Take a fresh look at your lifestyle.

10 Principais Benefícios do Milho para Saúde

0

Quem nunca comeu milho? Esse legume caiu no gosto dos brasileiros e, hoje, é consumido nas ruas, praias e em restaurantes. Seu grande consumo não é de surpreender já que seus benefícios são imensos para o organismo em geral.

O que chama mais atenção, é que esse legume ou cereal é muito diversificado, podendo ser consumido ao natural, em forma de grão ou na composição de algum alimento como a canjica.

Valor nutricional do milho

Ele pode ser chamado de superalimento, já que contém valores nutricionais surpreendentes. Não é a toa que esse cereal está presente na alimentação tanto de países desenvolvidos, como por exemplo, os Estados Unidos, como também nos subdesenvolvidos, no caso da África, sendo uma fonte rica em:

1- Vitaminas: As principais vitaminas encontradas são A, B e E.

2- Antioxidantes: No milho amarelo há uma concentração de luteína e zeaxantina. No azul, tem a presença de antocianinas. No roxo, encontramos o ácido hidroxibenzóico.

3- Fibras: Ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo.

4- Carboidratos: Há uma maior concentração de amido.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

5- Minerais: Os principais são manganês, fósforo, magnésio, zinco e cobre.

Antes de sabermos quais são os benefícios, há alguns fatos que merecem nossa atenção:

  • Milho é corretamente considerado como cereal na forma de grão e quando fresco é chamado de legume.
  • Existem mais de uma coloração para o milho, são elas amarelo, vermelho, preto, roxo, azul e rosa. Também há uma espécie chamada milho doce, que possui menos amido.
  • Milho é originado de uma planta chamada Zea mays.

Veja abaixo 10 benefícios incríveis do milho para saúde

Previne o câncer

cancer

Os fitonutrientes – são antioxidantes e combatem aos radicais livres- oferecem proteção para várias doenças crônicas, inclusive o câncer. Esses antioxidantes têm agentes anticancerígenos como o ácido ferúlico, que combate tumores da mama e fígado.

Ajuda na digestão

alho-digestão

A grande quantidade de fibra presente no milho auxilia na passagem do alimento no trato digestivo. Além de proporcionar maior saciedade ao corpo, também ajuda na digestão do alimento. Até mesmo consumir variantes do milho como a pipoca, tem aumentado a quantidade de fibras no organismo e prevenindo contra constipação, hemorróidas e câncer colorretal.

Previne doenças do coração

coração

O potássio nesse caso é o responsável pela boa saúde do coração e controle da pressão alta. Ainda os fitoquímicos, possuem propriedades que bloqueiam a enzima de conversão da angiotensina I que previne o aumento da pressão arterial.

Diminui os níveis de colesterol

cholestrol

Consumir o óleo do milho possui um antiaterogênico no LDL o que automaticamente diminui doenças do coração. Além disso, previne placas de gorduras nas artérias. Para não perder as propriedades, esse óleo não deve ser aquecido.

Ajuda a ganhar massa muscular

milho massa muscular

Milho é uma boa fonte de carboidratos e calorias. A cada 100g há um total de 342 kcal, sendo um dos cereais mais calóricos. Então se seu objetivo é ganhar peso inclua o milho na dieta.

Combate a anemia

anemia

Sabemos que anemia é causada devido à deficiência de vitaminas e ferro no organismo. Nesse caso o milho é um alimento perfeito, pois é rico em vitaminas do complexo A, B, e E. Também possui uma quantidade considerável de ferro que ajuda a formação de glóbulos vermelhos.

Melhora a pele e a visão

melhora visão

A grande quantidade de vitamina A melhora o aspecto da pele tornando-a mais brilhante e ajuda na visão. O betacaroteno torna os cabelos, unhas, pele e membranas mucosas mais fortes e saudáveis.

Controle de diabetes e pressão alta

controla diabete

Esse legume tem ajudado na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, sendo indicado no tratamento da diabetes Tipo 2. No caso da pressão alta, a presença de fitonutrientes -isoflavonóides- age como regulador da insulina no corpo, e automaticamente com a liberação adequada de insulina no organismo evita que a pressão arterial se altere.

Não contém glúten

gluten

Para quem tem alergia a essa proteína –glúten- o milho é um alimento ideal. Devido a difícil digestão do glúten muitas pessoas têm sofrido de intolerância a ele ou doença celíaca. No caso do milho, há uma ausência dessa proteína sendo liberado para quem tem a doença.

Combate o ácido úrico

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Corn-Silk

O “cabelo de milho” é muito recomendado para a melhora do sistema urinário. Por ter propriedades diuréticas, ou seja, aumenta o fluxo da urina, há uma fácil liberação do excesso de ácido úrico responsável por artrite gotosa, pedra no rim e pressão alta. Além de tratar infecções urinárias.

Como consumir: Para 1 a 2 colheres de cabelo de milho use ½ litro de água. Ferva durante 10 minutos e coe. Beba 1xícara por dia.

Outros benefícios:

  • Aumenta a imunidade
  • Proteção contra o Alzheimer
  • Protege contra a Osteoporose
  • Alivia a TPM
  • Prevenção contra a Alopecia
  • Auxilia no metabolismo de gorduras
  • Retarda o envelhecimento
  • Melhora a função cognitiva

Como escolher milho no mercado?

  • Quando chegar ao mercado observe se o milho está bem protegido contra o sol, pois o excesso de calor torna-o mais vulnerável a bactérias.
  • Procure pelo milho com casca verde, pois esses são os frescos.
  • Se possível retire a casca e veja se as espigas estão macias, firmes e em fileiras.
  • Se estiver em um supermercado, compre o milho que está refrigerado.

Dicas de consumo

  • Quando consumidos em grandes quantidades são calóricos, em 100g de milho há um total de 370 kcal.
  • Para aproveitar todas as propriedades, o ideal é que se consuma com no máximo 3 dias após a compra.
  • Procure conservar o milho na geladeira, em uma vasilha com tampa.
  • Se não for comer no mesmo dia da compra não retire a casca que serve de proteção.
  • Sabe aquele milho em conserva, tome cuidado, pois não são muito saudáveis devido a grandes quantidades de sal.
  • Se for consumir o óleo, não o aqueça já que perde os nutrientes.

 

Fontes:

http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=90

https://www.organicfacts.net/health-benefits/cereal/health-benefits-of-corn.html

Leave A Reply

Your email address will not be published.