Take a fresh look at your lifestyle.

Cárie e Cavidade Dentária

0

A cárie dentária e as cavidades são tipos de doenças que ocorrem não por serem infectadas indiretamente, mas pela falta excessiva de cuidado com a higiene bucal. Entre os sintomas mais comuns de cárie, estão a conhecida dor de dente, sensibilidade dentária (Quando a gengiva e os dentes reagem alimentos muito quentes ou frios), coloração escura na superfície do dente, e dor ao morder.

Se não cuidada, ela pode gerar infecções irremediáveis nos dentes, além de perdê-los. Para evitar que este problema aconteça, separamos uma lista com incríveis dicas para evitar que isso aconteça. Veja a seguir:

Dicas caseiras para tratar cárie e cavidades dentárias:

Enxágue a boca com água morna

dicavida_cavidade_de_4eLGr

 

Existem maneiras muito simples de se evitar a cárie e um exemplo está logo após a alimentação. Antes de escovar os dentes, faça um enxágue com água morna, certificando-se de cobrir toda a boca.

A ideia com esse bochecho é retirar os restos de alimentos que ainda podem estar entre os dentes. Complementa-se a esse hábito passar um bom fio dental e, claro, escovar os dentes.

Faça um Enxágue Natural

dicavida_cavidade_de_FCt5F

 

Caso já esteja apresentando alguns dos sintomas de cárie, o enxágue precisa ser mais específico do que apenas água morna. Para fazer esta receita, siga os passos a seguir.

Ingredientes

  • 100 ml de Água
  • 40 Gotas de Licor
  • 3 Gotas de Óleo da Árvore de Chá
  • 1 Gota de Óleo de Canela
  • 3 Gotas de Óleo de Cravo
  • 10 Gotas de Óleo Menta
  • 3 Gotas de Óleo de Tomilho

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Modo de Preparo

– Misture todos os ingredientes, até chegar a um ponto homogêneo, e faça o enxágue com ele toda noite. Retire o óleo de menta caso o bochecho seja para crianças.

– Procure mantê-lo em um recipiente de vidro, para preservar com mais segurança as propriedades do enxágue. E lembre-se de conservá-lo em um lugar seco e fresco.

Escove os dentes com Bicarbonato de Sódio

dicavida_cavidade_de_mDjx3

 

O Bicarbonato de Sódio é versátil quando se trata da saúde bucal. Inclusive, já mostramos uma maneira muito boa de utilizá-lo como um bochecho por aqui. Você pode ser ainda mais direto para acabar com as cáries e cavidades dentárias, utilizando sua escova de dentes.

Para realizar esta receita caseira, dissolva meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um pouco de água, para formar uma espécie de pasta. Coloque em sua escova de dentes e passe em todos os pontos com os sintomas de cárie. Mas tenha cuidado! Esta dica deve ser usada no máximo 2 vezes por semana, pois o bicarbonato pode danificar o esmalte dos dentes, tornando-os mais sensíveis.

Óleo de Gergelim

dicavida_cavidade_de_P9dQZ

 

Além de combater as cavidades e as cáries, o milenar óleo de gergelim é um excelente aliado no combate ao sangramento na gengiva, acabando com todas as bactérias que estão afetando sua boca. E para usá-lo, temos a seguinte receita.

– Toda Manhã, coloque 1 colher de óleo de gergelim na boca e com cuidado, circule os dentes por cerca de 20 minutos.

– Não engula o óleo, nem faça bochechos com ele. Após o tempo, enxágue a boca com água morna, e escova os dentes normalmente.

– Importante salientar: faça isso em jejum, para garantir melhores resultados.

Coma menos alimentos açucarados

dicavida_cavidade_de_T5mU1

 

Um dos motivos que levam as cáries com muito mais rapidez são alimentos com excesso de açúcar, como bolachas recheadas, balas, chicletes, sucos em pó, refrigerantes, além do próprio açúcar para adoçar o café e achocolatados. A grande quantidade de açúcar presente nestes e outros alimentos incentivam a proliferação de bactérias, e a médio prazo pode gerar cárie com velocidade.

Mais Sobre Este Assunto

Logo, evite comer muitos alimentos com estas quantidades. Prefira frutas como maçãs e uvas para evitar a necessidade de comer doces, além de outras receitas especiais que você pode conferir neste artigo especial.

Mude de escova de dentes regularmente

dicavida_cavidade_de_J4S74

 

Por incrível que pareça, um dos vilões dos dentes na formação de cárie é a própria escova de dentes. Depois de algumas semanas de uso, ela começa a acumular bactérias, que acabam por se proliferar pelos dentes, causando danos maiores.

Para evitar que as escovas de dente causem maiores problemas ao organismo, troque sua escova de dentes de tempos em tempos. O ideal é ser feito mês a mês, mas caso não seja possível, troque a cada 2 meses, para ter uma saúde bucal mais segura.

Cúrcuma

dicavida_cavidade_de_RXk1h

 

Com suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, a cúrcuma, também conhecida como Açafrão-da-terra, garante não apenas mais alívio contra as cavidades, como também previne a formação de cáries. Para fazer bom uso dela na prevenção de cáries, use a sua versão em pó.

Ao menos três vezes na semana, coloque uma 1 colher de chá de açafrão em pó nos dentes, e deixe por alguns minutos (de 7 a 10 é o suficiente). Depois enxágue a boca com água morna. Com isto, seus efeitos estão garantidos.

Sal

dicavida_cavidade_de_nbHh4

 

Esta é a dica caseira mais fácil e rápida de fazer contra as cavidades. E uma das seguras também, já que o sal, por si só, possui características antissépticas quando aplicadas em fins como este (não por acaso, o sal é composto por sódio, o que garante esta propriedade).

Para usar o sal desta forma, coloque 1 colher de chá de sal em água morna, e tente concentrar a mistura nos pontos onde está sentindo mais dores. Mantenha por 1 minuto, e depois cuspa a mistura. Fazendo isto três vezes ao dia, durante um período de uma semana, você irá diminuir as cáries.

Beba Chá Preto com frequência

dicavida_cavidade_de_M2vrH

 

O Chá Preto é um combatente natural contra as cáries. Graças a sua boa quantidade de flúor, o chá é capaz de limpar os dentes e garantir uma proteção extra aos dentes tanto para as cáries como as cavidades dentárias. Ingerindo apenas uma xícara por dia, é o suficiente.

Tome cuidado para não exagerar no consumo: assim como o café, o chá preto causa manchas nos dentes. E o trabalho para corrigir este aspecto é tão demorado quanto o cuidado com as cáries quando estas afetam o organismo.

Coma Noz Moscada

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

dicavida_cavidade_de_lPhS8

 

Ad

O Extrato de Noz Moscada é capaz de prevenir as cáries e cavidades dentárias. E de todas as sugestões aqui, esta é a mais recente descoberta contra estes problemas dentários, aumentando a variedade de alimentos para diminuir as cáries. E para utilizá-la de uma forma agradável, pode realizar a seguinte receita.

Ingredientes

  • 1 Noz Moscada
  • Óleo de Cravo
  • Orégano

Modo de Preparo

– Misture o óleo de cravo com o orégano. Em seguida, rale um pouco da noz moscada na mistura e mexa novamente.

– Aplique sobre os dentes afetados pelas cáries, e sem fazer bochecho, deixe na boca por cerca de 10 minutos.

– Lave a boca com água morna. Repita o processo por 3 ou 4 vezes por dia.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários quais você gostou e quais podem ajudá-lo para acabar com as cáries!

Veja este vídeo que mostra como a cárie é formadas.

https://www.youtube.com/watch?v=qZMWiPVAaxc

Leave A Reply

Your email address will not be published.