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10 Benefícios Incríveis da Vitamina A e Principais Alimentos

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Para ter uma vida saudável, o corpo humano necessita de certos nutrientes obtidos através de uma boa alimentação ou de vitaminas adquiridas a parte. Considerada uma das mais importantes, a vitamina A é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e proteção da pele.

I) Conheça Alguns dos Benefícios que a Vitamina A Oferece para a Saúde:

alimentos com vitamina a e seus benefícios dicavida

Funciona como antioxidante

Além de ser a principal aliada contra a acne, a vitamina A protege o corpo da formação de células cancerígenas, anemia e melhora a imunidade.

Melhora a visão

A vitamina A está diretamente ligada à visão, uma vez que ajuda os olhos à reconhecerem e se adaptarem a pequenas quantidades de luz, como a visão noturna. Além disso, inibe o envelhecimento precoce e degeneração dos olhos ao longo dos anos.

Fortalece o sistema imunológico

Como já citado anteriormente, a vitamina A fortalece o sistema imunológico do corpo humano, tornando menos prováveis infecções ou viroses. Isto ocorre porque o nutriente favorece a produção de defesas e melhora a resposta dos anticorpos.

Fortalece os ossos

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Esta vitamina é indispensável para o crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos, uma vez que é capaz de produzir um metabolismo ósseo intenso. Aos adultos e idosos a vitamina A ajuda e inibe uma degeneração óssea, prevenido dores nas articulações.

Conserva a pele

Por conter efeitos antioxidantes, a vitamina A conserva a saúde da pele, prevenindo doenças e infecções. Esta vitamina também auxilia na cicatrização.

Embeleza unhas e cabelo

A saúde e vitalidade dos cabelos e das unhas, está diretamente ligada aos excessos ou carências. Entretanto, para obter um aspecto saudável, recomenda-se uma alimentação balanceada ao invés de suplementos e medicações. A ingestão incorreta desta vitamina, pode causar queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.

Melhora a vida sexual

Com uma ingestão balanceada da vitamina, pode permitir uma boa produção de esperma, além de favorecer no período menstrual a evitando fadiga.

Auxilia o desenvolvimento do feto

Durante a gravidez, o consumo de alimentos com este nutriente e suplementos com a vitamina, beneficiam e auxiliam o desenvolvimento do tecido e o crescimento saudável do feto.

Previne os dentes contra a cárie

Assim como o resto dos ossos, os dentes são beneficiados com a vitamina ingerida corretamente. Para crianças, o nutriente auxilia no crescimento e desenvolvimento da arcada dentária. Para adultos e idosos, previne doenças e causa o fortalecimento.

Retarda o envelhecimento

A vitamina A evita e inibe os sinais negativos causados pelo envelhecimento, quando diz respeito a pele. Com o aumento na produção do colágeno, as rugas e outros sinais são refreados, aparecendo mais lentamente.

Deve-se tomar cuidado com os excessos e carência desta vitamina. Para isso recomenda-se uma alimentação balanceada, incluindo na dieta alimentos como: queijos, bife de fígado bovino, ovos, leite, cenoura e frutas diversas. No caso da ausência deste cardápio, busque auxilio profissional para saber se é necessário a utilização de suplementos alternativos.

II) Veja a lista de 10 Alimentos ricos em vitamina A

infográfico com alimentos ricos em vitamina a dicavida

Óleo de fígado de Bacalhau

O nome parece ruim, mas os benefícios são imensos, o óleo possui  uma imensa fonte de vitaminas e minerais. Além de vitamina A, óleo de fígado de bacalhau contém vitamina D, vitamina A e ácidos graxos ômega 3. Você o encontra na forma líquida ou em cápsulas.

Cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno. Esta substância no nosso organismo se transforma em vitamina A, prefira consumi-la crua, pois a absorção e aproveitamento dos nutrientes é bem maior.

Batata doce

Além de ser grande fonte de potássio, essa raiz é uma das principais fontes de vitamina A. Cozinhe com a casca pois assim conserva todos os nutrientes e vitaminas, um purê é ideal para as crianças consumirem a quantidade necessária de que precisam, além de ser um delicioso acompanhamento para diversos pratos.

Tomate

O Tomate é um alimento rico em muitas vitaminas e minerais e possui poucas calorias, por isso, o tomate é uma boa opção para complementar a alimentação, pode ser consumido em forma de salada, molho ou refogado com outros alimentos.

Mamão

O Mamão, assim como a cenoura, é rico em betacaroteno, transformando-se em vitamina A no organismo, seu consumo pode ser em forma de sucos ou in natura, é uma boa opção para o café da manhã ou o lanche da tarde.

Pimentão

Seu sabor levemente picante e baixa concentração de calorias é uma boa opção para quem além de emagrecer quer cuidar da saúde, por ser rico em vitamina A é um excelente antioxidante e um bom protetor das células, ajuda a eliminar vermes intestinais e protege a mucosa gástrica.

Espinafre

É um alimento rico em muitos nutrientes, possui grande quantidade de ferro e  vitamina A, é recomendado cozinha-lo no vapor  para conservar melhor seus nutrientes.

Ovos

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Ovos de galinha também são fontes de vitamina A, faça uma omelete de claras, bata três claras para cada gema, juntar com espinafre ou pimentões para garantir a quantidade  ideal de vitamina A para o organismo.

Damasco

Possui baixa quantidade de calorias e muitas fibras, por isso, são uma boa opção para quem está de dieta, pode ser consumido entre as refeições principais ou como acompanhamento de saladas e doces.

Fígado

Muita gente torce o nariz para o bife de fígado, mas nem imagina o quão rico em vitaminas ele é, vale a pena considerar sua riqueza nutricional, você pode consumi-lo assado, cozido ou em bife, corte em tiras e frite com cebola, fica uma delícia.

II) Dose diária recomendada de vitamina A

Agora que você sabe a lista de alimentos ricos em vitamina A, saiba que as necessidades de vitamina A variam de acordo com a fase da vida:

  • Bebês de 0 a 6 meses: 400 mcg/dia
  • Bebês de 6 a 12 meses: 500 mcg/dia
  • Crianças de 1 a 3 anos: 300 mcg/dia
  • Crianças de 4 a 8 anos: 400 mcg/dia
  • Meninos de 9 a 13 anos: 600 mcg/dia
  • Meninas de 9 a 13 anos: 600 mcg/dia
  • Homens a partir de 14 anos: 900 mcg/dia
  • ​Mulher a partir de 14 anos: 700 mcg/dia
  • Gestantes: 750 a 770 mcg/dia
  • Lactentes: 1200 a 1300 mcg/dia

Fontes:

https://www.globalhealingcenter.com/natural-health/health-benefits-of-vitamin-a/

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