Take a fresh look at your lifestyle.

Chá Mate

0

O chá mate é muito consumido no país, seja quentinho em um dia frio no inverno ou gelado em uma tarde quente de verão, seu sabor único e delicioso traz muitos benefícios à nossa saúde. Rico em cafeína, estimula a atividade mental e física. Suas vitaminas e nutrientes são muitas, também é muito usado no mundo dos cosméticos, pois é também uma excelente aliada da beleza, suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger a pele da radiação solar e o efeito anti-inflamatório aliviando as  queimaduras do sol.

Para algumas pessoas seu uso deve ser controlado ou até evitado, é o caso dos hipertensos e pacientes com doenças cardiovasculares,  pessoas nervosas e com insônia pois contêm alto índice de cafeína e isso pode agravar esses problemas.

Veja agora os benefícios do chá mate para a sua saúde

dicavida cha mate 1

 

Auxilia no emagrecimento

O chá  mate tem um efeito termogênico, ele  acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso, também tem ação lipolítica, que facilita a queima de gordura em excesso, incluir a bebida em uma dieta balanceada aumentará as chances de emagrecer já que suas propriedades aumentam a queima calórica. Alguns nutrientes presentes no chá-mate auxiliam na liberação de sucos digestivos, principalmente a bile, ajudando a facilitar a digestão dos alimentos.

Ajuda no controle ao diabetes

O chá mate é interessante para diabéticos tipo 2 porque ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os responsáveis por isso são os compostos fenólicos. Eles podem agir de duas maneiras: na primeira, os compostos fenólicos podem inibir uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado e na segunda eles diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar. Já as saponinas são substâncias com efeito anti-inflamatório que auxiliam na redução do colesterol ruim.

Melhora a digestão

O chá mate age como um inibidor de apetite natural, devido à lentidão de esvaziamento gástrico, ele promove a liberação dos sucos digestivos, principalmente, a bile  o que promove uma melhora na digestão, além disso, tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento.

Previne doenças cardíacas

O chá contém polifenóis que ajudam a prevenir a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias, ele protege o coração por ser rico em antioxidantes e ajuda a prevenir doenças cardíacas. É importante ressaltar que para indivíduos que tenham pressão alta ou alguma doença cardíaca o uso de chá-mate assim como outro alimento rico em cafeína é contraindicado.

Retarda o envelhecimento

A erva mate possui ácido clorogênico, que é um antioxidante capaz de influenciar diversos mecanismos corporais, por meio da diminuição da oxidação celular, ele promove um equilíbrio metabólico, seus polifenóis antioxidantes protegem as células contra os radicais livres (moléculas que causam envelhecimento e doenças), ao combater os radicais livres no organismo, os compostos fenólicos podem diminuir o envelhecimento celular e os riscos para alguns tipos de cânceres.

Combate a fadiga muscular

Os praticantes de esporte devem consumi-lo com frequência, além de hidratar ele  estimula os nervos e músculos e ainda ajuda a combater a fadiga muscular. Também é um excelente estimulante para o cérebro, por ser uma boa fonte de polifenóis antioxidantes, de maneira indireta pode retardar esse envelhecimento,  em excesso, a bebida pode causar irritabilidade e insônia, também aumenta o desempenho cognitivo após períodos de estresse e privação de sono.

Elimina as toxinas pela diurese

Como a maioria dos chás, o mate ajuda a eliminar toxinas pela diurese, permitindo a diminuição do inchaço e eliminando as toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento.

Auxilia na oxidação da gordura no fígado

A famosa “gordura no fígado”, é muito comum hoje em dia devido a má alimentação, o chá mate auxilia na oxidação dessa gordura, ajudando no tratamento, a ingestão regular dessa bebida protege o fígado.

Reduz o colesterol

O chá mate diminui o colesterol ruim (LDL), enquanto eleva o bom colesterol (HDL), isso acontece porque o chá-mate possui algumas substâncias – alcaloides e glicídios – capazes de interagir com os ácidos biliares e reduzir a absorção de colesterol.

Acelera o emagrecimento

O chá mate é uma bebida termogênica,  ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso, esse mecanismo aumenta a queima de gordura, por isso a bebida pode contribuir para o emagrecimento.

Como fazer o Chá Mate?

dicavida_cha_mate_2

 

Leve um litro de água filtrada ao fogo. Não deixe ferver. Quando deixamos a água em ebulição por muito tempo, ela vai perdendo oxigênio enquanto evapora.

Assim que as primeiras bolhinhas de fervura começarem a surgir, coloque duas colheres de sopa de erva-mate cheias. Apague o fogo. Tampe a vasilha e deixe em infusão por 10 minutos.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.