Take a fresh look at your lifestyle.

10 Benefícios Incríveis de Mastigar Chiclete

0

Você já deve ter ouvido várias vezes que mastigar chiclete faz mal para a saúde por diversos motivos, certo? Bem, de fato os chicletes cheios de açúcar podem prejudicar o organismo já que podem causar perda de apetite e cáries. Mas isso vale para os chicletes cheios de corantes – para os chicletes com xylitol e sem açúcar existem muitas vantagens.

Os pesquisadores japoneses publicaram um estudo no jornal do cérebro e cognição que mastigar chiclete ativa oito áreas do cérebro. Isto porque mastigar chiclete melhora o circulação de sangue no cérebro.

Não é a toa que as pessoas famosas como presidente dos Estados Unidos Barack Obama, ex jogador de basquete Michael Jordan e ex técnico de Manchester United Alex Ferguson mastigam chiclete até hoje.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O Que Você Irá Encontrar Aqui

Vamos listar os 10 Benefícios Incríveis de Mastigar Chiclete!

beneficios do chiclete

1) Combate o estresse e a ansiedade

Essa é uma novidade recente, mas muito prática no dia a dia. Mascar um chiclete, sobretudo em momentos de maior concentração ou tensão, ajuda a diminuir a ansiedade, o estresse e aumentar os níveis de alerta e concentração. Ótimo para quem é hiperativo ou sofre problemas de atenção.

2) Não deixa a boca seca

Ótimo em épocas de ar seco, ou para quem está com a boca seca e não quer levantar para beber água (embora deva fazer com frequência). Mastigar um chiclete nesses momentos aumenta a quantidade de saliva em 10 vezes, o que evita a sensação de incômodo com a boca seca.

3) Alivia os sintomas de Resfriado

Mascar um chiclete não vai acabar com o seu resfriado, mas mastigar um de sabores mais refrescantes como hortelã ou menta pode amenizar alguns dos sintomas mais intensos dos resfriados, como a diminuição do catarro, por exemplo. Só não se esqueça de continuar o tratamento para melhorar logo destes sintomas, certo?

4) Facilita a digestão

Pode parecer estranho a princípio, mas mastigar um chiclete após o almoço traz mais benefícios do que se imagina. O aumento da saliva, que por ser um antiácido natural, ajuda o estômago a fazer uma melhor digestão, prevenindo problemas como azia e até mesmo gastrite. Mas lembre-se de que precisa ser sem açúcar. Outro ótimo benefício é o aumento na sensação de saciedade, o que a longo prazo ajuda na redução de peso.

5) Deixa os dentes menos sensíveis

Mais Sobre Este Assunto

A produção de saliva ao mascar chicletes ajuda ainda em outro ponto na boca. Com o aumento da saliva, os níveis de acidez na boca diminuem o bastante para que os dentes ganhem mais resistência, e fiquem menos sensíveis. Faça dia sim, dia não, o uso de um chiclete após o almoço ou jantar.

6) Melhora a concentração e memória

Além de reduzir o stress e potencializar a atenção, mastigar chicletes durante atividades que pedem por concentração ajudam o cérebro a trabalhar a área responsável pela memorização e alerta, graças ao aumento da circulação do sangue na região. Para quem estuda ou precisa se manter focado em uma atividade, o chiclete pode ser um bom ajudante.

7) É usado como fisioterapia bucal

Em alguns casos de lesões nos músculos do rosto ou da boca, o tratamento fisioterápico pode ser feito com o uso da goma de mascar, visando o fortalecimento da musculatura bucal e diminuir os possíveis inchaços. Porém, não faça por conta própria: procure um médico para auxiliá-lo nesses casos.

8) Tira o mau hálito

Um dos usos mais recomendados ao mastigar chicletes é acabar com o mau hálito, não apenas por conta de alimentação, mas de hábitos como o fumo, por exemplo. Mas fica a dica: se você sofre de cáries, periodontite, e outras doenças bucais, o chiclete pode aumentar o mau hálito.

9) Atrasa a vontade por doces

É normal desejar um doce logo após uma grande refeição, não é verdade? Caso você deseje atrasar essa vontade e não tenha uma fruta por perto, mastigue um chiclete. Mesmo sem açúcar, o chiclete pode enganar o cérebro sobre a vontade saciada.

10) Recupera a Saúde dos Dentes

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Além de evitar a boca seca e diminuir a sensibilidade dos dentes, mastigar um chiclete pode ajudá-lo a prevenir cáries, ou identificá-las caso já tenha, uma vez que o mau hálito que vem desta doença pode ser intensificado com a goma. Mas só para lembrar, o chiclete deve ter xylitol e sem açúcar.

Se tiver os hábitos adequados com o chiclete, ele pode ser um grande aliado no cuidado com os dentes e com a boca. Variando com algumas frutas, como a maçã e a banana, por exemplo, você terá uma boca saudável em pouco tempo. Portanto, cuide bem da sua saúde.

atleta mastigando chiclete

Fontes:

https://www.wisebread.com/11-surprising-benefits-of-chewing-gum

Leave A Reply

Your email address will not be published.