Take a fresh look at your lifestyle.

Desentupir o Nariz

Desentupir o Nariz

0

Nariz entupido, coriza, coceira, espirros e dificuldade em respirar: quem nunca passou por uma obstrução nasal? São sinais comuns em situações como resfriado, gripe, rinite e sinusite que incomodam e afetam o dia-a-dia e o bem-estar de qualquer pessoa. Principalmente no inverno é muito comum andarmos com o nariz entupido. Mas saiba que há maneiras fáceis para desentupir o nariz de uma forma eficiente.

Confira abaixo dicas de como desentupir o nariz em um instante:

dicavida_nariz_01

Lave o nariz

Lavar o nariz é muito mais eficiente do que parece, isso remove alérgenos, bactérias e impurezas que bloqueiam uma boa respiração. Use água destilada (água no seu estado mais puro) ao invés de água da torneira, pois esta pode estar contaminada com agentes infecciosos.

Como fazer: Lave bem as mãos e coloque a água destilada em cada narina, fungando profundamente o líquido e soltando pelo próprio nariz ou boca. Isso trará alívio imediato, combatendo a saída de secreções nasais.

Aplique uma solução salina (com ou sem auxílio de um lavador)

O sal possui função antisséptica e bactericida no organismo. Basta misturar uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal, dissolvendo-o bem e pingando uma ou duas gotas dessa mistura em cada narina. Depois, faça uma leve massagem nas laterais do nariz e assoe-o com um lenço para eliminar o líquido. Você também pode usar a mistura de água e sal em um bule, lavador ou qualquer utensílio esterilizado que possua um bico para inserir nas narinas.

Como fazer: Incline a cabeça um pouco para o lado e deixe a água entrar. Ela deverá sair pela outra narina naturalmente, sem assoar o nariz e prendendo a respiração enquanto o soro escorre.

Massageie as narinas

Massagear as narinas e a face relaxa os músculos e leva ao desentupimento natural, drenando e liberando a congestão.

Como fazer: Com o auxílio dos dedos indicadores, faça uma leve pressão ao redor das narinas por alguns segundos e depois solte. Siga esta pressão pelos seios da face até a orelha. Repita a massagem algumas vezes até sentir o alívio. Uma segunda opção de massagem consiste em fazer pressão entre as sobrancelhas com o polegar por 1 minuto, isso tem o mesmo efeito de drenagem, descongestionando o nariz.

Faça a técnica de osteopatia

Atualmente muitas pessoas procuram respostas na medicina alternativa para tratar certos problemas de saúde, como é o caso da osteopatia (medicina manual). A técnica consiste em pressionar a língua com força contra o céu da boca e pressionar as sobrancelhas com os dedos ao mesmo tempo.

Assim, a passagem do nariz até a boca fica livre de mucosidade, aliviando a congestão nasal rapidamente.

Respire vapor de água quente com eucalipto ou hortelã

A ideia ao fazer isso é aproveitar o vapor proveniente da água quente, como se estivesse em uma sauna. A umidade junto com o calor desincha os seios nasais o que abre as vias respiratórias, além de ser extremamente relaxante.

Pode-se conseguir o mesmo efeito por usar uma panela de água fervendo e uma toalha. Coloque a água em uma bacia, com muito cuidado, e cubra a cabeça com a toalha junto com a bacia. Para potencializar este efeito, aplique algumas gotas de eucalipto ou hortelã, que funcionam como antiinflamatórios e calmantes naturais.

Prepare uma infusão de alho

Com certeza você já ouviu falar de chá de alho para a gripe, certo? Pois saiba que o alho também é muito utilizado para desentupir o nariz, uma vez que possui uma substância que dilui as secreções nasais que o congestionam.

Como fazer: Coloque alguns dentes de alho (de 3 a 5) em um litro de água fervente. Assim que sair o vapor, respire-o profundamente algumas vezes, aproveitando seus benefícios. Se o nariz entupido for devido à gripe ou resfriado, comer alguns dentes de alho pode reverter o quadro.

Cheire uma cebola picada

Assim como o alho, a cebola também possui uma substância que serve como diluente do muco nasal, tanto que, ao cortá-la, costumamos lacrimejar e liberar secreções pelo nariz.Seu grande poder antibacteriano se deve á uma substância de nome alicina, que é liberada quando cortada.

Como fazer: Corte uma cebola em fatias e respire-a profundamente em torno de 10 minutos. Você sentirá o muco nasal acumulado ser liberado imediatamente, aliviando a sensação de congestão.

Mais Sobre Este Assunto

Aplique o método de respiração Buteyko

Esse método de respiração de nome incomum foi desenvolvido por médicos russos e consiste em uma técnica que desentope o nariz rapidamente da seguinte forma: sente-se em uma cadeira, mantendo a boca fechada durante todo o exercício; expire todo o ar pelo nariz ou boca, prenda a respiração com os dedos, movendo a cabeça para frente e para trás até quanto você aguentar e sentir uma grande vontade de respirar.

Solte o ar e tente respirar pelo nariz de forma calma por alguns minutos. Se sentir a necessidade, repita o procedimento.

Faça uma compressa com água quente

A compressa funciona tão bem que abre as vias respiratórias, liberando a passagem de ar pelas narinas. Esquente a água e coloque-a em um pano ou toalha limpa. Deite-se e ponha a compressa sobre o nariz, deixando cobrir as bochechas, mas sem bloquear a respiração.

Permaneça nesta posição por alguns minutos até sentir a compressa esfriar e a congestão passar. Se quiser, repita o processo novamente. Aproveite o tempo para relaxar ouvindo uma música, por exemplo.

Beba muita água

Beber água pode parecer clichê, porém facilita a liberação de muco. A água no nosso organismo tem a função de eliminar toxinas ou secreções, isso diminui a pressão sobre os seios paranasais e automaticamente reduz a inflamação.

Outro benefício da água é seu poder de hidratação isso mantém a umidade, além de lubrificar, o que é fundamental para diminuir a inflamação. Opte por água morna ou chá com propriedades medicinais.

Beba vinagre de maçã

Beber vinagre pode parecer loucura, mas funciona. Ele contém potássio – mineral capaz de dissolver o catarro, muito utilizado em medicamentos expectorantes.

O vinagre também possui vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico para combater os agentes causadores da congestão nasal.

Como fazer: Beba uma mistura de vinagre de maçã com um pouco de água e adicione mel.

Outras técnicas de como desentupir o nariz:

Inale Vick Vaporub

Vick Vaporub é uma pomada que desobstrui a congestão nasal resultante de gripes e resfriados. Ela contém substâncias naturais, como mentol, eucalipto e cânfora, que, quando inalados, alivia a passagem de ar pelo nariz.

Como usar: Coloque este produto em um lenço ou pano limpo e inale-o profundamente. Ou se preferir, esfregue-o na garganta ou tórax quando for dormir e sentirá um alívio imediato da congestão nasal.

Use o umidificador

Como próprio nome diz, o umidificador tem a função de deixar o ar do ambiente úmido e assim facilitar a respiração.

Isso reduz a pressão ou trabalho sobre as vias respiratórias aliviando a inflamação. Além de ajudar a se livrar do catarro acumulado no nariz.

Medicamento descongestionante

Nas farmácias é possível encontrar vários descongestionantes vasoconstritores que aliviam o desconforto e liberam as vias respiratórias de qualquer congestão.

Porém, é necessário tomar cuidado ao usá-lo, pois só pode ser utilizado com prescrição médica e em até uma semana, uma vez que pode viciar e causar efeitos colaterais sérios, como, por exemplo, arritmia, palpitações, pressão alta, insônia e piora da congestão (atrofia da mucosa nasal e acúmulo ainda maior de secreções).

Tome antialérgicos

Se o agente causador do nariz entupido for devido há uma alergia, medicamentos anti-histamínicos podem ter um efeito rápido. Procure acompanhamento médico antes e use-o da forma correta conforme prescrito pelo especialista.

Leave A Reply

Your email address will not be published.