Take a fresh look at your lifestyle.

Como Aliviar a Dor de Barriga em um Instante?

0

Ninguém gosta de sentir dor de barriga. Na hora que a dor aparece, a gente só quer que ela vá embora. Apesar de não desaparecer de forma milagrosa, algumas dicas ajudam a aliviar a dor de barriga de forma bem mais rápida. No caso das crianças é preciso ter paciência, já que elas costumam reclamar mais e ficar chorosas.

Antes de achar o tratamento certo para você veja em qual local específico ela está doendo, a fim de descobrir qual o motivo da dor.

I) Confira a nossa lista com as 8 possíveis causas de sua dor de barriga:

Como Aliviar a Dor de Barriga causas

1) Cólica

Em bebês, por imaturidade do sistema digestivo. Em crianças e adultos, algum alimento específico que provoca gases. Seja qual for o motivo, a cólica por gases é bem incômoda. Para identificar se é realmente isto que está ocorrendo, verifique se a dor muda de lugar.

Em caso afirmativo, o tratamento para remediar é massagem na área do abdômen (principalmente nos bebês). Já em crianças e adultos há a possibilidade de ingestão de remédios antiflatulentos, que amenizam o desconforto na barriga.

2) Infecção intestinal

Sabe aquela feijoada no sábado? Comeu muitos salgadinhos no aniversário do fim de semana? O excesso de alimentos pode fazer com que o organismo fique sobrecarregado. Há ainda a possibilidade de, se você comer muito alimento de rua, de ter ingerido algo estragado.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Para identificar se o problema é esse, avalie se o quadro de dor está acompanhado de vômito ou diarreia. Caso sim, bastante hidratação e uma alimentação leve ajudam a recuperar o corpo.

3) Verminoses

Mais comum em pequenas cidades, as doenças ocasionadas por vermes podem sim causar grandes incômodos na barriga. Dentre as principais está a giardíase.

Para avaliar se você ou seu filho está com a enfermidade, verifique se há uma parte alta do abdômen constante (como um inchaço). O exame de fezes confirmará e, em caso afirmativo, o médico irá prescrever um vermífugo adequado.

4) Viroses ou infecções

No ar ou em alimentos. Os rotavírus, bem como vírus e bactérias, costumam ocasionar dores na barriga. Mas neste caso a dor vem acompanhada de febre, vômito, diarreia e sensação de cansaço.

O primeiro passo é beber bastante água. Contudo, se o problema persistir o ideal é procurar um médico.

5) Dor Muscular

Algumas doenças podem ocasionar dor nos músculos da região da barriga. Dentre as principais está gripe, tosse, bronquite e até mesmo muitas risadas. Para identificar se o problema é esse, compare a dor com a que sentimos quando se come bastante ou quando se está cansaço.

Em caso afirmativo, a espera é o melhor remédio. Caso a dor persista um analgésico pode aliviar.

6) Intestino preso

A dificuldade em defecar pode causar dores na barriga. Para este problema, o ideal é modificar a sua alimentação. Incluir verduras, frutas e cereais ajudará você a ter um intestino melhor regulado.

7) Ansiedade

Você está com medo ou ansioso? Há alguma atividade que você realizará e que está te deixando nervoso? A ansiedade ou o medo podem, sim, ocasionar dores físicas.

Para este problema, o remédio é realizar atividades relaxantes, tentar se distrair. Alguns exercícios de respiração são indicados para aliviar a tensão.

8) Apendicite

Mais Sobre Este Assunto

A apendicite é considerada um problema raro, a inflamação no apêndice não é uma doença que pode ser prevenida. Em alguns casos, a apendicite vem acompanhada de febre e náuseas, e a dor é localizada perto do umbigo.

Caso você sinta alguns dos sintomas, procure o médico com urgência pois, caso não seja tratado, o problema pode ser fatal.

II) Confira abaixo as dicas para aliviar a dor de barriga em um instante:

Como Aliviar a Dor de Barriga 2

1) Aqueça a barriga

Quando está com o estômago distorcido, é ótimo você colocar uma bolsa de borracha termica na barriga e deixar descansar para aliviar a dor. Fazendo esta ação o estômago se acalma e a dor é aliviada.

2) Hidrate-se

Beber bastante líquido é muito importante para a recuperação do corpo. Quando hidratado, o corpo costuma se recuperar mais rápido e, com isso, a dor vai embora de maneira mais ágil.

Em média, você pode beber entre 60ml e 120 ml de água a cada 15 minutos. Outra opção é tomar isotônicos, que ajudam a repor o sódio e o potássio do organismo.

3) Consuma alimentos leves

Não adianta nada querer que a dor passe e comer um hambúrguer pesado, não é? O ideal é consumir alimentos leves, pois o corpo precisa manter-se energizado. Quando recuperado, o alívio da dor de barriga vem mais rápido.

Dentre os alimentos que devem ser evitados estão os apimentados, gordurosos ou açucarados. Opte por aveia, ensopados, torradas, bolachas de água e sal e arroz.

4) Beba água de arroz

A água de arroz é uma excelente aliada para o alívio da dor de barriga. A receita da bebida consiste em cobrir ½ xícara de uma tigela com grãos de arroz e água. Espere entre 15 e 30 minutos e observe se a água ficou turva. Quando você observar que está pronta, coe para retirar os grãos e tome.

5) Você já ingeriu xarope de cola?

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Caso a sua dor de barriga esteja acompanhada de náuseas, uma opção é ingerir xarope de cola.  O ideal é tomar entre 1-2 colheres de sopa (15-30 ml) do produto, a cada duas horas ou mais, para combater o problema. A bebida deve ser pura ou acompanhada de gelo.

6) Tome bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um bom aliado para o alívio da dor de barriga, já que seu componente está presente na maior parte dos antiácidos. Para ingerir, você pode uma colher de sopa do produto em um copo de água morna. Só retorne a tomar a solução depois de, no mínimo, duas horas.

7) Recorra ao vinagre de maçã

Assim como o xarope de cola, o vinagre de maçã auxilia no combate às dores de barriga ocasionadas por náuseas. O vinagre de maçã ajuda a absorver os nutrientes específicos do estômago para aliviar quadros de náuseas. Para tomar, misture entre 2 ou 3colheres de sopa (30-45 ml) do líquido com um copo de água morna.

8) Chás são sempre bem vindos

O chá de hortelã é uma boa pedida quando você quer o alívio rápido da dor de barriga. Além das opções em sachê, você pode preparar o próprio chá. Para isto mergulhe uma colher de sopa de folhas secas de hortelã em 500 ml de água fervente por cerca de uma hora. Depois desse tempo, coe e tome.

9) Verifique se você não está com prisão de ventre

Antes de recorrer ao uso de remédios é importante verificar se a dor que está sentindo não é ocasionada por uma possível prisão de ventre. Sentir náuseas é um dos sintomas do problema.

Caso você perceba que é isso, insira bastante água, coma ameixas ou, em casos mais graves, tome um laxante.

10) Se der vontade, vomite

Nós sabemos o quanto é desagradável vomitar, mas caso você sinta vontade, não prenda, já que esta é uma maneira que o corpo encontra para expulsar as bactérias ou os vírus que podem estar causando os problemas no estômago. Na maioria dos casos, depois de vomitar você sentirá um alívio maior. Não esqueça de escovar os dentes já que o suco gástrico do estômago pode prejudicar os dentes.

Leave A Reply

Your email address will not be published.