes para regular o crescimento e o acúmulo destas partes do organismo, seu excesso pode causar problemas crônicos como obesidade, distúrbios glicêmicos e de pressão arterial, e câncer.
Os antioxidantes ajudam a regular as atividades dos radicais livres, tirando o seu excesso e causando o equilíbrio entre ambos. A banana, em específico, possui níveis relevantes de Vitamina C e Riboflavina, responsáveis tanto pela proteção de doenças respiratórias, regular as atividades glicêmicas, e retardar o envelhecimento da pele.

Hipoglicemiantes

A banana em si não possui esses recursos, porém seu extrato, quando bem preparado, também traz outras propriedades muito importantes para quem precisa cuidar dos quadros de diabetes do tipo 1. Um alimento hipoglicemiante ajuda na redução dos níveis de açúcar no organismo, o que é de grande ajuda para quem passa por tal quadro.

A fruta, apesar de não conter diretamente esses agentes hipoglicemiantes, não deixa de ser uma excelente ferramenta para combater o quadro de diabetes. A fruta, ainda verde, pode ser usada na forma de biomassa graças aos amidos presentes em sua composição. que por não reagirem com a água presente no sangue, não aumentam os níveis de açúcar no sangue.

Além da fruta em si, as outras partes da banana, da flor a folha até o “coração” da bananeira, tem suas funções medicinais e muito benéficas ao organismo. Para quem busca outras alternativas além da própria fruta para colher seus benefícios, temos algumas boas aplicações. Veja em maiores detalhes a seguir.

Flor de Bananeira

É uma das fontes mais ricas de antioxidantes, vitamina A e fibras. Pode ser degustada crua, ou em conjunto a saladas, mas é no estado cru que seus benefícios são melhor aproveitados. Para mulheres e gestantes, a flor é ainda mais benéfica, pois potencializa a lactação, e torna os ciclos menstruais menos dolorosos, com a produção de progesterona sendo estimulada.

Folha de Bananeira

Comumente, ela é usada para envolver carnes de peixes e aves que vão para a brasa, além de serem parte na produção de alguns alimentos populares no Brasil, como a pamonha e o curau, por exemplo. Porém, mais do que uma embalagem ou guarnição de pratos, a folha de bananeira, quando utilizada como erva, também possui uma série de benefícios.

Aqui, suas propriedades adstringentes protegem o estômago e o sistema gastrointestinal como um todo, e seus antioxidantes aceleram o processo de cicatrização, o que dá seus ares de antiinflamatórios também.

A melhor forma de usar suas folhas são em processos de infusão, ou também como saladas, desde que sejam bem lavadas.

Curiosidades sobre a banana

Essas são as bananas mais conhecidas no Brasil, e consumidas de formas distintas em cada região desse país enorme. Mas sabemos que essa fruta é consumida em todo mundo, e como tal, possui maneiras únicas e até bem curiosas de serem consumidas. Para te inspirar um pouco, que tal ver algumas curiosidades interessantes sobre as bananas?

  • A banana já existia em terras brasileiras muito antes da chegada de Cabral. Os indígenas as chamavam de Pacovas, e em alguns lugares da região Norte ela é chamada assim até hoje.
  • Cerca de 50% do nosso DNA é compartilhado com as bananas. Isso quer dizer que muitas características presentes na banana podem ser encontradas em nosso código genético.
  • Bananas são uma das frutas mais compradas em supermercados no Brasil e nos Estados Unidos.
  • Para ter uma “overdose de potássio”, você precisaria comer ao menos 480 bananas de uma vez. Se for uma das espécies mencionadas acima, com alta concentração de potássio, pode ser que precise menos. Mas você não vai querer algo do tipo, não é?
  • As bananas amarelas são as mais recentes na história mundial. Derivadas de uma espécie criada ainda no século XIX, elas originalmente eram verdes e vermelhas. As duas últimas ainda são encontradas, porém em uma frequência menor nos grandes centros.
  • O risco de escorregar em uma casca de banana é bem real! Já foram registrados diversos casos de acidentes graves envolvendo essa parte da banana. Na Grã-Bretanha, foram mais de 300 por escorregões na casca.
  • 75% das bananas são compostas de água. Por isso são uma das fontes mais excelentes de repor energia, e também um dos motivos para nosso DNA ser tão parecido com o deles.
  • Existem um Museu da Banana! Ele fica na Califórnia, EUA, e conta com um verdadeiro inventário com itens curiosos, publicitários, e claro, uma quantidade bem variada de espécies.
  • Bananeiras possuem as plantas herbáceas mais altas do mundo. Algumas de suas espécies podem chegar até 6 metros de altura, e são ótimas para compor agroflorestas devido não apenas a sua produtivas, mas pela contribuição que podem oferecer às florestas.
  • Caso queira uma banana mais doce, basta deixá-la madurar um pouco mais que o de costume. O amido presente na fruta se transforma em açúcar depois de madura, o que é ótimo para receitas de doces.
  • Existem mais de 300 espécies de bananas espalhadas pelo mundo. Por isso nos resumimos apenas as mais consumidas aqui no Brasil. O que está esperando para provar?

Veja abaixo os 10 benefícios da banana para a sua saúde:

banana fatiada dicavida

Legal saber que as bananas são uma das frutas mais variadas e apreciadas em vários cantos do mundo, não é? E não é sem motivo: com tantos benefícios para vários segmentos, ela é essencial na dieta e no dia a dia de muitas pessoas.

Vamos separar esses benefícios em dois grandes grupos, a começar, obviamente, pelas vantagens que ele oferece para a saúde!

Ajuda no alívio dos sintomas da anemia:

O alto teor de ferro encontrado na fruta ajuda a aumentar e a estimular a hemoglobina no sangue, assim, aliviando os sintomas de anemia. Basta adicioná-la como uma opção de sobremesa após o almoço, ou ainda como uma opção de alimento no café.

Outra alternativa interessante é no lanche da tarde. Associe com outras ótimas fontes de ferro, como o melado de cana ou ainda uma fruta cítrica, e você terá um ótimo reforço na alimentação contra a anemia.

Alivia a azia

As bananas proporcionam um efeito antiácido natural, o que ajuda a mandar embora os sintomas de azia e proporciona um efeito mais calmo. Como a bananas é considerada um alimento semi-ácido, ela é ótima para regular os níveis de PH no estômago. Aqui, é interessante escolher espécies com menos calorias, para não pesar no estômago, e não combinar com opções cítricas. Nestes casos, é mais interessante comer com maçãs ou pêras.

Ajuda na digestão

Um dos benefícios da banana é a quantidade de fibras dietéticas. Elas ajudam, principalmente,na ligação e acumulação dos alimentos, o que não só facilita a digestão, como promove a sensação de saciedade.
Com o consumo constante da fruta, ela pode regular suas atividades estomacais sem problemas. É interessante consumi-la, para esses casos, após o almoço, ou como café da manhã, combinado a cereais e outras fontes de fibras.

Ajuda a largar o vício do cigarro

Quando uma pessoa quer parar de fumar, o corpo não se acostuma de imediato aos baixos níveis de nicotina. Para tanto, além de toda a disciplina necessária para acabar com o vício, é uma boa ideia buscar alimentos e opções práticas para diminuir a sensação de abstinência provocada pela falta do cigarro.

Mais Sobre Este Assunto

10 Benefícios Incríveis da Banana para a Saúde

Na banana, encontra-se dois tipos de vitamina, a B6 e B12, as quais ajudam na adaptação do corpo e na redução do sintomas de abstinência. Para potencializar ainda mais o uso da fruta, utilize a banana como um alimento pré-treino, ou pós-treino, para expulsar a necessidade de nicotina no corpo.

Combate a perda de visão

A banana, quando consumida diariamente, pode ajudar a melhorar e proteger seus olhos! A fruta possui bons níveis de alfa e beta-caroteno, e vitamina A, os quais ajudam na proteção da retina do olho.

Combine com outras frutas com uma boa incidência de beta-caroteno, como o morango ou mamão, e você terá uma visão incrível. Considere uma salada de frutas que tenha como base a banana, o morango e o mamão para comer com uma relativa frequência.

Melhora o humor

Quando você estiver mal humorado, coma uma banana. Há uma proteína chamada aminoácido triptofano que é convertido em serotonina, e este ajuda a melhorar o humor. A serotonina deixa o corpo relaxado, assim aliviando o stress.

Se você tem tempo para um cafezinho, não esqueça de comer um banana para levantar o ânimo no lugar do café. E para potencializar os efeitos desse consumo, combine o lanchinho com atividades relaxantes, como uma caminhada ou apenas ficando um tempinho generoso no sol.

Fonte de energia instantânea

A combinação de vitaminas, minerais e carboidratos com baixo índice glicêmico fazem da banana uma das frutas mais demandadas pelos atletas.

Um estudo comprovou que ciclistas que comem metade de uma banana a cada 15 minutos durante 3 horas de competição mantiveram os mesmos níveis de energia dos que tomavam bebidas isotônicas.

Ainda mais, a fruta é rica em potássio que protege contra cãibras e diminuição da massa óssea.
Para aproveitar o melhor das bananas para atividades físicas, além de escolher uma espécie com menos calorias, como as mostradas lá no começo, o ideal é comê-las ao menos 30 minutos antes das atividades físicas, ou logo depois, para aproveitar os efeitos benéficos da fruta.

Fortalece os ossos

Como mencionamos antes, a banana é uma ótima forma de atrasar a perda de densidade óssea. Isso porque ela contém frutooligossacarídeos, no qual ajudam a absorver nutrientes, como Cálcio e Magnésio. Assim, tornando benéfico na saúde do ossos.

Além disso, a rica fonte de potássio ajuda a dar mais resistência aos ossos, o que por consequência aumenta a resistência física e a estrutura muscular do organismo. O potássio também ajuda a proteger o corpo dos seus efeitos ácidos, o que explica, por exemplo, a prevenção contra cãibras nos exercícios físicos.

Reduz a pressão arterial

O potássio encontrado na fruta ainda possui outro benefício muito importante para quem a consome, o de reduzir a pressão arterial. Isso porque o potássio ajuda a liberar os níveis de sódio no organismo, expelidos pela urina. A médio prazo, seus efeitos ajudam a controlar a saúde como um todo.

Contudo, não se esqueça de diminuir alimentos com excesso de sódio, bem como não salgar demais a comida. A falta de cuidado nesta parte traz muitos problemas ao corpo, mesmo com um consumo frequente da banana e de outros alimentos similares.

Reduz o risco de cancro nos rins

Graças às propriedades antioxidantes presentes na banana, seus efeitos podem prevenir ou mesmo acabar com os riscos de cancro nos rins. Seu consumo pode ser combinado com outros alimentos ricos em efeitos antioxidantes como cenoura e beterraba.

Para tanto, seu consumo deve ser o mais frequente possível, entre 4 a 6 vezes por semana. Combine a um bom consumo de água, e sua proteção estará garantida.

Os benefícios da banana na Estética

DIY máscara de banana dicavida

Você aproveitou a banana de várias formas para uma saúde incrível e cuidadosa, não é? Então que tal ver como ela pode ajudar na sua beleza? Dê uma olhada nesses outros benefícios a seguir.

Hidratante natural

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

A banana contém vitamina A, o que ajuda a restaurar a pele. Para hidratar, amasse uma banana madura e aplique no rosto, evitando o contato com os olhos. Deixe de 20 a 25 minutos e depois lave com água morna. O efeito é deixar uma pele macia e suave.

Máscara para acne

Corte a casca e pressione por 5 minutos onde tem acne, depois limpe a pele envolta com água morna, mas deixe a banana dessecar. Repita esse procedimento umas 3 vezes por dia e logo verá o resultado.

Máscara para cabelos secos

Assim como no rosto, a banana possui propriedades restauradoras que podem ajudar e muito o cabelo seco. Misture três colheres de mel com uma banana madura e aplique no cabelo, enquanto estiver molhado. Deixe a máscara de 15 a 20 minutos e após lave o cabelo como de costume, e veja o resultado.

Hidratante para os pés

Como já mencionado a banana é um hidratante natural ideal para manter os pés sempre macios. Quase todas as pessoas sofrem com ressecamento e rachadura no calcanhar devido ao esforço e atrito causados pelo uso de calçados entre outros fatores. Com essa simples máscara você ficará livre desse incômodo.
Com a ajuda de uma colher amasse duas bananas até formar uma poupa. Após a lavagem e higienização dos pés aplique a máscara e utilize um pano ou saquinho para evitar que se suje. Passado 10 minutos lave os pés.

Suaviza olheiras

Para quem sofre com as temidas olheiras, a banana tem sido um milagre de beleza instantâneo. A máscara é prática e rápida, você precisa apenas da metade de uma banana amassada. Poderá deixar a banana na geladeira alguns minutos antes de aplicar nas olheiras. Deixe agir por 20 minutos. Para finalizar lave com água abundante. Notará que o inchaço diminuindo instantaneamente.

Receitas com bananas

banana caramelizada dicavida

Que a fruta possui uma diversidade no consumo todo mundo sabe, ela pode ser comida madura, verde, cozida, assada e em forma de fruta. Ela ainda pode ser usada em receitas simples e em pratos mais elaborados. A partir de agora veja receitas deliciosas e fáceis com banana.

A) Banana Caramelizada

Ingredientes:

  • 4 colheres de açúcar
  • Canela em pó
  • 4 bananas maduras
  • 8 ml de água

Modo de Preparo:

Misture a água, a canela e o açúcar em uma panela. Espere ferver até formar uma cauda meio consistente. Depois acrescente as bananas e está pronta a receita.

B) Doce de Banana

Ingredientes:

  • 12 bananas
  • 10 colheres de açúcar
  • Canela a gosto
  • Água

Modo de Preparo:

Coloque a água – o suficiente para não grudar na panela-, o açúcar e a banana e deixe cozinhar até que a banana fique escura. Acrescente a canela que dará um sabor especial.

C) Torta de Banana

Ingredientes:

  • 150 ml de leite
  • 6 bananas
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • Meia colher de fermento
  • 3 colheres de manteiga

Modo de preparo:

  • Em uma vasilha misture o açúcar, a farinha de trigo, o ovo, a manteiga, o fermento e o leite até que se forme uma massa cremosa.
  • Corte a banana, coloque em uma forma e despeje a massa por cima até cobrir toda a banana.
  • Os especialistas dizem que o ideal é consumir 2 bananas por dia. Na hora de escolher a banana no mercado procure por aquelas que não estejam muito verdes e nem muito maduras.

Existem outras tantas formas de fazer e aproveitar a banana para a saúde e para sua beleza, o que demos aqui foi uma breve introdução para atiçar sua curiosidade e buscar outras tantas referências. Não deixe de incluí-la sem seu cardápio diário, e até a próxima!

Leave A Reply

Your email address will not be published.