Take a fresh look at your lifestyle.

10 Benefícios Incríveis do Alho para a Saúde

0

“Deixe a comida ser o teu remédio, e a medicina seja a tua comida.” Essas são palavras famosas do antigo médico grego Hipócrates, muitas vezes chamado de pai da medicina ocidental. Ele costumava prescrever o alho para tratar uma variedade de condições médicas. Ele é considerado um superalimento, pois reúne diversos nutrientes, entre vitaminas, sais minerais e aminoácidos.

Está intimamente relacionado com Cebola, Cebolinha e Alho-poró e é feito de duas partes distintas, o bulbo e o cravo. O alho é uma erva que é cultivada em todo o mundo. Acredita-se que o alho é nativo da Sibéria, mas se espalhou para outras partes do mundo há mais de 5000 anos. Em alimentos e bebidas, o alho fresco, alho em pó e óleo de alho são usados ​​para dar sabor.

O sabor do alho é bastante forte e um pouco picante, o odor característico não agrada a todos, mas ainda é preferido pelas donas de casa que cozinham, pois o sabor que traz a todos os pratos não é substituído por nada e também tem muitas propriedades medicinais.

No entanto, ao longo da história antiga, o principal uso do alho foi para a saúde e propriedades medicinais. Seu uso foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses.

O Que Você Irá Encontrar Aqui

Os benefícios do alho para a saúde

1 – Fonte vital contra o câncer

É uma das melhores fontes para combater o câncer. Isso se deve a suas vitaminas e antioxidantes que cobrem diversas áreas do organismo, como o selênio, a vitamina C e o ajoene. Entre os tumores que o alho previne, estão os de pele, próstata, cólon e estômago.

Além disso, existe a possibilidade de se reduzir as chances do câncer de mama, no caso de mulheres, que comem carne bovina com frequência, quando o alho é utilizado como tempero.

2 – Manutenção do sistema cardíaco

O ajoene, antioxidante citado acima, não auxilia unicamente na prevenção do câncer. Tanto ele como outra propriedade no alho, a alicina, são anticoagulantes, que impedem a formação das placas que levam a infartos. Além disso, a alicina presente no alho auxilia no fluxo sanguíneo, através da formação de sulfureto de hidrogênio.

3 – Reduz o colesterol

Outra funcionalidade dos antioxidantes que o alho traz para o organismo é quanto ao colesterol. Com a ação anticoagulante, os níveis de colesterol ruim, o chamado LDL diminuem em um ritmo gradativo. Na mesma proporção, os níveis de colesterol bom, o HDL, aumentam.

4 – Previne a diabetes

Os níveis de açúcar no sangue podem ser controlados através do alho, reduzindo os níveis de homocisteína. Com sua diminuição, o fígado consegue produzir a insulina responsável por regular a glicose com mais facilidade. Todo esse processo previne doenças relacionados ao aumento de glicose, como a diabetes, por exemplo.

5 – Combate alergias

A alicina é ainda mais versátil do que se imagina. Suas propriedades antibacterianas e antissépticas reagem com diversas enzimas no organismo, fazendo com que limpem o corpo de irritações na garganta e de crises alérgicas em geral, já que também conta com uma boa fonte de Vitamina C.

O seu principal benefício é no tratamento de verrugas. Seus efeitos são tão imediatos que eles podem ser aplicados diretamente na área da verruga, repetindo o processo diariamente até que ela desapareça.

6 – Facilita a digestão

E aqui estamos com mais um benefício oferecido pela alicina. Se não bastasse todas as vantagens oferecidas por ela, a substância ajuda na digestão dos alimentos, facilitando a dissolução dos sucos digestivos no estômago. Além disso, o alho também pode potencializar a captação de outros nutrientes importantes para o organismo, cumprindo a mesma função da laranja.

7 – Ajuda a perder peso

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Como vimos, todos os benefícios do alho – quanto ao controle digestivo, queima de gorduras e, mesmo a prevenção de diabetes – são fortes aliados na luta contra a balança.

Comê-los diretamente pode trazer sabores indesejados, mas para conseguir os melhores efeitos sem passar por esse sufoco, a melhor forma é consumi-lo em chá, de preferência acompanhado com limão.

8 – Impede a queda de cabelo

As vitaminas A, B6, além de nutrientes, como o Ferro, o Potássio e o Magnésio são fontes essenciais para manter os cabelos resistentes e em crescimento constante.

Para quem sofre de problemas de calvície, ou está com quedas expressivas no cabelo, o alho é uma fonte variada de nutrientes para as madeixas.

9 – Atua como antifúngico natural

O alho é capaz de ajudar o corpo não apenas na proteção contra bactérias, como também na proteção contra fungos. Entre as doenças que o superalimento ajuda a combater estão o pé de atleta, a vaginite e a candidíase.

10 – É um excelente tempero

Com tantos benefícios, ficaria fácil incluir o alho em sua dieta, correto? Naturalmente, ele não é um alimento muito prazeroso de degustar por si só. Mas suas propriedades podem ser facilmente aproveitadas na forma de chá e, na forma ainda mais tradicional, como tempero.

Seja ele refogado em óleo ou azeite (respeitando seu ponto de saturação), ou misturado a outros temperos para saladas e molhos, o alho se mostra um grande aliado não apenas na saúde, mas no bem estar culinário em geral.

Por que é bom comer em jejum?

Comer alho em jejum é bom para desintoxicar o corpo se tomado em uso contínuo, e em longo prazo pode prevenir certos tipos de problemas que têm a ver com nervos e depressão. Para cada um dos benefícios que o alho nos oferece, devemos consumir preferencialmente cru, porque no processo de cozimento você pode perder muitas de suas valiosas propriedades.

Lembre – se que para evitar o incômodo gosto e cheiro que resta depois de comer alho, você pode optar por tomar um pouco de suco de limão ou mastigar uma folha de hortelã. O que importa é não se privar de obter os benefícios do alho.

Efeitos colaterais e segurança:

O alho é muito seguro para a maioria das pessoas quando tomado por via oral de forma adequada.  Porém, quando tomado, o alho pode causar mau hálito, sensação de ardor na boca ou no estômago, azia, gases, náuseas, vômitos, odor corporal e diarreia. Estes efeitos secundários são frequentemente piores com alho cru. E quando aplicado na pele, o alho pode causar danos na pele semelhantes a uma queimadura.

Precauções Especiais e Advertências:

1) Gravidez e amamentação:

O alho é PROVAVELMENTE SEGURO para usar durante a gravidez quando tomado nas quantidades normalmente encontradas nos alimentos. O alho é POSSIVELMENTE INSEGURO quando usado em quantidades medicinais durante a gravidez e durante a amamentação. Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança da aplicação de alho na pele se estiver grávida ou amamentando. Fique do lado seguro e evite o uso.

2) Problemas de estômago ou digestão:

O alho pode irritar o trato gastrointestinal (GI). Use com cuidado se você tiver problemas de estômago ou digestão.

3) Pressão arterial baixa:

O alho pode baixar a pressão arterial. Teoricamente, tomar alho pode fazer com que a pressão sanguínea se torne muito baixa em pessoas com pressão baixa.

4) Cirurgia:

O alho pode prolongar o sangramento e interferir na pressão sanguínea. Pare de tomar alho pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.

Benefícios do alho para homens:

1) O Viagra Original

Os antigos gregos sabiam dos benefícios sexuais do consumo de alho cru. O alho tem sido conhecido por ser um afrodisíaco natural – um complemento perfeito para um jantar romântico. O alho aumenta a circulação sanguínea, o que significa que mais sangue pode chegar àquelas partes especiais que precisam durante a relação sexual. Apenas certifique-se de que ambos os parceiros estejam tomando alho ao mesmo tempo. Não somente todos se beneficiarão, mas o odor em sua respiração normalmente será cancelado se ambas as pessoas consumirem o alho juntas.

2) Saúde do coração

Mais homens morrem todos os anos de doenças cardiovasculares e ataques cardíacos do que qualquer outra coisa. O alho é recomendado para ajudar a combater doenças cardiovasculares, reduzindo a pressão arterial. Quedas significativas na pressão arterial podem ser alcançadas comendo apenas quatro dentes de alho por dia.

3) Melhore sua saúde da próstata

Este poderia ser o benefício mais importante para os homens. Ao envelhecerem, muitos sofrem de aumento da próstata. Embora os médicos geralmente sejam rápidos em prescrever medicamentos, é importante saber que o alho reduz o risco de desenvolver uma próstata aumentada. Em alguns casos, comedores regulares de alho tiveram uma redução de 28% no tamanho da próstata em comparação com aqueles que não tomaram suplementos de alho.

4) Combate a doença de Alzheimer

A maioria das pessoas já ouviu falar do por que os antioxidantes são importantes – eles ajudam a retardar o processo de envelhecimento e ajudam as células do corpo a se reparar mais rapidamente. A maioria das pessoas também já ouviu falar de alguns antioxidantes populares, como chá verde, vinho e nozes. Mas raramente é mencionado que o alho também é um antioxidante extremamente poderoso. Duas outras condições perigosas que os antioxidantes ajudam a combater são a doença de Alzheimer e a demência. Isso ocorre porque essas doenças geralmente são causadas por uma mistura de colesterol alto e pressão alta (e, é claro, genética), que podem ser reduzidas com o consumo de alho.

5) Melhor desempenho atlético

Muitos consideram o alho como o “esteroide” original. Os benefícios do alho para os homens são claros e os médicos recomendam suplementos de alho para trabalhadores e atletas por milhares de anos. Muitos médicos e atletas usaram alho para ajudar a reduzir a fadiga e melhorar seu desempenho durante eventos esportivos. O mais famoso é que os atletas olímpicos gregos costumavam levar alho antes de competir nas Olimpíadas gregas originais.

Mais Sobre Este Assunto

6) Alho como desintoxicante

Permitir que o corpo seja desintoxicado de vez em quando está se tornando cada vez mais importante, dado o mundo em que vivemos hoje. Estudos têm mostrado que os compostos de enxofre no alho podem ajudar a proteger contra danos nos órgãos e ajudar o corpo a se desintoxicar da toxicidade do metal pesado. O alho é conhecido por reduzir os sintomas de toxicidade nos homens e deve ser adicionado ao plano de desintoxicação de todos.

7) Reduz o resfriado

Este é um dos grandes benefícios do alho para os homens – o alho ajudará o seu sistema imunológico a combater uma variedade de doenças. Mesmo os efeitos de um resfriado comum podem ser drasticamente reduzidos, complementando sua dieta com mais alho.

8) Pé de Atleta? Alho pode curar isso

Pé de atleta – a maioria não sabe, mas o alho tem propriedades antifúngicas e quando aplicado diretamente ao fungo pode matá-lo completamente. Um simples banho de pé quente com alho cru pode ajudar a reduzir ou mesmo eliminar o pé de atleta em apenas alguns dias. O composto chamado ajoene, encontrado no alho cru, é o responsável pelo poder de combate ao fungo.

9) É um anti-inflamatório natural

O óleo de alho tem sido citado por muitos médicos como um poderoso tratamento para dores musculares e articulações inflamadas. O médico recomenda que o óleo de alho puro seja esfregado diretamente na superfície da pele, onde a dor está ocorrendo. Não use óleo de alho se você tiver uma ferida aberta.

10) O alho é fácil de cozinhar

Portanto, há inúmeros benefícios para os homens e a melhor parte é que é fácil aproveitar esses benefícios. O alho é um dos ingredientes mais versáteis para cozinhar. Ao colocar um pouco de alho extra não é apenas incrivelmente fácil, mas fará com que o seu sabor de comida seja absolutamente delicioso.

O alho funciona melhor em sopas e molhos e é melhor assado ou refogado no azeite. O sabor forte que o alho exala (especialmente quando cozido) pode fazer com que qualquer prato chato ganhe vida. Algumas pessoas usam alho em pó durante o cozimento, mas recomenda-se usar alho fresco. A coisa mais importante a lembrar ao cozinhar com alho é esmagar o dente antes de começar a cozinhar. A alicina, o composto ativo no alho que tem muitos benefícios para a saúde, não se forma a menos que o cravo seja esmagado enquanto cru.

Os principais benefícios de beleza de alhos para pele e cabelo:

1) É eficaz no tratamento da acne e espinhas

A acne é um dos principais problemas de pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A causa exata da acne é desconhecida, mas dizem que é propagada pela sujeira, impurezas e outros materiais tóxicos presentes nos poros da pele. Além do consumo oral, a aplicação tópica de alho é eficaz no tratamento de problemas de pele como acne e espinhas. Há muitas maneiras, e alguns deles são:

(a) Pegue um dente de alho recém-cortado e esprema-o com pressão para liberar um pouco de suco. Agora, esfregue suavemente na área afetada e lave com água fria. Isso ajudará na redução da dor e inchaço da área afetada.

(b) Outro método de usar o alho contra a acne é pegar alguns dentes de alho recém-cortados e espremê-los para formar suco. Agora adicione vinagre branco a este suco em igual proporção e misture bem. Este suco pode ser aplicado agora à área afetada para se livrar dos problemas de pele como acne. O vinagre branco presente no suco ajuda a manter o equilíbrio do pH da nossa pele e o alho é eficaz na luta contra a infecção. Ao regular o nosso nível de pH e combater as infecções, desempenha um papel importante na luta contra a acne e outros problemas de pele.

(c) Nem todo mundo se sente confortável com a aplicação tópica de alho cru ou suco de alho em sua pele. Se você é um desses, então a máscara de mel de alho é o melhor para você. Para isso, pegue alguns dentes de alho recém-descascados e esmague-os bem para formar uma pasta fina. Agora adicione meia colher de sopa de mel e duas colheres de iogurte. Misture todos os ingredientes para formar uma pasta fina. Esta mistura pode agora ser aplicada à pele como uma máscara facial para se livrar da acne, espinhas e outros problemas de pele. O iogurte e o mel presente na máscara também ajudam a hidratar a pele e a manter a pele macia e suave. Se o alho cru não estiver disponível, então o óleo de alho ou alho em pó também pode ser usado como um substituto. No entanto, certifique-se de não usar mais do que duas a três gotas de óleo de alho e meia colher de sopa de alho em pó.

(d) Outro método de usar o alho para tratar a acne é tomando 4-5 pedaços de alho cru descascados e esmagando-os completamente para formar uma pasta fina. Agora, ferva 250 ml de água e, assim que começar a ferver, acrescente o alho amassado. Deixe a mistura ferver durante 30 a 35 minutos, assegurando sempre que o alho esteja sempre submerso na água. Quando a fervura da mistura ficar completa, deixe esfriar até amornar. Agora, esta mistura pode ser aplicada em toda a pele. Apenas certifique-se de aplicar a mistura somente quando ficar morna. Se estiver muito quente, queimará seu rosto e, se estiver muito frio, não será tão eficaz.

2) Produz o colágeno

Além dos antioxidantes, o alho também é uma boa fonte de enxofre, que é um composto importante que estimula a produção de colágeno em nosso corpo. O colágeno é uma proteína importante que é encontrada em abundância nos tecidos conectivos, como tendões, ligamentos, cartilagens, ossos, etc. É vital para nos manter saudáveis ​​e fornece força e elasticidade às células e tecidos do nosso corpo. O enxofre presente no alho reduz o risco de desenvolvimento de rugas, linhas finas e outros nutrientes, como vitaminas, minerais e polifenóis presentes no alho desempenham um papel importante em manter nossa pele saudável, pois fornecem nutrição adequada para a nossa pele.

3) Ajuda na remoção de estrias

Bem, você não pode fazer muito quando se trata do aparecimento de estrias, mas pode definitivamente usar alho para se livrar delas. A aplicação tópica de alho é muito eficaz na redução e desaparecimento de estrias. Este benefício de remoção de estrias do alho é principalmente devido à presença de compostos como alicina e enxofre nele. Estes compostos aumentam a elasticidade da nossa pele e, assim, previnem a ocorrência de estrias.

4) Bom para as unhas

Benefícios de beleza do alho não se limitam apenas à pele e cabelo, mas também se estende para unha. Verificou-se que a aplicação tópica de alho é muito eficaz para se livrar de unhas quebradiças. Este benefício do alho é principalmente por causa das propriedades antibacterianas do alho.

Ele ajuda na prevenção de qualquer tipo de infecções cuticulares e, assim, mantém nossas unhas saudáveis. Além disso, o alho também pode ser usado para se livrar do amarelinho das unhas. Para isso, bata alguns dentes de alho para obter o suco. Agora, esfregue os dentes de alho amassados ​​em suas unhas. Repita o mesmo processo, pelo menos duas vezes por semana, tornará suas unhas longas e fortes, além de remover o amarelinho delas.

5) Previne surto de psoríase

O alho também pode ser usado para aliviar os dolorosos surtos de psoríase. Este benefício do alho é principalmente devido à presença de antioxidantes como a vitamina C nele. A vitamina C é um antioxidante que possui propriedades anti-inflamatórias e é muito eficaz no alívio da dor e da inflamação causada por doenças inflamatórias, como a psoríase. Para isso, pegue um pouco de óleo de alho e esfregue suavemente na área afetada. Isso ajudará a se livrar dos surtos de psoríase desconfortáveis e dolorosos e fará sua pele macia, suave e livre de erupções cutâneas.

6) Promove o crescimento do cabelo

Comer alho regularmente ajuda no crescimento do cabelo. Isso acontece por causa da abundância de cobre nele. O cobre é um mineral vital que desempenha um papel essencial no crescimento do cabelo, pois ajuda a se livrar das substâncias nocivas da nossa cabeça. Também é eficaz no fortalecimento dos folículos capilares e melhora o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos.

7) Reduz a queda de cabelo

O alho é bom não só em promover o crescimento do cabelo, mas também para controlar o problema da queda de cabelo. Este benefício do alho é principalmente devido à presença do composto “alicina” nele. Para usar o alho para o tratamento da perda de cabelo, pegue algumas fatias de dente de alho recém-cortadas e esfregue-as no couro cabeludo. Isto irá fornecer nutrição para o seu couro cabeludo, irá aumentar a circulação sanguínea e, assim, ajudar no tratamento da perda de cabelo.

8) Ajuda no tratamento da caspa

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

A caspa é um problema comum no cabelo que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O alho é um tratamento eficaz contra a caspa por causa das propriedades antibacterianas e antifúngicas. Além disso, é rico em enxofre, que desempenha um papel importante na prevenção da infecção do couro cabeludo e também reduz a gravidade da caspa.

9) Previne o envelhecimento precoce dos cabelos

Aqueça 3-4 dentes de alho com óleo de coco e pimenta preta moída. Deixe esfriar e aplique no cabelo molhado como uma máscara. Deixe por 20 minutos e depois lave o cabelo como de costume. O alho pode ser usado para o tratamento prematuro de cabelos grisalhos. Este benefício do alho é principalmente devido à presença de antioxidantes neles. Ao fazê-lo, reduzem o risco de envelhecimento prematuro do cabelo e também evitam que o nosso cabelo fique embotado e quebradiço. Não só comer alho, mas também a aplicação tópica de alho é eficaz no tratamento de cabelos grisalhos.

Aprenda a fazer azeite de oliva com infusão de alho em casa e você terá todos os benefícios do alho com muito menos problemas e por uma fração do custo:

O ABC de fazer azeite de oliva infundido com alho:

O Clostridium Botulinum, o micro-organismo que causa o botulismo, está presente no solo, o que significa que também pode ser encontrado em vegetais e ervas. É anaeróbico, o que significa que ele prospera em um ambiente livre de oxigênio.

Ao fazer azeite de oliva com infusão de alho, você precisa de calor para matar os esporos de botulinum que possam estar presentes no alho. Felizmente, os riscos de envenenamento por botulismo são muito pequenos.

No entanto, se você tomar as devidas precauções, você pode facilmente fazer azeite de oliva com infusão de alho e o gosto é muito melhor quando feito com alho fresco.

Passo 1: Obtenha o Azeite de Olho Correto

Antes mesmo de começar a fazer o seu delicioso azeite de oliva com infusão de alho, você precisa ter certeza de que está fazendo o melhor azeite possível. Confie, você vai querer o melhor azeite de qualidade que você possa encontrar; não alguma porcaria adulterada com óleo de lâmpada nele.

Passo 2: Escolha o quanto de alho você quer

Agora decida quanto de alho você quer no seu óleo. Isso realmente depende das suas preferências. As recomendações profissionais variam de seis dentes de alho por xícara de óleo a uma cabeça de alho por xícara de óleo. Seis dentes (cerca de metade de uma cabeça de alho) produz um gosto de alho profundo e agradável no óleo. Mais do que isso, no entanto, é apenas um exagero e pode deixar um sabor amargo.

Passo 3: descasque seu alho

Você pode descascar, esmagar e deixar o alho descansar por alguns minutos para obter os benefícios máximos para a saúde.

Passo 4: refogue o alho em óleo

Despeje azeite suficiente no fundo da panela até formar uma camada, de preferência uma panela de ferro fundido bem conservada. Refogue o alho em fogo médio por três a cinco minutos. O alho deve chiar, mas não cozinhar (se ficar um pouco marrom nas bordas, tudo bem, mas você deve baixar o fogo). Se você só precisa de uma pequena quantidade de óleo com sabor de alho para cozinhar ou comer imediatamente, você pode usar o que está na panela.  Se você precisar de mais, vá para a próxima etapa.

Passo 5: Cozinhe o alho em mais óleo

Adicione a quantidade de azeite que você deseja infundir no alho levemente na frigideira. Abaixe o fogo e espere até que a mistura comece a borbulhar levemente. Deixe o alho ferver por três a cinco minutos (mas diminua ainda mais o aquecimento se o alho começar a queimar). Então deixe o óleo ferver por mais quinze minutos. Isso garante que os esporos de botulinum sejam erradicados se houver algum presente. Desligue o fogo e deixe o óleo esfriar. Isso permitirá que o óleo seja infundido com o maravilhoso sabor do alho.

Passo 6: Separe o alho

Peneire o óleo em um recipiente de armazenamento hermético. Separe o alho do óleo. Se houver alho no azeite, isso significará que eles podem ficar rançosos e estragar todo o seu azeite. O benefício adicional é que agora você tem todos esses deliciosos dentes de alho cozidos que você pode espalhar em uma fatia de pão e comer.

Passo 7: Guarde-o na sua geladeira

O último passo é armazená-lo na geladeira. O óleo pode ser colocado em um recipiente esterilizado e armazenado na geladeira por até uma semana. Você pode usar em vinagretes, assados ​​e pães.

Veja também uma reportagem sobre os benefícios do alho (3:53):

Leave A Reply

Your email address will not be published.