Take a fresh look at your lifestyle.

Benefícios do Café

0

A maioria dos adultos já experimentou café uma vez na vida, pelo menos. Grande parte desses tomam café diariamente. Esta bebida é consumida em todos os lugares do mundo, sendo uma das poucas bebidas em que seu consumo só cresce. O Starbucks é uma das cafeterias mais conhecidas no mundo e muitas pessoas vão à compra de um café. Em 2012, só nos Estados Unidos existiam cerca de 10.924 unidades no país.

Veja abaixo os benefícios do café para a saúde

dicavida cafe

Aumenta a energia

O café ajuda as pessoas a se sentirem menos cansadas e aumenta a energia, isso é devido à cafeína. Depois de beber o café, a cafeína é absorvida pela corrente sanguínea e depois ela percorre até chegar ao cérebro. Lá, a substância bloqueia um neurotransmissor chamado adenosina, levando a quantidade de outros neurotransmissores como noradrenalina e dopamina aumentar, gerando uma maior queima de neurônios.

Ajuda à emagrecer

A cafeína é encontrada em quase todos aqueles termogênicos, é claro que existe uma razão para isso: a cafeína é uma das poucas substâncias que provaram ser eficientes contra queimar calorias. Estudos mostram que a cafeína pode aumentar o metabolismo de 3 a 11%. Outro estudo mostrou que a cafeína pode aumentar a queima de calorias em 10% em obesos e 29% em pessoas magras.

Melhora o desempenho físico

A cafeína estimula o sistema nervoso, enviando sinais para células de gordura quebrarem a gordura corporal e depois são liberadas na corrente sanguínea como ácidos graxos, sendo disponíveis como combustível de energia.

Protege contra Alzheimer

O Alzheimer é a doença mais comum neurodegenerativa, normalmente afeta pessoas acham de 65 anos de idade. Infelizmente, ainda não há cura para essa doença, mas existem variados cuidados para previnir essa doença. Os cuidados incluem alimentar-se com comidas saudáveis e praticar atividades físicas. O café pode ser um desses cuidados, muitos estudos mostraram que as pessoas que tomam café possuem 65% a menos de chance de ter Alzheimer.

Protege o fígado

O fígado é um órgão muito importante que carrega com si uma serie de funções importantes para o corpo. Existem doenças que afetam o fígado como hepatite, doença hepática gordura e outros, muitas dessas podem gerar a cirrose. O café pode proteger contra cirrose, pessoas que bebem 4 ou mais copos por dia, tiveram 80% de chance a menos de correr esse risco.

Combate a depressão

A depressão é um sério distúrbio mental que pode impactar profundamente na qualidade da vida e afeta muito mais as mulheres. Um estudo de Harvard em 2011 mostrou que mulheres que tomam 4 ou mais copos por dia, tiveram uma redução de 20% de risco de ficarem depressivas.

Diminui o risco de câncer

Câncer é uma doenças que mais causa morte. Ele pode proteger de 2 tipos, o câncer no fígado e câncer colorretal. Estudos mostraram que pessoas que bebem café possuem 40% menos chance de risco de câncer no fígado. Outro estudo, usou 489.706 pessoas que bebiam 4 a 5 copos de café por dia e tiveram 15% menos chance de ter câncer colorretal.

Melhora a memória

Segundo a pesquisa feita na Universidade Johns Hopkins, a conclusão foi que 2 xícaras de café podem ser benéficas para a memória. O estudo realizou testes com 160 pessoas em 24 horas, eram pessoas que não bebiam café regularmente. Aqueles que ingeriram comprimidos de cafeína apresentaram melhor desempenho nos testes, do que os que tomaram placebo. A cafeína pode ser benéfica no processo de consolidação da memória.

Fornece antioxidantes

Se você nasceu no Brasil, deve saber que café é uma grande fonte de antioxidantes. Estudos recentes indicam que café tem mais antioxidantes do que frutas e vegetais juntos.

É uma grande fontes de nutrientes

Existem grandes nutrientes no café. um copo de café contém propriedades como:

  • A riboflavina ( vitamina B2 ): 11 % do RDA – um nutriente-chave no auxílio da produção de energia porque ele ajuda a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas, e os transforma em energia utilizável.
  • Ácido pantoténico ( Vitamina B5 ): 6 % da RDA – é necessário a todas as células do nosso corpo. Algumas vezes chamado de vitamina anti-estresse, ele possui um papel essencial na produção dos hormônios adrenais e dos transmissores neuromusculares essenciais.
  • O manganês e potássio : 3 % da RDA – O mangânes atua como uma coenzima para ajudar a progressão metabólica no corpo humano. Enquanto o potássio é um mineral que é necessário para diversas funções do seu corpo, especialmente os batimentos do coração.
  • Magnésio e niacina ( B3 ) : 2 % da RDA – é essencial em mais de 300 reações bioquímicas no corpo e desempenha um papel importante nos músculos, nervos, e na função imunológica, impedindo a arritmia, dando força aos ossos, regulação do açúcar no sangue e os níveis de pressão arterial, metabolismo energético e na síntese de proteínas.

 

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.