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Benefícios de Pular Corda Para a Saúde

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Vamos direto ao ponto: Pulando corda, você pode queimar até 400 calorias em apenas meia hora. Excelente, não? Tem mais. Pular corda é um dos exercícios aeróbicos mais completos, pois melhora a resistência cardiovascular, fortalece os membros, torneia as pernas, aumenta a força dos músculos das pernas e dos pés e, ainda, ajuda a melhorar a coordenação motora.

Segundo Oswaldo Langella, especialista em Fisiologia do Exercícios, pular corda torna possível gastar tantas calorias, pois exige um enorme esforço físico. Isso quer dizer que os músculos são contraídos com muita intensidade, o que faz o coração trabalhar mais, consequentemente, melhora o condicionamento, além de favorecer o emagrecimento.

No entanto, é preciso manter uma postura correta ao pular corda e escolher equipamentos corretos para evitar lesões e melhorar a eficácia da prática. Veja os detalhes abaixo.

Equipamento para pular corda

Segundo Langella, é preciso decidir o tipo de corda que irá usar. A indicação é usar cordas de plástico com rolamentos nas conexões das portas das cordas nos bastões onde seguramos.

Segundo passo é escolher o tamanho da corda. Essa escolha irá depender do tamanho da pessoa que irá praticar essa atividade física. Se atende para a tabelinha:

  • Pessoas com até 1,50m: usar corda de 2,45m
  • Pessoas com 1,50m a 1,80m: usar corda de 2,65m
  • Pessoas acima de 1,80m: usar corda de 2,85.

Preparo para pular corda

  • Use tênis que suportem impacto dos pulos, para evitar lesões nas articulações.
  • Use roupas leves e confortáveis. Isso irá ajudar a evitar a fadiga.
  • Evite pular em piso de concreto, procure superfícies macias, como carpete, grama ou um tapete de exercícios.
  • Mantenha o corpo ereto e a cabeça reta. Olhe sempre para frente.
  • Pule com as pernas estendidas e aterrisse com as pontas dos pés e com os joelhos flexionados.

Dicas de tipos de exercícios.

  • De intervalos: Pule 30 segundos com velocidade baixa. Depois, faça de outros 30 segundos aumentando um pouco o ritmo e depois mais 30 segundos pulando em velocidade mais rápida.
  • Descanse 1 minuto e comece a sequência novamente até completar 10 minutos. Com o tempo, passe para 20 minutos e por fim, 30 minutos.
  • Pule com um pé de cada vez ao invés de usar os dois ao mesmo tempo.
  • Pule com os dois pés, mas deixando as pernas separadas, um para frente e outro para trás. Alternando em cada pulo. Para não sobrecarregar a musculatura, não pule corda todos os dias

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Alguns cuidados necessários:

As articulações são levadas ao estresse com a prática de pular corda. O impacto e a movimentação são realmente intensos nessas áreas, principalmente, nos joelhos, quadril e tornozelos. Lembre, como listamos acima, não pule corda todos os dias, um dia de intervalo já ajuda a evitar lesões.

Essa prática também é contraindicada para pessoas obesas, com problemas cardiovasculares, hipertensão e outros problemas de articulação. Em caso de dúvida, não pratique e procure um médico.

Abaixo listamos 10 benefícios incríveis proporcionados pelo ato de pular corda:

Melhora a coordenação

Sua simples prática faz com que você se concentre na movimentação dos seus pés, para mantê-los em harmonia junto ao ritmo da corda, fará isso repetidamente esforçando-se para não perder o ritmo. Desta forma, o treinamento propicia melhora na coordenação motora e nos reflexos. Movimentos repetitivos são executados por atletas para elevar exatamente estes quesitos.

Reduz o risco de lesões

A prática eleva a musculatura, aspecto que evita possíveis lesões recorrentes como no pé e no tornozelo. Contudo é uma atividade altamente aconselhável para pessoas que praticam esportes frequentemente.

Ajuda na queima de calorias

Comparado ao ato de correr, é certo dizer que a prática de pular corda queima bem mais calorias. É uma atividade ótima para quem quer perder peso, sua prática pode queimar até 1.300 calorias por hora, mantendo uma média de 0,1 caloria consumida por minuto praticado.

Estimula o sistema linfático

Para quem busca uma pele bonita e saudável, pular corda é o exercício certo, por incrível que pareça. O salto estimula o sistema linfático por meio da constante movimentação dos músculos. Esta prática ajuda na remoção de resíduos e toxinas do sangue, proporcionando ao corpo uma circulação sanguínea mais saudável.

Fortalece a densidade óssea

Pular corda é um ótimo exercício para quem busca o fortalecimento na parte óssea. O simples ato de pular, aumenta a densidade dos ossos, deixando-os mais resistentes e reduzindo o risco de fraturas ou contusões.

Caso possua algum problema genético ou hereditário na parte óssea, como a osteoporose ou histórico de fraturas, é necessário consultar um médico antes de iniciar os exercícios.

Melhora a saúde cardiovascular

De acordo com o ACSM (American College of Sports Medicine), o ato de pular corda é extremamente eficaz para o corpo, sendo benéfico principalmente para o coração e para o pulmão.

Pular corda é uma atividade de condicionamento aeróbico (exercício físico de baixa intensidade e de alta duração), sua prática constante aumenta a frequência cardíaca, facilitando a circulação do sangue e do oxigênio para o coração e para o resto do corpo.

Esses aspectos aumentam o metabolismo e melhoram a qualidade e a expectativa de vida, além de promoverem a disposição e o bem-estar.

Aumenta a paciência e o concentração

Ao pular corda você trabalhará não só o corpo, como também a mente. A concentração é necessária para se manter a sincronia entre o corpo e a corda, além de que como qualquer exercício físico, a prática elevará sua autoestima, afetando seu desempenho em situações do cotidiano.

Estimula a inteligência

O ato regular de pular corda pode até mesmo estimular a inteligência, este é um dos benefícios que a maioria das pessoas ainda desconhece. O salto ajuda a desenvolver os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, aspectos que elevam a consciência espacial.

A prática aperfeiçoará seu desempenho durante leituras, além de proporcionar a expansão na memória.

Melhora a respiração

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Assim como todos os outros exercícios, pular corda exigirá que se trabalhe o fôlego, isso lhe dará melhor controle de sua respiração, além de melhorar a saúde cardíaca e a resistência física.

Complemento perfeito para quem pratica esportes ou outros tipos de exercícios.

Acessível e portátil

De todas as atividades físicas, pular corda é a mais prática de todas. Você pode levar para qualquer lugar ou praticar em casa mesmo. Serve também como um aquecimento para outros tipos de atividades como andar de bicicleta, caminhar, ir para a academia ou antes de uma partida de um esporte qualquer.

Leia também: 4 Dicas Incríveis para Emagrecer Pulando Corda

Saiba mais sobre pular corda neste interessante vídeo a seguir:

 

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