Take a fresh look at your lifestyle.

Benefícios da Groselha para a Saúde

0

Groselha é uma fruta vermelha, redonda e  brilhante. A sua polpa é suculenta e nutritiva, está entre os alimentos mais saudáveis devido ao seu alto teor de nutrientes e vitaminas. Elas contêm muito mais vitamina C do que as laranjas,  são ricas em potássio, contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A), contém outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E, ABL, Omega-6 e ácidos graxos essenciais) e potássio.

A groselha preta contêm antocianinas, que são antioxidantes, essas antocianinas reduzem a inflamação e os efeitos da artrite no corpo. O efeito é semelhante à aspirina ou ibuprofeno, o suco de groselha pode substituir esses medicamentos se tomado diariamente.

As groselhas podem ser uma grande ajuda para perder peso, contém baixas calorias, alto conteúdo de água. Muitas pessoas estão descobrindo os benefícios de comer frutas como cerejas, amoras e groselhas  para ajudar a perder peso rapidamente.

Veja agora os benefícios incríveis da groselha

dicavida-groselha-1-min (2)

Melhora a visão

A groselha mantém uma visão saudável, sua grande quantidade de vitamina A e caroteno ajudam a reduzir o risco de degeneração macular e cegueira noturna, também reduz a vermelhidão, coceira e ajuda na lubrificação dos olhos. Sua grande quantidade de vitamina C também ajuda a manter o funcionamento adequado das células da retina, melhorando a miopia e catarata e reduzindo a tensão intra-ocular. Misture 2 colheres de chá de suco de groselha em ½ xícara de água,  adicione um pouco de mel, beba todas as manhãs para reforçar sua visão.

Auxilia a Gestão de Diabetes

A groselha ajuda no tratamento de diabetes ou açúcar elevado no sangue, ela é rica em crómio e  ajuda a regular o metabolismo dos carboidratos fazendo com que o corpo responda melhor  à insulina que  por sua vez, reduz os níveis de glicose do sangue. Além disso, seu teor de vitamina C promove o bom funcionamento do pâncreas, regula a glicose no sangue e diminui os níveis de albumina no corpo.

Misturar 1 ou 2 colheres de chá de pó groselha ou suco em um copo de água, beba diariamente com o estômago vazio para controlar o diabetes e gerenciar suas complicações.

Previne o envelhecimento

Para retardar os sinais de envelhecimento, inclua  em sua dieta a groselha, devido à alta concentração de antioxidantes, a groselha  reduz a quantidade de radicais livres no corpo, ajuda a prevenir sinais de envelhecimento precoce, como rugas, linhas finas e manchas de idade, também é rica em vitamina A, que estimula a produção de colágeno para manter a elasticidade da pele e manter a aparência jovem. A groselha fortalece o fígado e ajuda na liberação de toxinas fora do corpo.

Misture um pouco de suco de groselha  em um óleo e aplique como loção para o corpo para evitar o ressecamento, bem como doenças como eczema e psoríase.

Aumenta a imunidade

A groselha aumenta a imunidade, sua grande quantidade de vitamina C a transforma em um  potente antioxidante, ela protege o organismo contra danos de radicais livres que potencialmente levam a várias infecções comuns desde uma  gripe até uma doença mais grave como o  câncer  e várias outras doenças.

Além disso, ela ajuda a aumentar a contagem de células brancas do sangue, que é principal linha do sistema imunológico de defesa.

Adicione ¼ de xícara de suco de groselha para ½ xícara de água morna e beba uma vez ao dia.

Melhora a saúde do cabelo

Devido ao seu teor de vitamina C é usada como tratamento para muitos problemas de cabelo, como perda de cabelo, cabelo opaco e grisalho prematuro. A deficiência de vitamina C pode levar à quebra e perda de cabelo.

Comer uma fruta de groselha  diariamente ou usar óleo de groselha para massagear o couro cabeludo algumas vezes na semana  ajudam a ter um cabelo saudável e forte.

Promove a Saúde Bucal

A vitamina C e outros nutrientes presentes na groselha são muito bons para sua saúde oral, elas combatem bactérias e infecções, previnem as cáries e melhoram as cavidades, ajuda a curar os tecidos da gengiva, quando tomado internamente. Além disso, ele limpa a boca  de bactérias nocivas que causam mau hálito.

Mastigue pedaços de fruta fresca de groselha diariamente. Você também pode utilizar o pó ou o suco diariamente para desfrutar de dentes e gengivas fortes.

Evita Problemas Urinários

Mais Sobre Este Assunto

A groselha também é muito boa para o sistema renal, é diurética, ela aumenta a frequência e o volume de micção liberando as toxinas através do sistema urinário, sem excesso de estimulo, ela inibe o crescimento de bactérias e, portanto, ajuda no tratamento de problemas urinários como infecções do trato urinário.

Para tratar infecções da bexiga, prepare uma solução misturando 1 colher de chá de pó de groselha  e açafrão em pó em um copo de água, ferva a solução até que reduza pela metade e, em seguida, deixe-a esfriar, beba 3 vezes por dia durante uma semana.

Melhora o funcionamento do cérebro

Esta fruta desempenha um papel fundamental na melhoria da memória e funções cognitivas por se rica em vitamina C e outros antioxidantes ela nutre o cérebro e  aumenta o funcionamento mental.

É um excelente tônico para o cérebro e nervos e auxilia na melhoria do sistema nervoso central do corpo e é útil no tratamento de doença de Alzheimer. Para aumentar o poder cerebral, tome duas vezes ao dia 1 a 3 colheres de chá de pó groselha.

Melhora a saúde cardiovascular

Fortalece os músculos do coração, pois bombeia sangue suavemente por todo o corpo, seu alto teor de ferro promove a produção de novas células vermelhas do sangue, melhorando  a circulação mantendo as artérias limpas reduzindo o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Também diminui a pressão arterial e previne doenças como aterosclerose e afecções da artéria coronária.

Misture 1 colher de chá de pó groselha em um copo de água morna, beba diariamente de manhã com o estômago vazio para melhorar a saúde cardiovascular.

Reduz o Colesterol

A ingestão regular de groselha ajuda a diminuir os níveis de colesterol do soro total, devido ao seu teor de pectina, ela inibe a agregação plaquetária e reduz os níveis de colesterol no organismo, a redução de lipoproteínas de baixa densidade (LDL ou “mau” colesterol) e triglicérides e um aumento considerável nos níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol ‘bom’) ajudam a melhorar a saúde cardiovascular em geral. Para reduzir o colesterol, coma frutas frescas de groselha  2 vezes por dia.

Algumas delícias feitas com groselha

Tarte de groselha

groselha-dicavida-3-min (1)

Ingredientes:

  • 200 g de açúcar
  • 2 iogurtes naturais
  • 1/2 copo de xarope de groselha
  • 3 ovos
  • 100 g de farinha
  • 50g de margarina

Modo de preparo:

Bata os ovos com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado, adicionar os iogurtes a groselha e a margarina derretida e mexer bem, por fim adicionar a farinha e colocar em uma forma. Vai ao forno a 180ºc até estar cozida.

Raspadinha de limão com groselha

groselha 9

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água mineral
  • 5 limão
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de licor cítrico
  • 6 colheres (sopa) de groselha

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture a água, o suco de limão, o açúcar, o licor e leve ao freezer no mínimo por 12 horas.

Com a ajuda de uma colher ou com aparelho próprio para raspar gelo, raspe a granita formando pequenos flocos.

Distribua em taças individuais e, na hora de servir, regue cada uma com uma colher de groselha.

 

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.