Take a fresh look at your lifestyle.

10 Benefícios Incríveis do Manjericão para a Saúde

0

Manjericão é uma erva que pertence à mesma família da hortelã e orégano, muito consumido na culinária italiana, tailandesa e vietnamita. Também conhecido como alfavaca, ele foi descoberto na índia e logo se tornou fortemente consumido devido à crença de que essa planta seja sagrada e promove o crescimento espiritual.

Atualmente existem 35 tipos diferentes de manjericão que são usados na alimentação como tempero e chás, nos cuidados de higiene e beleza por meio de óleos essenciais para a pele.

Mas seus benefícios e utilidades vão muito além, estudos mostram que o manjericão promove uma boa saúde sendo capaz de combater doenças como câncer, diabetes, problemas cardíacos e de pele. Sua proteção ao sistema imunológico é incrível já que ele protege o corpo contra bactérias e infecções, danos no cérebro, visão e distúrbios emocionais, como a ansiedade.

Veja agora os 10 benefícios principais do manjericão para a saúde:

benefícios do manjericão para sua saúde dicavida

Melhora a saúde do coração

Por ser anti-inflamatório e conter magnésio o manjericão melhora a circulação sanguínea e mantém o equilíbrio da pressão arterial. Estudos mostram que ele diminui a chances de uma parada cardíaca por evitar a coagulação do sangue.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Por induzir a liberação de proteínas isso aumenta à resistência imunológica evitando problemas cardíacos. Além de aumentar o bom colesterol e diminuir o mal.

Alivia a gripe e resfriado

O manjericão possui propriedades antioxidantes que fortalecem a função imunológica do nosso corpo. Sua ação antibiótica é capaz de combater e proteger contra bactérias e infecções resultantes da gripe. Comer suas folhas, tomar um chá quente ou fazer um gargarejo vai ter uma ação expectorante, eliminando o muco da garganta.

Já a vitamina C presente nessa iguaria melhora a tosse e a dor de garganta, além de prevenir contra a asma.

Trata a pele

Para a pele o manjericão é um verdadeiro milagre. Quem sofre com acne, pode usá-lo para limpar os poros e evitar sua inflamação. No caso de feridas ou picada de insetos, ele pode ser usado diretamente na pele como uma pomada, devido a suas funções antimicrobianas.

Doenças como micose, psoríase e até câncer de pele podem ser tratadas com essa erva. Sua capacidade antioxidante melhora a aparência de manchas e retarda o envelhecimento precoce.

Alivia a dor de cabeça

O manjericão também pode ser usado com remédio natural contra a dor de cabeça, nesse caso ele vai servir como um relaxante muscular melhorando a dor de cabeça e nos músculos. Para isso, basta mastigar suas folhas ou até fazer um chá e beber.

Trata a depressão

Além dos sintomas físicos o manjericão trata problemas mentais e o mau humor, incluindo a depressão. Umas das propriedades dessa planta é sua ação antidepressiva, além de ajudar na produção de neurotransmissores responsáveis por regular os hormônios do humor.

Por servir como um tipo de calmante ele pode reduzir o estresse e fortalecer o sistema nervoso.

É um afrodisíaco natural

Durante muitos anos, o manjericão vem sendo considerado um símbolo do amor principalmente na Itália. Muitos dizem que seu cheiro ajuda aumentar a libido e a excitação, melhora a circulação e diminui a inflamação.

Elimina pedras nos rins

O manjericão aperfeiçoa a função renal e ajuda a desintoxicar o corpo. Especialmente para quem tem pedras nos rins o seu chá pode acelerar a eliminação por meio da urina. Nesse caso, misture o suco do manjericão com mel e beba durante o período de seis meses. Já quem sofre com infecções ou problemas urinários o recomendado é misturar seis folhas de manjericão com água e beber em jejum.

Melhora a memória

Se você tem uma memória fraca o manjericão pode ser um ótimo remédio. Devido a altas quantidades de corticosterona, ele é capaz de aumentar sua capacidade de guardar informações e prevenir doenças como o Alzheimer. Também ele aumenta a circulação no cérebro o que diminui possíveis danos.

Melhora os problemas do estômago

Problemas do estômago são bastante comuns a qualquer pessoa, principalmente quando o organismo não faz uma boa digestão. Nessa hora o manjericão pode ser de grande ajuda por ter uma ação diurética e refrescante além de também tratar a dor.

Uma boa sugestão é mastigar folhas de manjericão logo após comer comidas pesadas para facilitar a digestão.

Previne o câncer

Essa erva superpoderosa é rica em antioxidantes flavonoides capazes de eliminar células defeituosas do câncer. Essa mesma característica impede que novos tumores surjam em outras partes do corpo.

As vitaminas A e E presentes nessa erva também previnem o câncer principalmente o de mama.

Podemos concluir que o manjericão além de saboroso faz muito bem a saúde do corpo e da mente. Devido ao seu fácil cultivo, muitas pessoas preferem plantá-lo em uma pequena horta para ter essa erva sempre fresca. Então, fica pra você essa dica.

Dicas de Receita do Chá de Manjericão

benefícios do chá manjericão para sua saúde dicavida

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Ingrediente:

  • 10 folhas de manjericão
  • Água fervente

Modo de preparo:

Ferva 200 ml de água e adicione as 10 folhas de manjericão frescas. Deixe descansar por 10 minutos e coe.

Fontes:

https://draxe.com/benefits-of-basil/

https://www.medicalnewstoday.com/articles/266425.php

Leave A Reply

Your email address will not be published.