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Benefícios da Maçã para a Saúde

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As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Europa e Ásia. Foi trazida para o continente americano pelos colonizadores europeus. Cada 100 gramas de maçã possui cerca de 55 calorias 1,5 gramas de fibras, o que traz diversos benefícios à saúde.

Conheça os benefícios da maçã para a saúde

 

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Melhora a saúde do coração

As maçãs são uma fonte rica de fitonutrientes conhecidos como quercetina, catequina, floridzina e ácidos clorogénicos que ajudam a proteger o sistema cardiovascular dos danos oxidativos. A oxidação está envolvido na formação de placas que conduzem a diferentes tipos de doenças do coração.

A pectina presente em maçãs também ajuda a diminuir o níveis de colesterol mau e impedem o bloqueio e a solidificação das paredes das artérias, o que reduz o fluxo sanguíneo para o coração.

Pesquisadores da Universidade de Califórnia descobriram que comer duas maçãs ou beber 12 onças de sumo de maçã por dia está associada a um menor risco de morte por doença cardíaca.

Previne câncer

Sendo uma fonte rica em antioxidantes e outros fitoquímicos, as maçãs ajudam a proteger as células dos danos causados por oxidação, e que podem induzir ao câncer. As maçãs são particularmente benéficas na prevenção do câncer no cólon, da mama, do fígado e de pulmão.

Os flavonóides presentes na fruta agem como antioxidantes ajudando no combate aos radicais livres – que podem tornar o organismo mais exposto à doenças. Além disso, acredita-se que esses e alguns outros fitonutrientes presentes na maçã, contribuem também na prevenção do câncer de próstata.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Vários estudos feitos pelo Instituto Americano para Pesquisa do Câncer descobriram que comer regularmente maçãs pode reduzir o crescimento de tumores de câncer de mama em 17%. Além disso, ajuda a manter o trato digestivo mais saudável.

Melhora a saúde do coração

As maçãs são uma fonte rica de fitonutrientes conhecidos como quercetina, catequina, floridzina e ácidos clorogénicos que ajudam a proteger o sistema cardiovascular dos danos oxidativos. A oxidação está envolvido na formação de placas que conduzem a diferentes tipos de doenças do coração.

A pectina presente em maçãs também ajuda a diminuir o níveis de colesterol mau e impedem o bloqueio e a solidificação das paredes das artérias, o que reduz o fluxo sanguíneo para o coração.

Pesquisadores da Universidade de Califórnia descobriram que comer duas maçãs ou beber 12 onças de sumo de maçã por dia está associada a um menor risco de morte por doença cardíaca.

Controla a diabetes

Maçãs também podem reduzir o risco de diabetes. Um estudo envolvendo 187,382 pessoas descobriu que as pessoas que comiam três maçãs por semana tinham um risco 7% menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que não o comiam.

Os polifenóis das maçãs influenciam o processo de digestão e absorção de hidratos de carbono e este, por sua vez, melhora a regulação do açúcar no sangue.

Além disso, as maçãs diminuem a absorção de glicose no trato digestivo, estimulam o pâncreas a produzir mais insulina e aumentam o fluxo de açúcar da corrente sanguínea para as células do corpo. Todos estes elementos funcionam em conjunto para reduzir o risco de diabetes, bem como gerir a doença.

Ajuda a perder peso

De acordo com um estudo brasileiro, as mulheres que comiam três ou mais maçãs por dia perderam mais peso em comparação com aquelas que não o comiam. Manter um peso saudável também reduz o risco de problemas cardíacos, derrames, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e muitos outros problemas de saúde.

As maçãs são uma rica fonte de fibra e têm baixas calorias, então elas são de grande ajuda para manter seu peso sob controle. Quando você come alimentos ricos em fibras, o estômago fica satisfeito, o que ajuda a evitar excessos.

Além disso, a pectina presente em maçãs ajuda a perda de peso. Pectina normalmente requer mais mastigação e faz você se sentir completo. Além disso, quando a pectina dissolve-se no estômago, forma-se uma substância do tipo gel que retém o colesterol da dieta e gordura, limitando assim a quantidade de gordura que as células irá absorver.

Fortalece os ossos

É um fato conhecido que o cálcio é o nutriente mais essencial para ossos, e as maçãs são uma boa fonte de cálcio concentrado.

Pela sua ação antioxidantes, esta fruta ajuda a reforçar a densidade óssea e um composto conhecido, como boro, que fortalece os ossos, bem como impede fraturas.

Além disso, o flavonóide conhecido como floridzina presente em maçãs, desempenha um papel chave na redução do risco de osteoporose, particularmente em mulheres que acabaram de sair da menopausa.

Previne asma

Um estudo britânico descobriu que pessoas que comem de duas a cinco maçãs por semana tiveram um risco 32% menor de sofrer de asma em comparação com as pessoas que comiam menos. Isto acontece devido aos flavonóides encontrados nas maçãs que ajudam a diminuir a inflamação das vias aéreas.

Além disso, as maçãs contêm ácidos fenólicos, que tornam mais fácil para uma pessoa com asma a respirar livremente, reduzindo a necessidade de tratamentos para a respiração.

As maçãs são também uma boa fonte de vitamina C, um nutriente essencial para o alívio da inflamação e manter os pulmões saudável e forte. A vitamina C também estimula o sistema imunológico, que ajuda uma pessoa que sofre de asma a combater os sintomas.

Limpa os dentes e combate cáries

A saúde bucal depende de diversos hábitos tomados no dia a dia, além de claro, contar com visitas regulares ao dentista. A maçã é um dos alimentos que ajudam a contribuir para manter as gengivas e dentes saudáveis, já que ela promove uma autolimpeza dentária e ajuda a prevenir problemas na gengiva e a formação de cáries.

Comer uma maçã depois de cada refeição pode ajudar a se livrar da mancha amarela em seus dentes. A combinação da textura um tanto esponjosa e componentes ácidos da maçã pode iluminar e limpar os dentes.

Maçãs agem como uma escova de dentes quando mastigadas e podem ajudar a lidar com as manchas mais difíceis. Depois de comer e mastigar maçãs crocantes por vários dias, você verá uma diferença na cor dos seus dentes.

Mas não deixe de lavar a boca com água depois de come-las, pois as maçãs contêm açúcar e ácido. Se os açúcares e ácidos ficarem nos dentes por algum tempo, isso pode causar problemas dentários.

Desintoxica o fígado

Para desintoxicar o fígado, você pode fazer um jejum por dois dias e apenas comer maçã. A pectina em maçãs de desintoxicação tem propriedades excepcionais. Isso ajuda a eliminar os metais pesados indesejados, o colesterol excessivo e outras toxinas presentes no corpo durante o processo de digestão.

Este processo reduz a carga de trabalho do fígado e ajuda na digestão e funcionamento circulatório. Uma desintoxicação de fígado também impede dores de cabeça, alergias, estômago inchado, indigestão e insónia, todos os quais podem ser causadas por toxinas no fígado.

Melhora a saúde do cérebro

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que as maçãs frescas e suco de maçã, ajudam a diminuir problemas cognitivos relacionados com a idade.

As maçãs são a fonte principal de quercetina, um antioxidante que protege as células cerebrais dos ataques de radicais livres. Isto é muito benéfico para melhorar a saúde do cérebro e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, tais como doença de Alzheimer e demência.

Para melhorar a saúde do cérebro, deve-se comer maçã com a casca. Mas verifique na embalagem se possuem agrotóxicos, ele são nocivos à saúde e não devem ser ingeridos.

Reduz o colesterol

Um estudo realizado na Universidade Estadual da Flórida descobriu que aqueles que comem maçãs todos os dias têm menos do colesterol ruim (LDL), e mais do colesterol bom (HDL) em comparação com aqueles que não comem maçãs.

Nível elevado de colesterol LDL é considerado muito perigoso e pode levar a muitos problemas de saúde, por isso, é muito importante reduzir a sua quantidade, e comer maçã pode ajudar nessa tarefa.

A pectina presente em maçãs também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo a secreção de insulina. Além disso, a fibra em maçãs ajuda a impedir que a aumente quantidade de colesterol ruim presente no sangue.

Agora você sabe todas as boas razões para comer uma maçã por dia! Seja maçãs frescas ou suco de maçã, sempre opte pelas orgânicas. Além disso, quando você come uma maçã, lembre-se comer com a  pele para desfrutar o máximo de benefícios de saúde(se for produto orgânico).

 

Veja também este vídeo sobre os benefícios da maçã para a saúde (1:21):

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