Take a fresh look at your lifestyle.

Cálculo de Vesícula Biliar

0

A vesícula biliar é um órgão de grande importância no processo de digestão e que, muitas vezes, sofre processos dolorosos terríveis. Cálculos na vesícula na maioria dos casos são causados pelo aumento de colesterol no sangue, decorrente de problemas alimentares e, se não for tratado de acordo, o risco de doenças mais graves, ou mesmo uma cirurgia para retirada da vesícula, se faz necessária.

Para não chegar a esse ponto, considere as seguintes opções de remédios caseiros para cuidar da vesícula biliar. Se aplicados corretamente, as melhoras no organismo serão realmente satisfatórias. Veja a seguir:

Remédios Caseiros contra Cálculo de Vesícula Biliar

Óleo de Rícino

dicavida_vesicula_1

 

Uma solução básica para amenizar as dores de cálculos na vesícula biliar, ou mesmo acabar com pedras pequenas e médias, é esquentar um pouco de óleo de rícino. Suas propriedades anti-inflamatórias combatem diretamente as pedras na vesícula, e na temperatura correta, dissolve os cálculos sem riscos.

Para usar o óleo de rícino dessa forma, siga a seguinte receita.

  • Aqueça uma xícara de óleo de rícino.
  • Embeba um pano de algodão limpo no óleo ainda quente. Retire o excesso, e dobre o pano várias vezes, formando uma atadura.
  • Ainda quente, coloque o pano no lado direito do estômago, e mantenha-o nessa posição por cerca de meia hora. Repita o processo ao menos uma vez por dia, até o inchaço diminuir ou sair por completo.

Compressa Quente

dicavida_vesicula_2

 

Caso não tenha óleo de rícino, você pode realizar uma simples compressa quente na mesma região para controlar as dores dos cálculos biliares. É possível utilizar tanto uma bolsa ou travesseiro térmico, e na falta destes, uma toalha com água quente. Em ambos os casos, sempre busque incluir uma proteção extra para evitar queimaduras na pele.

Chá de Hortelã

dicavida_vesicula_3

 

A hortelã é uma das melhores opções para diminuir as pedras na vesícula. Uma das substâncias presentes na hortaliça, o terpeno, incentiva a produção dos sucos biliares, o que ajuda a amenizar os efeitos dos cálculos, e até mesmo quebrar alguns deles. Utilizando como um complemento ao óleo de rícino, o alívio estará garantido.

Para fazer o chá de hortelã, siga a seguinte receita.

Ingredientes

  • 1 Colher de Sopa de Folhas Secas de Hortelã
  • 2 Xícaras de Água

Modo de Preparo

– Ferva a água. Em um recipiente separado, coloque as folhas de hortelã.
– Quando atingir o ponto de fervura, coloque a água no recipiente com as folhas, tampe, e deixe por 5 minutos.
– Coe, e deixe em um recipiente de vidro adequado. Beba o chá 3 vezes por dia para combater os cálculos na vesícula.

Chá de Boldo

dicavida_vesicula_4

 

Uma alternativa ao chá de hortelã, o de boldo possui efeitos antioxidantes e diuréticos, e são ainda mais efetivos do que o chá exemplificado acima, já que seus efeitos influenciam diretamente a vesícula. Considere uma opção viável se você não tem hortelã em casa.

Siga a seguinte receita.

Ingredientes

  • 1 Colher de Sopa de Folhas de Boldo
  • 1 Xícara de água

Modo de Preparo

– Coloque a água para ferver. Separadamente, coloque as folhas de boldo.
– Coloque a água fervente no recipiente com as folhas de boldo, tampe-o e deixe por 5 a 10 minutos.
– Coe e deixe em um recipiente. Beba duas vezes ao dia, sempre entre refeições.

Infusão de Menta

dicavida_vesicula_5

 

Assim como a hortelã, a infusão de menta é outro remédio caseiro que incentiva a produção de bílis, destruindo e prevenindo os cálculos na vesícula. Duas vezes ao dia, seus efeitos contra este problema tão cruel estão garantidos. Para ter o devido cuidado, beba sempre em torno de uma a duas horas depois das principais refeições, para garantir os efeitos durante o processo de digestão.

Ingredientes

1 Colher de Sopa de Folhas de Menta
1 Xícara de Água

Modo de Preparo
– Ferva a água.
– Coloque ainda fervente em um recipiente já separado com as folhas de menta, tampe e deixe por cinco minutos.
– Abra, deixe amornar, e sirva nos horários recomendados.

Alcachofra

dicavida_vesicula_6

 

Auxiliando tanto a vesícula biliar como o fígado, a alcachofra é um remédio natural contra os cálculos biliares. Independente da forma como use, a alimentação constante com ela incentiva a produção das células hepáticas, o que por sua vez intensifica as atividades dos órgãos digestivos. Se consumi-las corretamente, a prevenção contra os efeitos dos cálculos biliares é garantido.

Folha de Abacateiro

dicavida_vesicula_7

 

As folhas de abacateiro oferece excelentes benefícios para o sistema digestório como um todo. Sua infusão estimulam as funções do estômago, fígado, vesícula, eliminando por completo as pedras na vesícula. E sua infusão é muito fácil de ser realizada.

Ingredientes

  • 2 Folhas de Abacateiro
  • 500 ml de Água

Modo de Preparo

  • Ferva a água com as folhas de abacateiro.
  • Após atingir o ponto de fervura, deixe por mais 5 minutos. Tampe, e deixe amornar.
  • Beba duas vezes ao dia, cerca de 1 a 2 horas depois das refeições.

Cardo de Leite

dicavida_vesicula_8

 

Cuidado para não confundir com “caldo” de leite. O cardo de leite é uma erva muito eficaz contra os cálculos biliares, graças a uma substância que estimula a produção de bile, a Silymarin. Através dela, tanto a vesícula como o fígado ficam muito bem protegidos de possíveis cálculos.

Para aproveitar bem o cardo de leite, faça a seguinte receita.

Ingredientes

  • 1 Colher de Sopa de Sementes de Cardo
  • 3 Xícaras de Água
  • Mel

Modo de Preparo

  • Amasse as sementes de cardo de leite em um pilão ou moedor de café. Misture-as na água e deixe ferver.
  • Mantenha tampado por 20 minutos após atingir o tempo de fervura.
  • Coe o chá e misture com o mel. Beba 2 ou 3 vezes por dia.

Vinho

dicavida_vesicula_9

 

De todos os remédios caseiros até aqui, é um tanto destoante colocar vinho na mesma lista desses remédios para usar contra a vesícula biliar, não é verdade? Porém, as propriedades adstringentes da bebida são responsáveis por proteger o órgão de possíveis cálculos Basta meia taça de vinho para conseguir os efeitos protetores. O ideal é tomar meia taça por dia. Antes de iniciar, consulte um médico para saber se você não tem problemas com álcool.

Suco de Pêra

dicavida_vesicula_10

 

Assim como a maçã, a pêra possui uma propriedade especial que ajuda a limpar o fígado e a vesícula de impurezas, a Pectina. Com ela, o excesso de colesterol é retirado dos órgãos, facilitando inclusive outros processos do sistema digestório.

Para fazer o suco, siga a seguinte receita.

Ingredientes

  • ½ Copo de Suco de Pêra (Bata 3 pêras sem casca no liquidificador)
  • ½ Copo de Água Quente
  • 2 Colheres de Sopa de Mel

Modo de Preparo
– Misture o suco com a água ainda quente.
– Adicione o mel, e beba 3 vezes por dia durante 2 semanas.

Cabe lembrar que antes de preparar a maior parte destes remédios caseiros, é importante consultar um médico para saber qual o tamanho dos cálculos na vesícula, para que seja tratado de acordo. Uma vez que haja uma noção exata das dores, você pode direcionar os remédios de acordo. Portanto, não deixe de cuidar muito bem da sua saúde.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.