Take a fresh look at your lifestyle.

Calcanhar Rachado – Como tratar

0

Calcanhar rachado é geralmente causado pelo ressecamento da pele, as rachaduras nos calcanhares podem ir de um mero ponto estético até problemas mais graves de saúde, como feridas que atrapalham o uso de calçados e micose. Porém, é possível tratar o calcanhar rachado com algumas dicas caseiras simples, que inclusive podem substituir os cremes se você quiser.

Veja as nossas sugestões para tratar o calcanhar rachado e se surpreenda!

dicavida-calcanhar-capa-min

Mamão

Mais do que um alimento para reforçar as funções dos intestinos, o mamão é um esfoliante natural para a pele, assim como alguns outros alimentos que já veremos a seguir. Além de mantê-la hidratada de certa forma, ela pode ajudar na cicatrização de feridas causadas pelo calcanhar rachado. Veja como utilizá-la desta forma.

Corte um mamão no meio, retire as sementes, e amasse-o até fique com uma consistência similar a um purê.

Três vezes ao dia, aplique o mamão apenas na região com rachaduras, e mantenha-o por 15 minutos.

Não misture nada a ele. Apenas deixe-o reservado em um recipiente de acordo na geladeira.

Vaselina e Suco de Limão

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Esta é uma dica que pode ser aplicada antes de dormir, sobretudo em noites frias. A combinação da Vaselina com Suco de Limão não irão apenas retirar as rachaduras dos pés, mas deixá-los mais macios. O que para quem passa horas com os pés fechados por sapatos, se torna um grande alívio. Veja como preparar.

Antes de fazermos a receita, é preciso que você hidrate os pés com água morna e sal. Deixe os pés em uma bacia com esta combinação entre 15 e 20 minutos. Depois deste tempo, seque-os muito bem.

Faça uma mistura com 1 colher de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa de vaselina, passe nos calcanhares. A mistura tem de ser suficiente para os dois calcanhares.

Cubra os pés com meias de algodão, e deixe a mistura agir nos pés durante a noite.

Suco de Limão

Se você não se sentir à vontade utilizando o método acima, existe esta variação interessante feita apenas com o suco de limão. Suas propriedades ácidas, além da potencialização oferecida pela Vitamina C, agiliza o processo de recuperação do calcanhar rachado.

Vamos a receita.

Esquente uma quantidade de água suficiente para cobrir os seus pés. Não é preciso ferver.

Misture o suco de 1 limão inteiro na água, e deixe seus calcanhares descansando na mistura por cerca de 15 minutos.

Depois deste tempo, lave os pés com pedra pome (veja mais adiante), e seque-os. Repita o processo diariamente até as rachaduras saírem.

Pedra Pome

Para quem não dispõe de muito tempo para realizar alguns dos métodos mostrados aqui, ou já conseguiu acabar com os calcanhares rachados e deseja mantê-los mais limpos, você pode utilizar uma pedra pome tranquilamente. Uma vez que ela é um esfoliante natural, não há riscos para a saúde.

Um bom uso da Pedra Pome é sempre após um banho, ou uma hidratação exclusiva para os pés, como as já recomendadas aqui. Depois de hidratar os pés, raspe devagar os calcanhares com a pedra, para retirar as peles mortas. Lave novamente para tirar o excesso, e assim você terá calcanhares mais resistentes.

Manteiga de Cacau

A manteiga de Cacau não serve apenas para as rachaduras na boca. Como ela trata as superfícies de pele em geral, você pode aplicá-las diariamente antes de dormir nos calcanhares, para evitar as rachaduras. Para este uso, é mais adequado utilizar a versão em pomada do que o bastão utilizado na boca – além de mais eficiente, também é mais higiênico.

 Esfoliante de Farinha de Arroz

Alguns esfoliantes naturais podem ser utilizados sozinhos – como é o caso do mamão – ou necessitam de uma receita especial para reunir os seus melhores nutrientes. Assim é com o Esfoliante de Farinha de Arroz. Veja o que precisa para acabar com as rachaduras nos calcanhares.

Ingredientes

  • 3 Colheres de Sopa de Farinha de Arroz
  • 2 Colheres de Chá de Vinagre de Mel
  • 2 Colheres de Chá de Sidra de Maçã

Modo de Preparo

Faça a mistura dos ingredientes e deixe reservados. Enquanto isso, mantenha os pés dentro de uma bacia com água morna por pelo menos 20 minutos.

Depois deste tempo, tire-os da água, e sem secar os pés, aplique a pasta que se formou da mistura. Faça movimentos suaves, e não é preciso aplicar uma quantidade muito grande da mesma.

Caso tenha sobrado, reserve-o em um local arejado para usar em outras ocasiões.

Mel

Com suas propriedades antibacterianas, o mel pode ser a solução que você precisa tanto para acabar com as rachaduras nos pés, como com os pés secos, já que ele pode hidratar e muito bem. E a maneira de usá-lo é tão simples quanto as outras: basta misturá-lo a água morna, e deixar os pés dentro entre 15 e 20 minutos, para conseguir os efeitos que precisa.

Óleo de Mamona

O uso deste óleo consegue ser ainda mais prático do que outros exemplos citados até aqui. Com um pouco de algodão, você pode passar uma boa quantidade do óleo de mamona na região com mais rachaduras, para que pouco a pouco, suas propriedades hidratantes façam efeito.

Contudo, é importante ressaltar duas restrições ao uso de óleo de mamona. A primeira é que gestantes não podem usar este óleo – uma vez que eles podem induzir as dores do parto, ele se torna uma opção arriscada mesmo que aplicada em uma área considerada fora de risco.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

E a segunda é que, em casos onde as rachaduras se tornaram feridas abertas ele não pode ser usado sob hipótese alguma, para não dificultar outros tratamentos, assim como a cicatrização da ferida.

Banana

A banana possui muitas vantagens, como você pode ver em alguns posts por aqui. Além de todos eles, ainda por cima pode acabar com o calcanhar rachado. Veja como usá-la. E um detalhe importante: apenas bananas maduras servem para este caso, certo?

Pegue 1 banana e amasse até que forme uma pasta. Não pode haver nenhum pedacinho que não esteja amassado.

Deixe seus pés limpos, e aplique a pasta. Mantenha por aproximadamente 15 minutos.

Lave os pés com água quente, e logo em seguida com água gelada. E deixe na água gelada por alguns minutos.

Óleo Vegetal

Os chamados óleos hidrogenados são uma boa sugestão para quem já está com os pés com grandes rachaduras e ressecamentos por muito tempo nos pés. Suas propriedades hidratantes vão ajudar o organismo a rejuvenescer a pele, e preveni-la de novas rachaduras.

Você pode escolher entre as seguintes opções:

  • Óleo de Sésamo
  • Óleo de Oliva
  • Óleo de Coco
  • Óleo de Canola
  • Óleo de Castanhas

Gostou das dicas? Deixe nos comentários quais delas achou mais fácil, e como foi possível recuperar os calcanhares do ressecamento com elas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.