Take a fresh look at your lifestyle.

10 Benefícios Incríveis do Chocolate para a Saúde

0

Quando pensamos em chocolate, as duas palavras-chaves que vem à cabeça: “é uma delícia, mas engorda”, não necessariamente, o chocolate tem os seus benefícios ao ser consumido moderadamente.

Quantas vezes nos privamos de comer chocolate com o medo de engordar? Variadas vezes. Só esquecemos que chocolate pode ser consumido em pouca quantidade para saciar nossa vontade e nos deixar com o humor melhor e, ainda, auxilia em outros fins na saúde.

Podemos consumir chocolate diariamente, portanto, que seja de 13 gramas ou com menos calorias, nada em exagero, segundo o Endocrinologista Alfredo Halpern.

O chocolate negro/amargo é considerado o melhor, pois, é rico em flavanoides, um antioxidante natural que ajuda a neutralizar os radicais livres do corpo. Também, por ter de 60 a 85% de cacau, menos açúcar e menos gordura. Podemos usar o meio amargo na falta de negro/amargo, mas sua porcentagem de cacau é menor, de 40 a 55%.

Veja estes 10 Benefícios Incríveis de Chocolate para a Saúde:

benefícios do chocolate para saúde dicavida

Reduz estresse

Chocólatras, por exemplo, têm um nível menor de hormônios de estresse circulando no sangue. Ficam chatos e impacientes, enquanto não saciarem seu desejo. Já pessoas que andam estressadas, se consumir certa quantidade, já os deixarão mais relaxados.

Mantêm coração saudável

Segundo uma pesquisa realizada na Suécia, pessoas cardíacas têm mais tempo de vida se saborear o chocolate amargo pelo menos duas vezes por semana.

Diminui o colesterol ruim

Com o consumo do chocolate amargo foi mostrado que há uma redução de 10% do colesterol.

Evita derrame

Se consumirmos durante a semana, um tablete com quatro quadrados no máximo, temos menos chance de ser vítima de um acidente vascular cerebral.

Cuida da pele

Além de de todos esses benefícios, podemos utilizar o cacau como produto artesanal, como: cremes hidratantes, óleos, máscaras entre outros, para a maciez e o cuidado da pele.

Sabendo como consumir, daqui pra frente será muito mais fácil para evitar alguns problemas de saúde, com o consumo moderado de cacau e seus antioxidantes, combateremos nossa baixa autoestima, ou seja, nos cuidaremos mais.

Protege contra o tumor

Ele ajuda a combater o câncer através de uma molécula que foi encontrada no cacau, chamada de procianidinas, possui propriedade antioxidante que serve para proteger as células das degenerações do tumor.

Rejuvenesce

O cacau tem muito antioxidante que retarda o envelhecimento da pele.

Reduz a pressão arterial

O chocolate amargo pode reduzir a pressão arterial.

Melhora o performance do cérebro

Pesquisadores do Instituto Salk, na Califórnia, descobriram uma nova substância, chamada flavanols, que ajuda o cérebro a melhorar a memória.

Previne a hipertensão durante a gravidez

Ele ajuda a prevenir a hipertensão durante a gestação. O composto teobromina, encontrado, principalmente, nas variedades negra/amargas e meio amargas, pode ser o responsável pelo benefício.

Fonte:

https://www.nature.com/articles/nn.3850

Leave A Reply

Your email address will not be published.