Take a fresh look at your lifestyle.

Como prevenir Cárie – 4 dicas indispensáveis

0

A cárie é, atualmente, um dos problemas odontológicos que atingem os brasileiros em maior número, sendo uma das doenças mais comuns. Mesmo com todas as campanhas de prevenção que são organizadas todos os anos, muitas pessoas ainda não se atentam para a importância de cuidar da sua saúde bucal.

Por esse motivo, muitas pessoas precisam realizar a extração dos dentes cariados, pois buscam avaliações odontológicas apenas quando surge um grande problema, como é a dor intensa causada pela cárie. Nesse sentido está também a diferença entre possuir um convênio dentário, pois tem mais acesso a dentistas.

Muitos adultos pensam que apenas crianças podem ter cáries e, por esse motivo, acabam não levando a sério os seus métodos de prevenção e a importância de ir ao dentista. Entretanto, conforme o tempo vai passando, a cárie volta após as restaurações e se tornam mais comuns na raiz do dente.

O que é cárie?

A cárie é a desmineralização que ocorre no dente, causando a sua deterioração. São orifícios que surgem na superfície do dente, por conta das bactérias existentes na boca.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Os tratamentos normalmente são feitos através do flúor, de obturações e coroas. Muitas vezes, dependendo do estado do dente, é necessário fazer o tratamento de canal ou realizar a extração. É interessante ver com o convênio dentário qual forma de prevenção de cárie eles realizam.

Confira as 4 dicas sobre como prevenir cáries.

  1. Cuide de sua higiene bucal

Essa dica é para evitar qualquer problema ou doença na boca. Quando bem feita, é uma das melhores maneiras de prevenir a cárie. Por esse motivo, atente-se às recomendações feitas pelo profissional do seu convênio dentário.

O primeiro passo é manter uma rotina séria de higienização. Escove os dentes ao menos três vezes ao dia, sempre após as principais refeições. Além disso, é muito importante o uso do fio dental diariamente, pois muitas vezes apenas ele alcança lugares entre os dentes em que a escova não chega, podendo ficar resíduos de alimentos que podem resultar em bactérias.

Caso recomendado pelo seu dentista, utilize também um enxaguante bucal. É importante lembrar que ele não substitui nenhuma etapa anterior desse processo, mas serve como uma limpeza extra.

  1. Preste atenção em sua alimentação
Mais Sobre Este Assunto

Uma boa alimentação é essencial para manter-se saudável em todos os aspectos de sua vida. Por esse motivo, é importante que seja balanceada, rica em vitaminas e minerais fundamentais para o crescimento e fortalecimento dos dentes.

Além disso, uma das maiores formas de evitar qualquer doença na boca é cortando o açúcar. Os alimentos contra indicados por profissionais de um consultório dentário são:

  • Refrigerantes;
  • Sucos, cafés e chás adoçados com açúcar branco;
  • Doces em geral, mas principalmente os mais grudentos, como caramelo e bolo, pois são mais difíceis de sair do dente, mesmo após a escovação.

Caso não seja possível evitar o excesso de açúcar, o ideal seria sempre escovar os dentes após o consumo.

Outra maneira para prevenção de cárie é consumir alimentos ricos em cálcio, pois esse é o componente principal da formação de ossos e dentes. Eles podem ser encontrados no leite e seus derivados, mas também em alimentos como: sardinha, grão-de-bico, brócolis, amêndoas, aveia, entre outros.

Além disso, através da alimentação também é possível limpar os dentes. É o que mostra alguns alimentos saudáveis, crus e crocantes. Exemplos deles são o aipo, a cenoura e até mesmo a maçã, uma vez que suas fibras limpam grande parte da sujeira existente na cavidade oral.

  1. Beba água

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

A saliva é uma proteção natural da boca contra as cáries, pois ela ajuda a dissolver os alimentos, fazendo com que a placa bacteriana não se forme nos dentes.

Esse é um dos motivos para beber, em média, dois litros de água por dia. Além disso, ingerir alimentos fibrosos, como frutas, ajuda na produção de saliva, assim como mascar chiclete sem açúcar.

Entretanto, a falta de salivação pode ser um problema mais grave, principalmente em idosos. Por isso, caso seja necessário, contate o seu convênio dentário para marcar uma consulta com o dentista.

  1. Vá ao dentista

Por último, mas não menos importante: a melhor forma de prevenção de cárie é ir ao dentista em consultas periódicas, normalmente uma vez a cada seis meses. Apenas dessa forma é possível observar a qualidade de sua higienização bucal e se algum outro tratamento é necessário.

Além disso, é através do profissional do seu convênio dentário que é possível realizar procedimentos mais intensivos, como uma limpeza mais profunda e até a restauração, caso necessário. Por isso, é muito importante apostar nos bons cuidados da saúde bucal, mas sem esquecer de como uma visita ao consultório odontológico também é essencial.

Leave A Reply

Your email address will not be published.