Take a fresh look at your lifestyle.

Benefícios da Couve

0

A couve, além de ser saborosa e com variadas formas de preparo, é um dos principais alimentos fornecedores de uma rica diversidade nutritiva, sendo assim indispensável para a saúde e um melhor funcionamento dos órgãos, como por exemplo, um copo de suco de couve contem 14% de cálcio, 659% de vitamina A e mais de 900% de vitamina K, substancias necessárias para o seu organismo.

Atualmente, a couve pode ser encontrada de muitas formas, há vários tipos como couve verde, couve chinesa, couve roxa, couve de Bruxelas e couve lombarda, é um importante alimento presente no cotidiano de muitas pessoas.

Confira os Principais Benefícios da Couve para a Saúde

dicavida_couve

Acelera o emagrecimento

Como um carboidrato inteligente, uma xícara de couve cozida possui somente 33 calorias, sendo uma rica fonte de fibras e pobre em gordura, ela ajuda de forma eficaz o transito intestinal, contribuindo para seu bom funcionamento, e também ajuda a evitar dores e inchaços abdominais eliminando os gases. Ainda mais, o alimento possui propriedades capazes de promover o combate ao acúmulo de gordura, que pode ser a porta de entrada para diversos tipos de doenças.

Aumenta a capacidade do cérebro

Nosso sistema nervoso muitas vezes é altamente prejudicado pelos intensos níveis de stress que sentimos ao longo de um cotidiano agitado, e uma das formas para restaurar nosso cérebro é o consumo de vegetais.

A couve roxa, fonte de grande quantidade de vitamina K e antocianinas, é um alimento que ajuda a função mental e a concentração, alem de ajudar na prevenção de danificações nos nervos, contribuindo para a defesa contra doenças como o Alzheimer.

Auxilia nos cuidados com a pele

A couve contem um alto nível de enxofre, que é essencial a queratina, substancia proteica que revitaliza e fortalece a saúde do cabelo, das unhas e da pele. Sendo considerada o mineral da beleza, ajuda a secar a pele oleosa e a combater a acne.

Controla a pressão alta

A couve ajuda a alargar os vasos sanguíneos com o alto teor de potássio (vitamina K), o que facilita o fluxo de sangue, evitando assim o aumento da pressão arterial. Lembrando que, o controle da pressão arterial é fundamental, pois evita uma série de doenças que atingem principalmente o sistema cardiovascular, como o AVC.

Elimina as toxinas

O suco de couve é muito eficaz para limpar o organismo ou constituir uma dieta, pois o alto teor de vitamina C e enxofre que o vegetal possui ajuda na eliminação de toxinas do nosso organismo, como radicais livres e acido úrico, que geralmente causam a artrite, doenças de pele, gota e reumatismo. Outras propriedades que contribuem com sua ação desintoxicante, são os fitoquímicos e glicosinolatos.

Ajuda na prevenção ao câncer

Um estudo com mulheres constatou a redução do câncer que atinge a mama quando estas passaram a consumir diariamente vegetais, sendo um deles, a couve. A couve contribui para o estímulo da atividade enzimática e inibe o desenvolvimento de tumores que podem ser cancerígenos.

Alivia a enxaqueca

Obtenha 2  folhas de couve, triture, envolva-as em um pano quente e segure sobre a área dolorida da cabeça, em caso de dores de cabeça crônicas beba entre 25 a 50 ml de suco de couve por dia. A compressa e o suco podem ajudar a aliviar a dor de cabeça e também a amenizar dores musculares.

Cura a ressaca

Tome um suco de couve com um limão para curar os excessos de uma noite tão agitada. Até na antiga Roma era muito usada a couve para curar os efeitos de tanto consumo de álcool. Além disso, o magnésio presente no alimento, contribui para o relaxamento muscular e auxilia no bom funcionamento dos neurotransmissores.

Funciona como anti-inflamatório e regula o nível de açúcar no sangue

A couve roxa, diferente da beterraba, não contem açúcar e nem glicose e frutose, ela possui pigmentos vermelhos naturais que tem potentes propriedades anti-inflamatórias, alem de reduzirem os níveis de açúcar no sangue e proporcionarem o aumento da produção de insulina.

A função anti-inflamatória contribui também para casos de gastrite, já que o suco pode ajudar a amenizar os sintomas como a dor e os processos inflamatórios que surgem com esta condição, que pode ser realmente desconfortável.

Ajuda na prevenção da anemia

O suco de couve é uma grande fonte de ferro e clorofila, que ajuda no aumento de células vermelhas, que são as hemácias, responsáveis por transportar o oxigênio para todas as outras células. Um copo de suco de couve possui muito mais ferro do que um bife. Além disso, ao consumir durante as refeições, este alimento também promove os benefícios citados por suas propriedades nutritivas!

Existem Malefícios no Consumo da Couve?

Assim como o consumo de outros alimentos, quando consumida em excesso, a couve pode resultar em malefícios para o organismo, principalmente para o sistema digestivo. Isso porque quando fibras são consumidas em excesso sem a hidratação correta, há mais dificuldades para evacuar, por causa da prisão de ventre que pode surgir. Além disso, é fundamental lavar bem a couve e evitar exageros, para que dessa forma, seja possível usufruir de seus benefícios sem prejudicar sua saúde.

Receitas Deliciosas para preparar com Couve

dicavida_couve_2

 

Não sabe ainda como aproveitar os benefícios da couve que foram citados anteriormente? Confira algumas receitas deliciosas para incluir esse poderoso alimento no seu cardápio, são diferentes tipos de pratos e bebidas, tais como:

Peixe na Folha de Couve

Ingredientes

  • Sal a gosto
  • 6 colheres (chá) de manteiga
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 6 folhas de couve
  • 1 ramo de alecrim
  • 6 filés de peixe

Como preparar?

Use o sal, pimenta-do-reino e o alecrim para temperar os 6 filés de peixe, devem ficar em descanso em torno de 10 minutos. Use 1 das colheres de manteiga por cima de cada uma das folhas de couve. Enrole um filé em cada folha. Em uma assadeira, coloque os rolos com a emenda da couve para baixo. Deixe assar em um forno preaquecido por cerca de 20 minutos na temperatura média (190°). Basta servir.

Arroz com couve

Ingredientes

  • 4 xícaras de água
  • Sal a gosto
  • 2 xícaras de arroz
  • 1 cebola cortada
  • 2 dentes de alho triturados
  • Salsinha picada a gosto
  • 1 maço de couve picado bem fino
  • Óleo ou azeite

Como preparar?

Use azeite ou óleo para refogar o alho e a cebola picada. Depois, acrescente a couve e o arroz. Não se esqueça de mexer bem. Adicione a quantidade de sal que preferir e as xícaras de água. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi-tampada. Ao perceber que está quase seco, adicione a salsinha e misture. Tampe a panela e deixe que o restante da água seque.

Suco de limão e couve

Ingredientes

  • 2 copos (200 ml) de água de coco ou água
  • 2 folhas de couve
  • 1 maçã
  • Folhas de hortelã a gosto
  • 4 rodelas de gengibre
  • Sumo de 2 limões

Como preparar?

O modo de preparo consiste em bater os ingredientes no liquidificador e servir. Caso queira beber e aproveitar ainda mais os nutrientes, até mesmo como um suco detox, não é recomendado coar e adoçar.

Mousse de couve

Ingredientes

  • Pimenta-do-reino branca a gosto
  • Sal a gosto
  • 4 claras de ovo
  • Molho inglês a gosto
  • 1 gelatina em pó sem sabor
  • 1 xícara de chá de creme de leite fresco
  • 1/2 maço de couve cortada bem fina

Como preparar?

Use água fervente para escaldar a couve rapidamente. Enquanto deixa a couve reservada, hidrata a gelatina e bata o creme de leite até chegar ao ponto de chantilly. Posteriormente, misture o sal, pimenta-do-reino e o molho inglês a gosto. Acrescente cautelosamente a couve, as claras batidas e a gelatina. Por fim, basta colocar em formas e levar à geladeira por cerca de 6 horas. O ideal é servir como acompanhamento de carnes, peixes, entre outros pratos.

Creme de feijão com alho-poró e couve

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de sal refinado
  • 2 folhas de louro
  • 4 colheres (sobremesa) de alho-poró
  • 1/2 colher (sobremesa) de margarina light
  • 2 colheres (sopa) de requeijão light
  • 2 pratos de sobremesa de couve
  • 4 conchas de feijão carioca cozido
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho pequeno

Como preparar?

Use a margarina para refogar o alho, louro, cebola e o sal em uma panela, de preferência antiaderente. Adicione o feijão cozido com o caldo, deixe em fogo baixo em torno de 5 minutos. Neste ponto, retire as folhas de louro e coloque a mistura no liquidificador, juntamente com o requeijão. Volte para a panela, coloque sal a gosto e coloque o alho-poró e a couve no creme. Apenas 2 minutos no fogo é o suficiente, sirva como preferir.

Reserva para sucos

Existe uma forma simples de deixar a preparação dos sucos que contenham couve mais rápida e prática. Há como preservar por mais tempo a couve na geladeira, mais precisamente, no freezer, como uma “polpa”. Para isso, basta bater no liquidificador ou no processador, o maço inteiro da folha, incluindo o talo, orgânica e lavada corretamente. Coloque um pouco de água e deixe até o ponto em que a mistura esteja grossa e homogênea. É importante estar bem batido, para que não sobre grandes pedaços.

Coe e use formas para colocar a mistura no freezer, pode ser em formas de gelo para facilitar o manuseio e o uso posterior das pedras para o preparo das bebidas. Depois de congelar, para a melhor proteção, é possível aplicar filme plástico na forma. Dependendo da quantidade que for fazer de suco, dois cubos podem ser suficientes, mas fica a sua preferência.

Enquanto ao preparo da bebida, é possível misturar com o que desejar, por exemplo, com maracujá, laranja, melão, maçã, entre outras diversas opções nutritivas, que podem deixar a bebida não apenas deliciosa, como também mais saudável, principalmente se optar por consumir da forma mais pura o possível!

Veja o que a nutricionista diz sobre os benefícios da couve (5:16)

Leave A Reply

Your email address will not be published.