Take a fresh look at your lifestyle.

Benefícios da Própolis para a saúde

0

A origem da palavra: “pró” significa “defesa” e “polis” quer dizer “cidade”. As abelhas utilizam a própolis para vedar frestas, proteger a colmeia de rachaduras, impedir a entrada de predadores e possíveis ataques. Além disso, o objetivo é manter uma temperatura ideal e proteger a colmeia, evitando a entrada de fungos e bactérias. Ela também tem benefícios para o humano, tornando-se um remédio natural.

Devido aos benefícios desta substância o homem começou a tirar proveito do produto. Hoje a própolis é utilizada como antisséptico, como cicatrizante, entre outros fatores. De acordo com a pesquisa do Market Research Future, cerca de 2,3 mil toneladas de própolis são consumidas por ano.

Você sem dúvida já deve ter usado a própolis, seja por spray ou gotas, para fortalecer a imunidade ou para infecções de garganta.  Além disso, o produto natural possuir poder antimicrobiano contra cárie dental e pode ser usada para acelerar a cicatrização da pele.

A seguir você vai conhecer sobre a composição da própolis, os tipos, diferentes produtos, modo de usar e principais benefícios.

Do que é composto?

  • Resina vegetais: 50%
  • Cera adicionada pelas abelhas: 30%
  • Óleos essenciais: 10%
  • Pólen: 5%
  • Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
  • Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do tipo B.
  • Flavonoides: cafeinados.

Quais são os tipos?

Uma pesquisa foi feita pela UNICAMP, onde a própolis foi classificado em treze tipos somente no Brasil, mas apenas três receberam o maior destaque pelas pesquisas e estudos realizados.

A) Própolis Verde

Sua origem é a vassourinha, vinda do campo ou alecrim brasileiro, encontrada no nordeste do Estado de São Paulo e, principalmente, no sul do estado de Minas Gerais. Várias pesquisas foram realizadas, assim, mostrando que este tipo ajuda na prevenção e tratamento do câncer.

B) Própolis Vermelha

A sua origem é o marmeleiro da praia, vinda dos manguezais dos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. A diferença da própolis vermelha está na sua cor e também possui uma substância chamada isoflavona, um produto natural que se aplica nas indústrias de alimento e farmacêuticas. Algumas pesquisas feitas, comprovam que a própolis é contra a AIDS, como também contra o câncer.

C) Própolis Preta (tradicional)

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Sua origem vem de diversas tipos de vegetação coletadas pelas abelhas, ou seja, é facilmente encontrada em diversas regiões. A própolis preta possui propriedades medicinais muito eficiente, mas pouco explorado

Os diferentes produtos à base de própolis

O extrato

O extrato é a versão mais clássica da própolis e, além disso, possui o melhor custo-benefício. O produto possui uma versão em álcool e outras em extrato sexo e água, ótima opções para crianças.

Cápsulas

Para quem não gosta do sabor da própolis uma opção são as cápsulas. Elas são um pouco mais caras, mas concentram grandes quantidades da substância.

Enxague bucal

Os produtos feitos com própolis são muito conhecidos por reduzirem o risco de cáries, problemas nos dentes e na gengiva. Converse com seu dentista para definir a melhor opção para você.

Pasta dental

Como já foi dito, a própolis é excelente para a saúde bucal, por isso a pasta dental é uma ótima opção. Ela ainda ajuda na ação de proteção do flúor.

Gel cicatrizante

O efeito anti-inflamatório que a própolis possui é ótimo para tratar ferimentos e queimaduras. O gel à base de própolis ajuda na cicatrização.

Mel

Mais um dos clássicos, a própolis no mel é um ótimo produto e a paixão de muitos consumidores. É preciso ficar atento na quantidade de açucares presentes nessa formula, principalmente pessoas que possuem diabete ou estão acima do peso.

Spray

Para combater as dores na garganta, o própolis em spay é o número um para muitas pessoas. O efeito bactericida da própolis e as propriedades do mel ajudam a melhorar as dores.

Modo de consumo

O consumo de algumas gotas diárias de própolis é um hábito positivo e saudável, mas antes de sua utilização busque saber se você possui alguma alergia ou restrição. Uma maneira de descobrir se a substância pode ser consumida basta aplica-la na superfície da pele. Caso tenha alguma reação negativa, consulte o seu médico e pergunte a melhor maneira de utilizar a própolis que se adeque a sua saúde.

Ao comprar o produto assegure-se da qualidade dele e fique atendo ao rotulo, note na embalagem o registro do produto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para consumir o extrato o ideal é diluí-lo em água.

A própolis é utilizada em solução alcoólica, mas há outras maneiras de utilizá-la. Hoje, é possível fazer produtos manipulados como sabonetes e loções, entre outros, em farmácias ou laboratórios. Além disso há tipos em spray, muito usado para garganta inflamada e conta gotas.

Para conservar ela é preciso mantê-la em um local fresco com pouca luz, principalmente quando estiver em forma de extrato alcoólico. É importante olhar sempre o prazo de validade.

Quais são os benefícios da própolis para a saúde?

dicavida-propolis-1-min

Ela é um medicamento natural que ajuda na prevenção de várias doenças. Sua principal função é fortalecer o sistema imunológico, assim, evitando qualquer tipo de complicação. Veja abaixa os dez benefícios.

Mata bactérias:

Alguns pesquisadores compararam a própolis com hidróxido de cálcio, mostrando que é um ótimo anti-microbiano. Ajudando principalmente na gripe.

Ajuda na prevenção de doenças ósseas:

Ajuda a construir e manter os tecidos ósseos saudáveis. Foi descoberto um composto que foi muito eficaz, que ajuda a tirar toda a composição inflamatória causada pela doença óssea.

Mais Sobre Este Assunto

Reduz a pressão arterial:

Ajuda a modular a pressão arterial. Há uma enzima chamada Tirosina Hidroxilase (TH), que limita o tanto de óxido nítrico que pode ser produzido. Assim, evitando um ataque cardíaco.

Ajuda a evitar alergias:

Acalma os sintomas de alergias. Ela é uma ótima substância para o alívio de sintomas da rinite alérgica. Portando, se tomar uma vez ao dia, melhora a alergia.

Previne o câncer de próstata:

Este tipo de câncer, é diagnosticado em homens e para ajudar, a própolis entra como um medicamento. Alguns cientistas fizeram uma experiência para testar sua eficácia na prevenção da doença. Ela mata as células cancerígenas e já foi indicada como papel principal para quimioprevenção. Os cientistas testaram contra as células cancerígenas, assim descobrindo que as células cancerosas morreram e deixando apenas as células normais vivas.

Ajuda na intoxicação alimentar:

Pode ajudar na intoxicação alimentar como, também em outras condições. A atividade antimicrobiana combate os germes que causam o que é comumente referido como “intoxicação alimentar”.

Combate a gripe

Ela é muito usada em épocas de gripe ou resfriados. Ela ajuda aliviar e aumenta o bem-estar. Cerca de 15 gotas diluídas em água são suficientes para um ótimo gargarejo. Repita o ato três vezes ao dia.

Protege os dentes:

São chamados de compostos fenólicos e a própolis está por trás disso, ajudando a manter o esmalte do dente e a prevenção de cáries e doenças. Algumas empresas já estão incluindo ela em pastas dentais.

Um tratamento eficaz para as verrugas:

Foi testada em uma verruga plantar, o resultado saiu em duas semanas, assim mostrando que a própolis matou a verruga. E mostrou que isto pode ajudar a remover verrugas.

Acaba com a acne:

Muitos especialistas indicam sabonetes com própolis para sumir com o nosso maior inimigo, “espinha/acne”. Ela libera na pele substâncias antibacterianas, o que combate a acne.

Os sabonetes à base de própolis são ótimos quando o assunto é a eliminação de espinhas e acnes.

Fortalece o sistema imunológico:

Uma das principais características da própolis se refere à produção de anticorpos, fator que fortalece o sistema imunológico.

Para o fortalecimento é importante tomar três colheres de própolis com bastante água pelo menos uma vez ao dia.

Combate os radicais livres

O consumo regular e bem informado da própolis ajuda o corpo a livrar-se de radicais livres, ou seja, substâncias que podem envelhecer as células.

Funciona como analgésico

Ela possui um caráter analgésico e pode ajudar a combater dores de ouvido. Para isso é preciso massagear a região em volta do ouvido com algumas gotas de própolis.

Acelera a cicatrização

A própolis conta com flavonoides e aminoácidos responsáveis por dar ao produto características cicatrizantes. A própolis ajuda a cicatrizar feridas, dermatites e espinhas.

Utilize três ou quatro gotas em feridas, três vezes ao dia. Já para espinhas aplique uma ou duas gotas na região por quatro ou cinco vezes ao dia.

Combate as doenças ósseas

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Nela há um composto que ajuda a tirar a composição inflamatória que é causada pela doença óssea. Ela ainda ajuda a construir e manter os tecidos ósseos mais saudáveis.

Possui ação anestésica

Ela possui uma grande ação anestésica o que a torna ótima no combate de dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Os extratos etanólicos nela presente apresentam um alto grau de anestesia.

Protege os olhos

Ela é ótima para a visão. Estudos mostram que ela ajuda na redução da formação de catarata. Se você possui mais idade ou problemas de visão busque formas de inserir a própolis em sua vida.

Melhora a saúde dos cabelos e unhas

Para uma abordagem mais orgânica na estética é interessante utilizar a própolis. Ela é muito conhecida por ser uma forma benéfica para melhorar a saúde da beleza, para as unhas e cabelos. Seja na aplicação direta na pele e couro cabeludo ou por meio do consumo, esta substância irá dar mais brilho.

Modo de usar:

A própolis é utilizada em solução alcoólica, mas há outras maneiras de utilizá-la. Hoje, é possível  fazer produtos manipulados como sabonetes e loções, entre outros, em farmácias ou laboratórios. Além disso há tipos em spray, muito usado para garganta inflamada e conta gotas.

Dependendo do próposito do uso, a substância deverá ser consumida ou aplicada na superfície da pele. Caso tenha alguma reação negativa, consulte um médico.

Assista os vídeos que falam sobre os benefícios da própolis:

Dr. Dayan Siebra (8:34)

Reportagem – Programa Bem-Estar (15:30)

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.