Take a fresh look at your lifestyle.

Benefícios do Bicarbonato de Sódio para a Saúde

0

O bicarbonato de sódio é uma das soluções mais conhecidas e utilizadas na saúde e no dia a dia como um todo. Utilizado basicamente para cuidados de saúde e do lar, ele faz enorme diferença para todos aqueles que sabem utilizá-lo. E justamente por esse motivo, pela falta de conhecimento adequado, é que muitas pessoas até o possuem em casa, mas guardam apenas para algumas situações.

Visando aumentar a versatilidade de benefícios do bicarbonato de sódio, separamos uma pequena lista que vai tanto das vantagens para a saúde, como utilizações dos mesmos, que por si só são benefícios também. Dessa forma, você nunca perderá um componente tão importante para situações cotidianas. Vamos começar?

Confira Abaixo os Benefícios do Bicarbonato de Sódio para a Saúde:

dicavida-bicarbonato-min

 

É um desodorante natural

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Este é mais um improviso do que uma vantagem ou solução. Seja seco, ou com uma pasta combinando uma colher de bicarbonato com água, a composição química pode funcionar como um desodorante natural, protegendo as regiões de acordo da sudorese acentuada.

Para quem deseja evitar os desodorantes que possuem alumínio e parabenos que podem causar distúrbios na produção de suor, é uma ótima alternativa.

Ajuda a controlar a refluxo estomacal

Uma das funcionalidades mais simples e eficazes do bicarbonato de sódio é como antiácido natural. Diluído em um copo com água, ele ajuda a diminuir os efeitos provocados pelo refluxo estomacal, graças a suas propriedades antiácidas. Também funciona contra os sintomas de digestão, e para ambos os casos, a quantidade consumida deve ser mínima.

Lida melhor com a acidose metabólica

A acidose metabólica é um distúrbio causado pelo excesso de acidez na corrente sanguínea. Ele é, inclusive, um dos sintomas para casos de diabetes e outros problemas relacionados ao sistema cardiovascular. Ao consumir o bicarbonato de sódio, da mesma forma mencionada acima, ele diminuir os níveis de carbonatos no sangue, evitando a proliferação de outras doenças.

Funciona como um alcalinizante natural

O bicarbonato de sódio não é responsável apenas pela redução dos níveis de acidez no sangue. Suas funções como alcalinizantes se estendem não apenas ao sangue, como também ao controle de PH no corpo, o que na prática reduz os riscos de doenças como osteoporose, artite e alguns tipos de câncer. Mas seu consumo deve ser periódico, e apenas caso o índices de PH no corpo estejam fora do normal, para que os excessos do bicarbonato não causem efeitos colaterais.

Pode ser usado contra intoxicações

Contra alguns de intoxicações provocadas por elementos como álcool metílico, salicilatos, e crises alérgicas em geral, o bicarbonato de sódio pode ser usado para cortar os efeitos nocivos dessas substâncias e dar tempo para que os prejudicados possam ser levados a um hospital.

Alivia coceiras e picadas de insetos

O bicarbonato de sódio possui efeitos tanto dentro como fora do organismo. Suas propriedades alcalinizantes e neutralizadores podem lidar com os níveis mais acentuados de coceiras, urtigas e irritações na pele. Dependendo do tipo de picada, a pasta feita com bicarbonato de sódio pode ser uma solução definitiva para o momento; para os efeitos mais nocivos, eles podem ser amenizados até uma ajuda mais específica ser buscada.

É um ótimo antisséptico natural

As propriedades antissépticas do bicarbonato de sódio são bem curiosas. Seus usos para eliminação de bactérias, principalmente, tem tanto efeitos para feridas leves e picadas, como também para gargarejos e limpezas bucais! Feitos com uma quantidade mínima de bicarbonato, ele limpa quaisquer bactérias e sujeiras presentes na boca, além de combater inflamações.

Mais Sobre Este Assunto

Previne as infecções urinárias

Além das prevenções contra infecções mais conhecidas, o bicarbonato de sódio também possuem ótimos efeitos na prevenção de infecções urinárias. Muito se deve ao fato de suas funções no controle de acidez do corpo. Nestes casos, ele deve ser usado da mesma forma que os tratamentos estomacais e renais, com um copo misturado a uma colherzinha de bicarbonato.

Regula os níveis de potássio no organismo

Tudo em excesso faz mal, mesmo aquilo que é bom e benéfico ao corpo. Por exemplo, os níveis elevados de potássio no sangue, decorrente de lesões, queimaduras, cirurgias, entre outros fatores. Este distúrbio, conhecido como hipercalemia, pode ser tratado com a acidose de bicarbonato de sódio, diminuindo diretamente os níveis de sódio..

Ajuda a relaxar os pés e acabar com o mau cheiro

Os pés podem ficar expostos facilmente a fungos e bactérias quando eles ficam longos períodos calçados. Além do risco de contraírem micoses nos dedos, o problema mais corriqueiro é o chulé, tanto nos pés como nos calçados.

A melhor forma de lidar com essa constante na vida de muitas pessoas é escaldando os pés em uma bacia de água morna com um pouquinho de bicarbonato de sódio, antes de dormir. Assim os problemas de chulé estarão acabados.

Alivia as queimaduras causadas pelo sol

Para quem ficou muito tempo no sol, e ficou com aquelas queimaduras leves das mesmas, o bicarbonato de sódio pode ser uma ótima forma para relaxar o corpo antes de passar os devidos hidratantes. Para tanto, em um banheira em temperatura natural, adicione um pouco da composição e permaneça por alguns minutos, o quanto achar necessário.

Ao sair, deixe a pele exposta, secando o bicarbonato naturalmente ao invés de tirar com uma toalha. O efeito dele irá diminuir a queimação da pele. Caso seja mais localizada, você pode fazer uma compressa fria, adicionando o bicarbonato ao gelo.

É uma rica fonte de sódio

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Até aqui, falamos do bicarbonato como uma solução mais prática e direta para diversos problemas de saúde. Mas não mencionamos o fato dele ser muito bom para a saúde ativamente, como parte da alimentação.

Ele é uma ótima fonte de sódio, uma fonte mais saudável até, que faz bem tanto para o sistema circulatório, como para os músculos e os nervos. O bicarbonato de sódio pode ser usado em acompanhamentos de carnes, como parte de receitas de bolos, entre outras ideias de receitas.

Torna o seu hálito melhor

Esta é na verdade uma consequência do gargarejo constante com a composição. Uma vez que ele acaba com as bactérias presentes na boca, e muitas vezes as responsáveis pelo mau hálito, o uso constante garante que você não passará vergonha ao falar por conta do mau cheiro. Faça esse gargarejo todos os dias.

Acaba com a pedra nos rins

Além de prevenir, o consumo regulado de bicarbonato de sódio pode ajudar a quebrar os cálculos renais. Para casos mais graves, em que as formações não quebram facilmente devido ao acúmulo excessivo de cálcio, cisteína, e ácido úrico. Mas antes de usar para este fim, consulte um médico, para que possa dar instruções mais precisas de frequência.

Trata diretamente os sintomas da gripe e do resfriado

A combinação entre água morna, sal e um pouco de bicarbonato pode ser uma ótima maneira de controlar os sintomas de gripes e resfriados, tão frequentes no inverno e épocas mais frias. A aplicação desta solução se dá por via nasal, limpando o muco presente no nariz que dificulta a respiração, Repita o processo ao menos 3 vezes por dia.

Gostou dos benefícios? Quais outras situações e aplicações você já ouviu falar do bicarbonato de sódio? Com ele em mãos, é possível utilizá-lo para ótimos fins, então não perca essa chance de cuidar bem da saúde. Até a próxima!

Leave A Reply

Your email address will not be published.