Take a fresh look at your lifestyle.

Benefícios da Cúrcuma

0

Cúrcuma ou açafrão-da-terra, também conhecido como açafrão-da-Índia, açafroa, cúrcuma longa, gengibre amarelo, raiz de sol e turmérico. É uma planta herbácea da família do gengibre e originaria da Ásia.

Esta planta é conhecida há mais de 2.500 anos na Índia, onde foi utilizada como corante pela primeira vez. É muito útil como tempero e também há muitos benefícios que podem ser útil para a saúde.

Veja os Benefícios do Cúrcuma (Açafrão da Terra) para a Saúde

dicavida curcuma 01

 

Ajuda a aliviar articulações inflamadas e dores artríticas:

Em 2012, uma pesquisa foi feita pelo Centro Médico Nirmala, Índia ao descobrir o componente curcumina, falaram que pode ser bem mais eficaz do que o próprio remédio para artrite. A curcumina atinge a causa da doença, o inflamatório e ao invés de apenas “fingir” o combate dos sintomas, ela age para eles sumirem.

Ela também pode ser útil para efeitos secundários como náuseas ao sangramento, que pode ser comum. A curcumina supri pelo menos cinco fatores dentro do corpo humano que ajuda a inflamação e o dano articular.

Ajuda na digestão:

Há vários sintomas que podem prejudicar o estômago, como flatulência, gases, náuseas, problemas digestivos e entre outros. A cúrcuma estimula produção de bílis no fígado, o que melhora na hora da digestão. Também pode ser indicado que pode reduzir sintomas de gás e inchaço para pessoas susceptíveis a indigestão.

Alivia eczema e coceira:

Um estudo foi publicado pela revista de Arquivos de Plantas, descobrindo que a cúrcuma (açafrão da terra) pode dar um alívio imenso às afecções da pele devido a sua ação anti-inflamatória e anti-bacteriana. A curcumina é um componente ativo que pode ser aplicado nas regiões irritadas, assim reduzindo-as.

Combate a depressão e ajuda a melhorar a saúde cognitiva:

A curcumina tem capacidade de provocar o crescimento de células novas na região do cérebro, o que torna um potencial de maior tratamento e a medida preventiva contra a depressão. A curcumina também pode ajudar a modular a liberação de certos neurotransmissores no cérebro. A dopamina é um deles e está associada com os sistemas de recreio e recompensa do cérebro, o que conduzem a sensações de prazer e motivação.

Mais Sobre Este Assunto

Contém substâncias anti-cancerígenas:

Um estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer de Jiangsu, na China. Foi encontrado um componente ativo chamado curcumina que é da Cúrcuma, que foi responsável por resultados favoráveis em que o câncer é revertido.

Fortes qualidades antioxidantes:

A curcumina, por ser rica em antioxidantes, pode expulsar os radicais livres do corpo. Acrescentando a cúrcuma na dieta pode tornar um meio fácil e muito eficaz para curar ou prevenir doenças.

Desintoxica o fígado:

Diariamente, dezenas de toxinas entram no nosso corpo deixando nosso organismo lutando com cada uma para eliminá-las. O fígado é um dos principais sistemas de desintoxicação e muitas das toxinas, o atacam. A curcumina quando ingerida estimula o aumento de enzimas no fígado, no qual auxiliam no processo de desintoxicação. Assim, impedindo que as toxinas se acumulem e gere complicações a saúde.

Previne o diabete tipo 2:

Um estudo foi publicado no Jornal Diabetes e concluiu que a curcumina pode ajudar na prevenção de pessoas que estavam pré-diabéticos, com probabilidades de se tornarem diabéticos. Nove meses depois, 16,4% que foram diagnosticados com diabetes tipo 2, e ingeriram a curcumina o que melhorou a função global de células únicas dentro do pâncreas responsáveis pela produção, armazenamento e libertação de insulina. Já os que foram diagnosticado com a doença e não ingeriu a curcumina, continuou o desenvolvimento da doença.

Tratamento potencial para a doença de Alzheimer:

A inflamação crônica das células nervosas é um dos fatores que contribuem para a doença de Alzheimer. A curcumina pode inibir algumas enzimas e substâncias químicas que causam inflamações, problemática inferior. A acumulação de proteínas formam a placa dentro do cérebro e impossibilita as vias de comunicação dentro do cérebro. Ingerindo a curcumina a absorção e ingestão de placas funciona com mais eficiência.

Funciona como cicatrizante

A cúrcuma contém propriedades antissépticos e antibacterianas que funciona como agente desinfectante. Em caso de queimadura ou corte, espalhe o pó de cúrcuma na região afetada. Cúrcuma também ajuda a cicatrizar melhor e pode ser usado para tratar psoriase ou outras inchações de pele.

Veja mais sobre a Cúrcuma neste vídeo super interessante (13:15):

Leave A Reply

Your email address will not be published.