Take a fresh look at your lifestyle.

Como Calcular seu Peso Ideal IMC

0

O IMC – índice de Massa Corporal – é um índice usado para medir qual é o seu peso ideal. Ele é calculado igualmente para homens e mulheres, sendo possível descobrir quanto você precisa perder de peso exatamente.

Esta é uma media oficial adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, existem outros estudos indicando diferentes formas de cálculo para sexo masculino ou feminino, mas ainda não são oficiais.

Como funciona o cálculo do IMC?

 

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Calculo do IMC – Como na formula a seguir, o IMC é determinado dividindo o peso, pela a altura ao quadrado:

dicavida-imc-1-min

Exemplo – no exemplo a seguir, o indivíduo pesa 88 quilogramas e tem 1 metro e 89 centímetros de altura. Logo o calculo é feito da seguinte forma:

dicavida-imc-2-min

Limitações – O IMC não pode ser aplicado para crianças, idosos ou gestantes. Também não deve ser aplicadas para pessoas musculosas. Elas podem ter um IMC alto, devido a quantidade de músculos, mas não serem obesas. Pessoas asiáticas, de acordo com a OMS, poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.

Como calcular seu peso ideal – IMC?

Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, descubra se você está acima do peso e veja quanto precisa perder para chegar em seu peso ideal.

 

IMC imagem

Clique aqui e calcule o seu peso ideal – IMC

 

Agora que você já sabe o seu resultado. Veja o que precisa fazer em cada condição.

Peso baixo – IMC menor que 18,5:

  • Implicações: anorexia, bulimia, osteoporose, auto consumo de massa muscular, debilidade, transtorno digestivo, estresse, ansiedade.
  • O que você pode fazer: você precisa ganhar peso. Adicione mais carboidratos em sua dieta, escolha sempre alimentos saudáveis e pratique exercícios. É importante que você busque um médico para acompanhamento.
Mais Sobre Este Assunto

Como Calcular seu Peso Ideal IMC

Peso ideal – IMC entre 18,5 e 24,9:

  • Implicações: estado normal, bom aparência física, bom nível de energia e vitalidade.
  • O que você pode fazer: você está em seu peso ideal. Certifique-se de se alimentar corretamente ao longo do dia e se exercitar regularmente. Confira como você pode manter a boa forma com caminhada e os benefícios que ela proporciona para o corpo.

Acima do peso – IMC entre 25,0 e 29,9:

  • Implicações: fadiga, problemas digestivos, problemas circulatórios e varizes.

Obesidade tipo I (IMC entre 30,0 e 34,9) Tipo II (IMC entre 35,0 e 39,9), TIPO III (IMC acima de 40):

  • Implicações: diabetes, enfarto, trombo flebites, arterosclerose, apneia, falta de ar, sonolência, trombose pulmonar, úlcera varicosas refluxo esofágico entre outros.
  • O que você pode fazer: os cuidados para obesidade podem ser diferenciados para cada tipo, isso que irá definir é um médico o qual você deve consultar. Ele irá receitar medicações e poderá indicar um cirurgia. Conheça mais sobre obesidade, suas causas e tratamentos.

Medição do porcentual de gordura

Este método é a maneira mais rápida para se ter uma ótima visão de qual é seu peso ideal. No entanto, para uma medição ainda mais profunda, deve-se medir o porcentual de gordura corporal.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Este tipo de medição é feita unicamente em consulta por um profissional qualificado utilizando um medidor de dobras cutâneas. Também é possível encontrar estes medidores de gorduras em algumas boas academias de ginásticas.

O cálculo é diferenciado para homens e mulheres.

Embora não seja uma medida oficializada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, o IMC calculado diferentemente entre homens e mulheres vem sendo utilizado. Para entender melhor como é a tabela entre homens e mulheres, confira a tabela abaixo.

dicavida-imc-tabela[-min

Veja também esta reportagem sobre o IMC (2:47):

Leave A Reply

Your email address will not be published.