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10 Benefícios Incríveis da Soja para Saúde

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Muito utilizada na culinária e integrante da família Fabaceae, a mesma do feijão e ervilha, a soja é uma planta muito nutritiva. As mais comuns são as amareladas e a preta. Conhecida principalmente pelo molho ou leite de soja, saladas, refogados e até mesmo a preparação de carnes, a soja pode até contribuir na prevenção de doenças e reforçar o sistema imunológico.

I) Veja a Seguir os 10 Benefícios Incríveis da Soja para a Saúde:

Benefícios Incríveis da Soja para Saúde

1) Melhora o trânsito intestinal

Quando o funcionamento do intestino não vai bem, o bem estar no geral fica comprometido. Por isso, é essencial prestar atenção nos alimentos presentes no dia a dia. A soja, é um dos alimentos que são aliados do intestino, principalmente por ser rica em fibras, pois dessa forma, ela ajuda a combater a prisão de ventre e a melhorar o trânsito intestinal.

2) Combate o envelhecimento precoce

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É um dos alimentos que contribuem para manter uma pele saudável e mais jovem, principalmente por conta de suas propriedades antioxidantes.  Acredita-se que quando se trata da soja preta, essas propriedades sejam ainda mais fortes.

3) Melhora os níveis de colesterol no sangue

Possui isoflavonas e contando com a ação das proteínas também, ela ajuda a reduzir o colesterol ruim.  Lembrando que o colesterol tem um papel vital para o funcionamento  adequado das células do corpo, o problema é quando ocorre um desequilíbrio e o colesterol ruim, o LDL, fica acumulado nas artérias, sendo perigoso para sua saúde, principalmente para o coração.

Por isso, a soja acaba sendo muito benéfica nesse caso, ajudando até mesmo a prevenir doenças cardiovasculares.

4) Previne a osteoporose

Acredita-se que as isoflavonas, presentes na soja, colaboram também com a estimulação da produção de cálcio. Dessa forma, a saúde dos ossos é fortalecida e a prevenção da osteoporose potencializada. O risco da doença ocorrer diminui, lembrando que ela é caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos.

5) Diminui os efeitos da menopausa

Contribui para diminuir alguns dos sintomas da menopausa. Lembrando que, esse estágio na vida das mulheres, pode trazer alguns sintomas muito desconfortáveis, como ondas de calor, insônia, maior risco de osteoporose, entre outros.

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O assunto reúne opiniões e estudos divergentes, porém, acredita-se que a soja tenha efeitos gerais positivos nesse caso, principalmente na redução da frequência das ondas de calor e na prevenção da osteoporose.

6) Auxilia na perda de peso

Segundo um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, a soja colabora com o aceleramento na queima de gorduras, por estimular a produção de hormônios com ações termogênicas no organismo. Além disso, como citado anteriormente, ela promove a saciedade, o que acaba potencializando ainda mais a dieta.

7) Contribui no controle de diabetes

As fibras presentes na soja, tem um desempenho positivo no controle da glicemia, o que colabora não só na prevenção de diabetes, como também no controle, para quem já possui a doença.

8) Reforça o sistema imunológico

Contribui para fortalecer nosso sistema imune, por seu valor nutritivo, que conta com ácido fólico e vitamina E. É claro que, potencializar o nosso sistema imunológico, é importante para combater a ação de agentes como vírus, bactérias, entre outros fatores de risco para a saúde.

9) Ajuda na prevenção do câncer de mama e próstata

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Quando combinada com uma dieta saudável e balanceada, a soja torna-se uma aliada do combate a diferentes tipos de doenças, entre elas, o câncer. Acredita-se que a genisteína presente na soja, colabore no combate das células cancerígenas, por contribuir com a inibição de seu crescimento.

10) Benéfica para o ganho de massa muscular

O consumo da proteína de soja, auxilia no estimulo do ganho de massa muscular. Isso por conta dos aminoácidos presentes,  como a arginina. Torna-se uma ótima opção para quem deseja estimular o desenvolvimento e crescimento muscular. No entanto, lembre-se que o mais indicado é consultar um médico para ter orientações essenciais.

II) Como consumir a soja?

Pode ser consumida de diversas formas, sendo as principais como grão, tofu e farinha, que são as opções que oferecem melhor os nutrientes. Além delas, outras boas opções são o óleo, molho ou leite de soja e proteína isolada.

Veja seguir um vídeo com aspectos gerais da soja e dicas para consumo:

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