Take a fresh look at your lifestyle.

Dor no Quadril Durante a Gravidez?

0

Alguns desconfortos indesejáveis na gravidez podem ser muito comuns, mas dor no quadril geralmente vem acompanhada de muitas preocupações devido à sensibilidade dessa área. A boa notícia é que esse tipo de dor geralmente não traz grandes riscos a saúde e praticamente toda mulher grávida já experimentou. Essa dor intensifica quando se aproxima o momento do parto, por volta do 8 mês de gravidez.

O que causa a dor no quadril?

dicavida_dor_no_quad_fQeCz

Uma das explicações mais prováveis de dor no quadril em grávidas é a própria preparação do corpo para o parto. Quando a hora do nascimento do bebê se aproxima, hormônios são liberados para relaxar ligamentos e articulações dos ossos da pélvis. Isso é essencial para que o bebê consiga se movimentar ou mudar a posição durante o parto. Então, as combinações dessa alteração com a má postura e o peso do útero provocam dores.

Como aliviar a dor no quadril durante a gravidez?

dicavida_dor_no_quad_sjsAV

Descanse o suficiente

Quando sentir dor procure se sentar ou até mesmo deitar. Ficar de pé por muito tempo é uma das maiores causas de dores no quadril, já que o seu peso está acima do suportado. Veja qual posição te deixa mais relaxada e descanse por horas se for preciso. Outra dica é deixar as pernas estendidas para aliviar a dor.

Faça exercícios físicos

Fazer exercícios ajuda fortalecer os músculos das costas e do abdômen. Essa prática regular de exercícios recupera o alinhamento e estabilidade do corpo o que automaticamente diminui a dor. Um movimento comum é levantar o quadril acima do nível dos seios, por alguns minutos. Porém, tome cuidado para não se machucar. Você também pode usar compressas quentes para diminuir a dor.

Durma na posição correta

Uma postura correta para dormir é fundamental para qualquer pessoa, imagina para uma grávida. Sempre durma de lado com joelhos e pernas dobradas. Usar um travesseiro entre os joelhos pode aliviar ainda mais a dor e mantêm a coluna alinhada.

Use um travesseiro de grávida

O travesseiro de grávida, principalmente o de corpo inteiro é muito usado pelas gringas, mas no Brasil tem muitas pessoas adeptas. O que o torna diferente é o fato de envolver o corpo inteiro trazendo apoio para coluna, barriga e pernas. Isso diminui a pressão sobre o quadril já que o travesseiro se ajusta a forma do corpo. Ele também pode ser usado em qualquer pessoa para evitar dores relacionadas à postura.

Banho quente

Super eficaz para qualquer tipo de dor, a água quente é um jeito fácil e barato de combater a dor de quadril. Para o banho, você pode usar uma ducha ou banheira com água quente e mergulhar o quadril alguns minutos debaixo dela. Uma segunda opção é usar compressas ou uma garrafa com água quente e colocar em cima do quadril. Se desejar acrescente o sal de Epsom a água, seu efeito diminuirá o inchaço.

Massagem

Uma massagem bem feita no quadril pode ser tudo o que você precisa para se livrar da dor. Primeiro converse com seu médico e peça a indicação de um profissional de massagem para evitar alguns riscos. Poderá usar óleos quentes para relaxar os músculos e assim diminuir a dor na região.

Yoga e Pilates

Além de relaxar a mente, essas duas modalidades de atividade podem alinhar e esticar os músculos do quadril. Veja se na sua localidade há instrutores treinados para oferecer suporte necessário às mulheres grávidas. Isso aliviará a dor de quadril.

Faça hidroginástica

SE a dor for muito acentuada faça exercícios na água para reduzir o impacto sobre seu quadril. Atividades físicas no solo podem agravar a dor quando se está próximo do nono mês de gravidez, já a hidroginástica e natação não forçam nenhuma articulação. Além de aliviar seu próprio peso.

Use a cinta de grávida

Essa cinta é própria para facilitar qualquer atividade que você faça e pode ser encontrada facilmente em farmácias ou lojas de roupas. Seu principal benefício é dar suporte a barriga e costas tirando o peso que seria direcionado aos quadris. Converse com outras grávidas para saber qual marca seria ideal.

Compre um colchão novo

Dormir em um colchão que não te deixe confortável pode ser o causador de tais dores. Veja se o seu colchão é firme, mas não tão duro ou muito macio. Talvez seja necessário usar uma espuma extra para deixá-la mais estável. Essa dica serve também na hora de comprar um colchão novo, escolha um que se adapte a você.

Não se esqueça de procurar ajuda médica se a dor de quadril for intensa na gravidez, principalmente se estiver acompanhada de outros sintomas.

Veja também este vídeo que fala sobre outros incômodos que aparecem durante a gestação (2:58):

Leave A Reply

Your email address will not be published.