Take a fresh look at your lifestyle.

18 Benefícios Incríveis do Chá de Bardana para a Saúde

0

Você está em busca de uma desintoxicação poderosa que irá limpar seu corpo? Sua busca termina aqui! As raízes de bardana possuem propriedades de limpeza. Mas não é de admirar, então, que a Europa e Ásia, usem esta planta incrível e suas raízes. Enquanto alguns usam a raiz para preparar um chá, os japoneses a refogam para melhor proveito de seus nutrientes.

Bardana, também conhecida como Bardana, Baldrana, Bardana-maior, Carrapicho-de-carneiro, Carrapicho-grande, Erva-dos-pega-massos, Erva-dos-tinhosos, Gobô, Labaca, Lapa, Orelha-de-gigante, Pega-nossa, Pegamassa, Pegamasso, Pegamoço, Pejamaço, Perga-masso, é cientificamente conhecida como Arctium lappa, da família dos Asteraceae e tem origem na Eurásia.

As raízes desta planta têm um sabor doce e as flores e folhas, um gosto parecido com o da alcachofra. As longas raízes são finas, acinzentadas do lado de fora e por dentro são geralmente brancas. Muitas partes da bardana são comestíveis: as raízes, flores, os talos descascados e até mesmo as sementes.

Curiosidades:

  • A raiz de bardana, juntamente com outras plantas, já foi usada para a cura do sarampo pelos antigos praticantes medicinais chineses.
  • Ela aumenta o metabolismo, fazendo com que você perca peso e tenha mais energia.
  • Bloqueia a enzima que produz o ácido úrico, prevenindo a gota.

Veja a Seguir os 18 Benefícios Incríveis do Chá de Bardana para a Saúde:

beneficios cha de bardana dicavida

Tratamento de úlceras

As propriedades antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias, permitem que a raiz de bardana seja usada como um remédio seguro e natural para o tratamento de problemas de pele, incluindo eczema, úlceras, acne, psoríase e dermatite.

O que fazer: Ferva uma colher de raiz de bardana em um copo de água. Agora adicione farinha de aveia para a solução. Misture uma colher de purê de abacate e duas colheres de suco de limão. Faça uma pasta lisa e use-a no rosto e espere 30 minutos. Enxague e você se sentirá revigorado!

Promove o crescimento capilar

A raiz é amplamente utilizada para curar caspa. Ela também ajuda no condicionamento do couro cabeludo, promovendo o crescimento do cabelo, tratando a caspa e coceira do couro cabeludo.

O que fazer: Use o chá de bardana com mel, usando-o como um condicionador e lavando depois de 15 minutos para obter um cabelo saudável.

Aumenta as bactérias saudáveis

A desintoxicação natural promovida pelas raízes é uma excelente fonte de insulina. Este ingrediente, enquanto auxilia na digestão e liberação de toxinas, também atua como um laxante suave e alivia problemas de gás. Estas raízes são também conhecidas para aliviar problemas de acidez e refluxo e, ao mesmo tempo, melhoram os níveis de apetite. As folhas e caule servem como um estimulante do apetite. E também contém inulina, uma fibra dietética natural que aumenta as bactérias saudáveis no intestino.

Cura pedras nos rins

Tomando dois copos de chá feito a partir da raiz, irá estimular e tonificar seu sistema renal. O chá garantirá que as toxinas sejam liberadas. Ele é usado para absorver as pedras nos rins e tratar a insuficiência renal com suas propriedades diuréticas.

Controla a glicemia

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Se você tem o nível de açúcar elevado, agora pode ter a ajuda da raiz para equilibrar a glicemia e mantê-la sob controle. Por ser baixa em calorias e no índice glicêmico, também é adequada para diabéticos. Ela contém níveis baixos de sódio e alto nível de potássio.

O potássio é um nutriente que ajuda a remover a água de seus músculos, abaixando a prssão arterial. Você sabia que a cada 100 gramas de raiz de bardana que você consome, fornece 6,5% da quantidade necessária de potássio?

Previne o surgimento do câncer

Estudos realizados com a raiz de bardana sugerem que ela tem propriedades de cura do câncer. A raiz pode impedir metástases (câncer que se alastra para todo o corpo) e prevenir a recorrência do câncer. Isto é possível devido ao funcionamento das atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes desta raiz.

Protege o fígado

Esta raiz é conhecida por ter um impacto positivo nas doenças hepáticas. A raiz assegura que o fígado esteja livre de produtos químicos e toxinas, por aumentar a produção da bile, que o limpa e o ajuda a funcionar melhor e também prevenindo a hepatite.

Purifica o sangue

É um dos mais poderosos purificadores de sangue naturais conhecidas pelo homem. Sua ação mantém o sangue livre de toxinas e de radicais livres. Reduz o nível de colesterol mau e melhora o bom. Em suma, usando o chá de bardana diariamente poderá protegê-lo de várias patologias cardiovasculares.

Cura natural para a febre

Contém mucilagem que acalma tecidos inflamados na garganta e no trato digestivo. Funciona bem para tratar uma tosse seca dolorosa. É uma grande fonte natural de zinco, que é um dos melhores suplementos para o tratamento de gripes e resfriados. E, para não esquecer, ela possui uma propriedade antipirética que induz à transpiração e ajuda a temperatura do corpo baixar, fazendo diminuir a febre.

O que fazer: Você pode ferver a raiz e inalar o vapor para ajudar a limpar a sua garganta e o peito.

Melhora os níveis de imunidade

Vários estudos têm demonstrado o impacto positivo destas raízes no sistema imunitário do corpo humano. Suas propriedades antibacterianas acabam com as bactérias indesejadas e previnem a recorrência de infecções frequentes. Por exemplo, a raiz de bardana tem propriedades antifúngicas fortes. Bardana pode ser utilizada para tratar Cândida, pé de atleta e micoses.

Regulariza  o Sistema Cardiovascular

Um dos principais benefícios oferecidos pela Bardana está no sistema Cardiovascular. Além de reduzir a pressão arterial, ela aumenta a circulação sanguínea graças a suas propriedades depurativas. Não por acaso, seu uso é utilizado em casos de insuficiência hepática.

Modo de Uso

O chá de Bardana garante estes efeitos depurativos para o sangue. Siga a receita mostrada no início do artigo, aumentando para 3 vezes ao dia. Porém, para garantir que os efeitos sejam melhores aproveitados, é essencial ir a um médico com antecedência.

Acaba com as Espinhas

Outro excelente uso da Bardana está para a pele do rosto. Nutrientes como o Potássio, Ferro, Tanino e Flavonoides ajudam não apenas a limpar as acnes presentes no rosto, como previne que novas acnes apareçam. Seu tratamento natural é muito bem recomendado, e é uma saída simples de se realizar.

Modo de Uso

O chá de bardana, ingerido regularmente, já é o suficiente para ajudá-lo a prevenir a acne. Se preferir, você pode passar uma pequena porção do chá ainda morno diretamente no rosto, com a ajuda de um algodão, sempre uma vez antes de dormir, para garantir os mesmos efeitos.

Ajuda a eliminar o inchaço

A Bardana é um diurético natural, e este é seu uso mais comum para a saúde. Graças a ele, é possível combater diretamente doenças como cirrose, hepatites e problemas no fígado em geral. Também é possível perder alguns quilos indiretamente. Se deseja limpar o organismo, ela é sua melhor indicação.

Modo de Uso

Consuma o chá normalmente, apenas bebendo uma xícara após as refeições.

Aumenta a sensação de Saciedade

Graças aos efeitos diuréticos da Bardana, combinado aos demais nutrientes oferecidos pela raiz, a sensação de saciedade é prolongada, o que ajuda o organismo a regularizar suas atividades digestivas, além de ser uma maneira prática de lidar com a alimentação no dia a dia, sobretudo se você está mudando de dieta: consumindo a bardana dentro de uma certa frequência, o desconforto abdominal da nova rotina alimentar é reduzido.

Modo de Uso

O chá de bardana pode ser consumido normalmente nestes casos. Para ter um efeito melhor quanto a sensação de saciedade, cozinhe as raízes fatiadas por cerca de 10 minutos, e sirva como parte da salada ou individualmente.

Melhora as funções do intestino

Esta é um dos melhores benefícios que a Bardana oferece ao organismo. Com seu consumo constante, ela regula quase que por completo o sistema digestório. Além de estimular o apetite, a Bardana ajuda a eliminar toxinas e inflamações que atrapalham a digestão dos alimentos, e combinado a seus efeitos diuréticos, ela é ideal para quem sofre de problemas de saúde nesta região,

Modo de Uso

Consuma o chá normalmente. Para estes casos, é recomendável que sejam feitos antes das refeições, para que o apetite seja despertado, e até melhorar sua dieta. Ainda assim, mantenha a quantidade diária de 2 xícaras do chá.

Agiliza a recuperação de fraturas

A Bardana possui duas propriedades muito importantes para o sistema ósseo: o Cálcio, o Ferro e a Vitamina C. Enquanto os dois primeiros auxiliam no reforço dos ossos e na recuperação dos mesmos em casos de lesões, a Vitamina C ajuda a amplificar seus efeitos. Se você sofre de problemas como reumatismo e artrite, o chá de bardana é uma ótima saída.

Modo de Uso

O chá consumido duas vezes ao dia, 3 vezes por semana, é o bastante para ter os efeitos para os ossos. Outra alternativa é usar as raízes cozidas de bardana, na mesma frequência do chá. Veja como preparar.

Ingredientes

  • Raiz de Bardana
  • Água

Modo de Preparo

  • Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir as raízes de bardana em uma panela média, já picada.
  • Quando atingir o ponto de fervura, deixe cozinhando por cerca de 10 minutos.
  • Retire do fogo, reserve, e sirva com uma salada.

Possui flavonoides e antioxidantes

A bardana possui uma série de Flavonoides e Antioxidantes que não apenas aumentam a imunidade do corpo, mas que eliminam os efeitos de radicais livres, prevenindo o câncer. Entre os que mais se destacam, estão os Ácidos Felonóicos, a Luteolina, e a Quercetina. São eles que ajudam o seu organismo a ser mais resistente a quaisquer efeitos.

Modo de Uso

Mantenha o uso regular do chá de bardana para conseguir seus benefícios. Como veremos nas contraindicações adiante, mais do que duas vezes por semanas é o bastante para não cair em efeitos colaterais.

Ajuda em sua dieta atual

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Algo comum no oriente, a Bardana tem enorme valor como um tempero ou complemento alimentar, sobretudo se você é um adepto de alimentos mais leves e naturais no dia a dia. Consumir a raiz de bardana como um tempero para carnes brancas como a de peixes, ou como uma pequena parte da salada, vai garantir boa parte dos benefícios vistos até aqui.

Modo de Uso

Corte a raiz de Bardana em pequenas fatias, e cozinhe por alguns minutos em fogo baixo. Desta forma, você pode usar em qualquer prato que deseje. Entre os alimentos que combinam bem em sabor e valor nutricional com a Bardana estão os seguintes:

  • Tomate
  • Gergelim
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Pimenta Vermelha
  • Pepino
  • Peixes (Salmão, Atum, Sardinha)

Como fazer o chá?

Ingredientes

  • 30 g Raiz de Bardana
  • 3 Xícaras de Água

Modo de Preparo

  • Coloque as três xícaras de água em uma caneca, e deixe ferver.
  • Quando atingir o ponto de fervura, coloque a raiz de bardana fatiada. Desligue o fogo, tampe a caneca, e deixe descansado por 30 minutos.
  • Coe a mistura, e sirva. O ideal é ser consumido 2 vezes por dia, a primeira de manhã e a segunda a noite.

Uma palavra de cautela:

  • Evite o chá de bardana durante a gravidez – pois pode estimular contrações uterinas, danificando o feto e durante à amamentação.
  • No caso de você ser alérgico a margaridas e cravos e outras plantas deste grupo, seja criterioso antes de usar a bardana, para evitar reações alérgicas.
  • Evitar o consumo nos casos de quem sofre com distúrbios hemorrágicos.
  • Bardana pode ser responsável por aumentar as chances de sangramento após invasões cirúrgicas. Se você for se submeter à cirurgia, por favor, evite usar ou consumir a bardana, pelo menos, duas semanas antes do procedimento cirúrgico.
  • As pessoas que estão desidratadas devem evitar bardana por causa de suas propriedades diuréticas, o que pode piorar a desidratação; por isso beba muita água.

Experiências:

plantacao cha de bardana beneficios para a saude dicavida

Pessoas relatam que beber o chá de bardana diariamente por duas semanas, foi muito bom para a pele e para a perda de gordura corporal.

Já outras com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e alergias foram ajudadas.

Existem muitas plantas medicinais surpreendentes no mundo e o chá de bardana é um dos mais antigos que tem sido usados para uma série de doenças. Sempre beba o chá com moderação!

Veja também este vídeo sobre os benefícios da bardana (0:35)

Fontes:

https://www.stylecraze.com/articles/benefits-of-burdock-roots-for-skin-hair-and-health/

https://www.herbalremediesadvice.org/burdock-benefits.html

Leave A Reply

Your email address will not be published.