Take a fresh look at your lifestyle.

10 Benefícios Incríveis do Alecrim para a Saúde

0

Entre plantas e ervas originarias do mediterrâneo, com grande variedade de nutrientes, está o alecrim. Além de um tempero saboroso, ele é efetivo em diversos segmentos da saúde, indo de alimento a suplemento fitoterápico. E não é para menos, já que suas propriedades beneficiam o organismo de maneiras variadas.

O alecrim também é conhecido como erva da alegria, pois seus óleos essenciais estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Além disso, ele é considerado um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas.

Além de dar um ótimo sabor aos alimentos, o alecrim possui diversos benefícios para a saúde, os quais listamos a seguir:

1) Os 10 Benefícios do Alecrim para a Saúde

alecrim-beneficios-pra-saude-1

Reforça a Memória

Se você é uma pessoa que se esquece com facilidade de várias coisas, ou deseja se prevenir de doenças como Alzheimer e a perda de memória durante a velhice, o alecrim é um ótimo aliado. Seu ácido carnósico atua diretamente nos neurônios, protegendo-os dos efeitos do envelhecimento.

Melhora o Humor

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Pessoas muito estressadas, ou que apenas estão de mal humor, podem encontrar no prazer da culinária do alecrim a solução para seus problemas. O ácido carnósico, mencionado acima, também é um excelente antioxidante, reforçando o sistema nervoso, principalmente para lidar com situações de estresse.

E para tanto, nem é preciso cozinhá-lo: seu cheiro é o suficiente para cuidar deste aspecto.

É um Forte Anti-inflamatório

O alecrim tem propriedades anti-inflamatórias de excelente qualidade, essenciais para quem está cuidando de inchaços, ou passa por recuperações de lesões. Entre elas, o Carnosol e o Ácido Betulic também ajudam a prevenir os efeitos de radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo efeitos cancerígenos.

Acaba com o Mau Hálito

O alecrim tem uma utilidade essencial quanto os tratos com a boca. Um bochecho feito com sua tintura, pode acabar não apenas com o mau hálito na boca, mas efeitos como aftas, gengivites, e até mesmo estomatites.

Aqui, o uso da tintura de alecrim é o mais indicado, que pode ser encontrado em lojas de produtos fitoterápicos. Um bochecho por dia é suficiente para conseguir os efeitos desejados.

Ajuda contra a Calvície

As propriedades presentes no alecrim são uma excelente ferramenta contra a calvície em seus estágios iniciais. O Chá de Alecrim possui antioxidantes potentes, cujos efeitos não se resumem apenas a retardar o envelhecimento da pele como vimos acima. Se ingerido com frequência, os estágios iniciais da calvície são impedidos, e em estágios mais avançados são diminuídos a níveis irrisórios.

Veja como fazer um ótimo chá para conseguir acabar com a calvície.

Ingredientes

  • 1 Colher de Sopa de Folhas Secas de Alecrim
  • 1 Xícara de Água

Modo de Preparo

Mais Sobre Este Assunto
  • Em uma xícara, coloque as folhas de alecrim, enquanto a água é fervida no fogão.
  • Quando atingir o ponto de fervura, despeja no recipiente com as folhas de alecrim e tampe por cerca de 10 minutos.
  • Coe o chá e sirva. Duas vezes por dia é o suficiente.

Diminui Enxaquecas

O alecrim é uma das soluções mais antigas e eficientes contra enxaquecas. Sua essência, tal como faz para diminuir os efeitos do mau humor e memória, também diminui as fortes dores de cabeça. De certa forma, podemos dizer que suas funções são calmantes neste sentido. Siga a seguinte técnica.

Ingredientes

  • Alecrim
  • Água

Modo de Preparo

  • Cubra o alecrim com água, e leve ao fogo.
  • Ferva, depois despeje a mistura em uma tigela grande.
  • Embeba um pano limpo com a mistura, e coloque sobre a cabeça.
  • Como alternativa, deixe a pessoa com enxaqueca próximo do vapor exalado pela mistura, por cerca de 10 minutos. O vapor irá diminuir os efeitos da dor de cabeça.

Fortalece o Sistema imunológico

As propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas presentes no alecrim são mais do que suficientes para proteger o corpo de boa parte das doenças. Esta é uma das melhores vantagens de seu consumo regular.

Lembre que para que dê certo, é preciso ter uma boa frequência da folha em sua alimentação, seja na forma do chá sugerido acima, seja na forma de tempero, vista mais adiante.

Estimula a Circulação Sanguínea

Ainda há muita discussão sobre como o Alecrim é capaz de estimular a circulação do sangue, mas é fato de que seu consumo torna o corpo muito mais ativo e energético para toda sorte de atividades. E vale lembrar que uma boa circulação também previne doenças, além de oxigenar todos os órgãos, potencializando suas funções.

Desintoxica o Fígado

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Outro uso muito eficiente do Alecrim é como um desintoxicante do fígado. Sendo um diurético natural, ele é capaz de potencializar os efeitos do órgão ao eliminar toxinas, gordura ruim, sais e quaisquer outros efeitos nocivos no organismo. Seja na forma de chá, ou como um tempero, seu uso frequente consegue fazer enorme diferença nos cuidados com o fígado.

É um Antibactericida Natural

Uma descoberta recente atestou que o Alecrim também é um antibactericida natural, conseguindo ótimos efeitos sobretudo em infecções no estômago. Mesmo doenças mais graves como úlceras podem ser bem controladas com o seu uso frequente da maneira que desejar, já que seus efeitos são bem recebidos pelo organismo de qualquer forma.

2) Como usar o alecrim?

O alecrim, usado como um tempero, é a melhor forma de se obter praticamente todos os benefícios listados aqui. Para tanto, para aplicar suas folhas e ramos em saladas ou ainda grãos, como arroz, por exemplo. Carnes também tem seu sabor extremamente ressaltado com o uso do alecrim. Principalmente carnes brancas como frango ou carne suína. Como seu sabor é forte, é recomendável não usar em grande quantidade, para que não tome todos os alimentos.

O chá de alecrim, bem como uso fitoterápico recomendado acima para enxaquecas, também são outras formas interessantes e recomendadas de uso. E independente da forma de uso, ele traz vários benefícios e sem grandes riscos para a saúde. Deixe nos comentários quais dos benefícios foram mais efetivos no seu corpo, e quais formas você sugere. Até a próxima!

Confira ainda: 10 Benefícios Incríveis da Salsa para a Saúde

Veja também este vídeo interessante sobre o alecrim (1:18)

Leave A Reply

Your email address will not be published.