Take a fresh look at your lifestyle.

10 Benefícios do Óleo de Gergelim para a Saúde

0

Muitas vezes ignorado na culinária, o gergelim, conhecido também como sésamo, vai muito além dos pães. Essa planta pode atingir até um metro e meio de altura, com flores brancas, rosa ou púrpura, nativa do Oriente. Pertencente à família das Pedaliaceae, é comum ver o famoso pão com gergelim e pensar “para o que isso serve?” Mas acredite, essa sementinha, é versátil e rica em nutrientes, principalmente, em cálcio e ferro. E ainda mais, você sabia que existe o óleo de gergelim? Muito utilizado na medicina ayurvédica, ele oferece diversos benefícios por conta de seus nutrientes.

Veja a lista a seguir com os benefícios do óleo de gergelim

dicavida-gergelim-11-min

Benéfico para o cabelo

O óleo de gergelim é muito utilizado e indicado para tratamentos capilares, por ser nutritivo e lubrificante. Acrescentá-lo no cardápio é uma boa opção, afinal, apesar de muitas pessoas se esquecerem disso, a alimentação está fortemente ligada a saúde da pele e do cabelo.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Normalmente, ele é utilizado para auxiliar na recuperação dos fios danificados e no crescimento capilar. Além disso, ele pode ser utilizado em máscaras de hidratação para contribuir com o brilho, queda e maciez.

Contribui com uma pele saudável

Assim como contribui para os cabelos, o óleo de gergelim também é útil para revitalização da pele, ajudando a manter uma pele saudável e hidratada, pois seus nutrientes combatem o ressecamento, por isso, é indicado principalmente para rostos secos. Ele pode ser utilizado para fazer uma massagem facial ou na alimentação.

Ajuda no emagrecimento

Seus nutrientes favorecem a perda de peso, o ômega-3, por exemplo, presente no óleo, contribui para a diminuição das taxas de gordura e favorece um controle maior do apetite, ajudando a aumentar a sensação de saciedade. Por ajudar a controlar o apetite e reduzindo as chances do organismo de acumular gordura e até mesmo toxinas, o óleo de gergelim pode ser um grande aliado na dieta, basta usá-lo de maneira adequada e tomando cuidado para não exagerar.

Como qualquer outro alimento, os resultados na perda de peso não dependem só dele, por isso, associar uma alimentação saudável com exercícios físicos pode trazer resultados mais satisfatórios.

Auxilia no controle do colesterol

Por conta do ômega-3 e seus nutrientes, a taxa de colesterol ruim (LDL), é reduzida, o que pode ser um fator muito benéfico para quem possui desequilíbrio no colesterol. Esse fator, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e derrame cerebral.

Alivia as dores

O óleo de gergelim, nesse caso, também pode ser usado para massagens, acredita-se que ele proporciona alívio, principalmente, para juntas doloridas e contribua para o tratamento de dores crônicas. Esse benefício pode ser aproveitado por meio de uma massagem com o óleo morno.

Reduz o nível de açúcar no sangue

O óleo de gergelim possui propriedades antioxidantes que favorecem a redução do açúcar na corrente sanguínea. Tanto o baixo nível de açúcar no sangue, quanto o alto nível, pode causar doenças.

Por isso, é importante verificar esses níveis, para prevenir problemas ou controlar os que já fazem parte do seu quadro clínico. A hiperglicemia, por exemplo, é caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue e pode trazer  complicações diabéticas.

Colabora com a saúde intestinal

Às vezes, algumas dietas ou hábitos favorecem a ocorrência da constipação intestinal ou algum outro desequilíbrio no processo digestivo. O óleo de gergelim, ajuda a lubrificar o intestino e favorecer seu funcionamento. O que acaba contribuindo para a prevenção da prisão de ventre e para que o fluxo intestinal mantenha-se normal.

Auxilia no controle da ansiedade

Naturalmente, o controle da ansiedade está ligado ao estilo de vida das pessoas e naturalmente, à alimentação. O óleo de gergelim pode ser um aliado para conter a ansiedade, principalmente se for associado com outros tipos de terapias. Ele contribui para a melhora dos impulsos cerebrais. Nesse caso, ele pode ser utilizado na alimentação e também para fazer massagens, que ajudam a aliviar a ansiedade e amenizar o estresse.

Fortalece os ossos

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Os minerais encontrados no óleo de gergelim contribuem para a estrutura óssea, para sua saúde e desenvolvimento. Além disso, a falta de algum fator, como o cálcio, pode ser um agente de risco para o aparecimento de doenças que comprometam os ossos, como a osteoporose.

Contribui com a saúde bucal

Acredita-se que o óleo desempenhe um papel desintoxicante, que fazendo bochecho com o de gergelim ou de coco por exemplo, você estará proporcionando uma melhor limpeza bucal, sendo aliado do combate ao mau hálito e a nutrição da gengiva.

Não esqueça de fazer apenas alguns minutos com uma colher de sopa e de tomar cuidado para não exagerar e causar danos aos dentes, bochechas e gengivas.

Como usar o óleo de gergelim?

dicavida-gergelim-22-min

Se você não é acostumado a ter esse item no cardápio, tente acrescentar de maneira mais lenta, afinal, não faz bem consumir nada em excesso, ainda mais na primeira vez. O óleo de gergelim, ao contrário de outros presentes na culinária, pode ser submetido ao calor sem malefícios, porém, por conta do seu sabor forte, é importante tomar cuidado para não exagerar nos pratos. Ele pode ser usado para refogar ou dourar, como cebola e legumes.

Leave A Reply

Your email address will not be published.