Take a fresh look at your lifestyle.

Doenças Que Podem Ser Combatidas Com a Prática da Dança

0

A dança pode ser uma ótima opção de lazer, uma atividade que está diretamente ligada à saúde e ao bem-estar. Instituições de pesquisa norte-americanas têm se dedicado a estudar o movimento rítmico do corpo humano como forma alternativa de terapia a fim de eliminar, mesmo que parcialmente, as prescrições medicamentosas para o tratamento de doenças.

Veja a Lista das 7 Doenças Que Podem Ser Combatidas Com a Prática da Dança:

dicavida-danca-1-min

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

É um distúrbio psiquiátrico de ansiedade e sua principal característica é a presença de crises de cunho obsessivo e/ou compulsivo, ou seja, a repetição de determinadas ações, mesmo que inconscientes, a fim de calmar a ansiedade.

O TOC não tem cura e, até então, acreditava-se haver apenas dois tipos de tratamento: psicoterapia e medicamentos.

No entanto, recentemente, estudiosos têm se dedicado a estudar o movimento rítmico do corpo como forma alternativa de terapia para esta doença, ou seja, dançar.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

A dança promove movimento e fluidez, portanto relaxa os músculos e reduz a inflamação no cérebro, amenizando, assim, o quadro de ansiedade característico da doença.

Depressão

A depressão é um distúrbio afetivo que gera tristeza, pessimismo e baixa autoestima. Os quadros da doença são dos mais variados tipos e gravidade, no entanto, em comum há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do portador da doença.

Até então, acreditava-se que o tratamento para depressão fosse essencialmente medicamentoso. Entretanto, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Southwersten, do Texas, nos Estados Unidos, a prática aeróbica por 30 minutos ao menos três vezes por semana é capaz de diminuir quase pela metade os sintomas de uma depressão moderada, diminuindo consigo a necessidade de medicamentos antidepressivos.

Uma prática aeróbica saudável, divertida e interativa sugerida nesse caso é a dança em qualquer uma de suas modalidades, pois estimula a concentração e aumenta o ânimo.

Além disso, estimula a produção de serotonina, que é a substância responsável pela sensação de felicidade.

Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. Caracteriza-se, principalmente, por prejudicar a coordenação motora, causar tremores e dificultar a locomoção. Apresenta-se, principalmente, em idosos, mas não exclusivamente.
Não há cura conhecida e o tratamento prioriza controlar os sintomas através de medicamentos ou até mesmo cirurgias.

Uma forma alternativa de diminuir os sintomas da doença é a Dança Movimento-Terapia (DMT), que pode ser praticada por qualquer idade e é especialmente indicada para portadores de doenças ligadas ao sistema nervoso.

Mal de Alzheimer

Mais Sobre Este Assunto

O Mal de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa responsável pelo declínio das funções intelectuais, causando redução das capacidades de trabalho e relações sociais e interferindo na personalidade e comportamento do portador.

Profissionais do ramo ainda trabalham na procura por uma cura, no entanto, há apenas tratamentos conhecidos que retardam a evolução da doença, todos medicamentosos.

Uma opção para os portadores do Mal de Alzheimer, tal qual os que sofrem de Mal de Parkinson é a DMT, que estimula a movimentação do corpo e a produção de substâncias benéficas, diminuindo a inflamação no cérebro e estimulando as funções deste.

Esclerose Múltipla

A Esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, ou seja, o cérebro e a medula espinhal, causando fadiga, formigamentos, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais, incontinência urinária, visão turva ou dupla, problemas para movimentar os membros, entre outros ligados à coordenação motora e mobilidade.

Não há cura para a doença e o tratamento é medicamentoso oral ou intravenoso. Entretanto, há ainda a possibilidade da prática de DMT, que é altamente recomendada para portadores de doenças neuro-degenerativas devido à maneira como incita a diminuição dos sintomas.

Obesidade

A Obesidade é o acúmulo de gordura no corpo devido à ingestão excessiva de calorias combinada com o sedentarismo. É uma doença que pode causar pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até mesmo algumas formas de câncer.

O tratamento pode ser medicamentoso, mas jamais apenas constituído por medicamentos. É altamente indicado uma mudança no estilo de vida, adotando práticas de atividades físicas saudáveis e ingerindo alimentos que contenham menores valores calóricos.

Portanto, para os portadores da doença que não se dão bem com práticas de exercícios físicos comuns, como caminhada ou frequentar a academia regularmente, especialistas recomendam uma academia ou escola de dança. Lá, o portador da doença poderá realizar práticas de atividades físicas e sentir-se bem consigo mesmo devido à interação social e à liberação de substâncias benéficas enquanto vê os resultados do novo método de vida surgirem aos poucos, tudo isso ao som de uma música agradável.

Estresse e Cansaço

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Não são, de fato, doenças, mas podem ser sinais de que algo não vai bem com seu corpo. As causas de estresse excessivo e cansaço físico e mental podem estar ligadas a fatores como anemia, déficit de vitamina D e desequilíbrios hormonais.

O indicado nesses casos é buscar ajuda médica, mas independentemente do diagnóstico e prognóstico, a fim de aumentar a qualidade de vida, especialistas indicam exercícios físicos que diminuem os riscos do reaparecimento destes sintomas. Entre as indicações, está a prática da dança, seja na sexta-feira à noite, em uma casa noturna, ou durante a semana, em uma escola ou academia de dança.

Outros benefícios a cerca da dança

Dançar é uma prática saudável que estimula o praticante, ajudando-o a desenvolver habilidades, como fazer duas coisas diferentes simultaneamente e ainda auxilia na busca pelo corpo ideal, ajudando a queimar calorias e definindo os contornos musculares.

A dança não é apenas indicada para portadores de doenças, mas também para pessoas saudáveis, pois auxilia na manutenção da saúde e do bem-estar, assim como é uma forma de prevenir o surgimento de diversas doenças decorrentes do sedentarismo.

A Dança Movimento-Terapia (DMT) citada acima é uma forma de promover a integração física, emocional, cognitiva e social, podendo auxiliar no tratamento e prevenção da ansiedade, distúrbios alimentares e até câncer, além das doenças aqui enumeradas. Entre os idosos, ela também aprimora as funções físicas e cognitivas.

Para a dança, não há restrição de idade ou condição física; até mesmo cadeirantes podem praticar.

Então, o que está esperando?

Leave A Reply

Your email address will not be published.