Take a fresh look at your lifestyle.

Fluoxetina

0

Fluoxetina, também conhecido por Prozac e Sarafem, descoberto por Eli Lilly em 1972, é um medicamento antidepressivo que afeta substâncias químicas no cérebro, que podem se tornar instáveis na Depressão, Transtorno do pânico, Ansiedade ou Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Ela age bloqueando a absorção do neurotransmissor serotonina no cérebro. Regulando a quantidade de serotonina, a fluoxetina ajuda as células cerebrais a transmitir mensagens da forma correta, o que resulta em uma vida melhor e mais estável.

Para se certificar de que a fluoxetina é segura para você, informe o seu médico se tiver cirrose do fígado, doença renal, diabetes, convulsões ou epilepsia, transtorno bipolar (psicose maníaco-depressiva) ou uma história de abuso de drogas ou pensamentos suicidas.

Veja a Seguir as Perguntas Frequentes sobre a Fluoxetina:

dicavida_fluoxetina__8QBoN

Como tomar fluoxetina?

Não mastigue ou quebre, apenas o engula inteiro, CASO SEJA CÁPSULA.

Caso esteja na forma LÍQUIDA, meça com uma colher ou em um copo de medição.

Tome fluoxetina exatamente como prescrito pelo seu médico. O seu médico poderá alterar a sua dose para ter certeza de obter os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Tomar um antidepressivo durante a gravidez pode causar problemas pulmonares graves ou outras complicações no bebê. No entanto, você pode ter uma recaída se você parar de tomar o antidepressivo. Informe o seu médico imediatamente se engravidar enquanto estiver tomando fluoxetina. Não inicie ou pare de tomar este medicamento durante a gravidez sem consultar o seu médico.

A fluoxetina pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê. Informe o seu médico se você está amamentando.

Pode levar até 4 semanas antes de sentir melhoras. Continue usando a medicação conforme prescrito e informe o seu médico se os sintomas não melhorarem.

Não deixe de usar fluoxetina de repente. Pergunte ao seu médico como parar com segurança.

Armazene em temperatura ambiente longe da luminosidade e calor.

O que acontece ao falhar uma dose?

Mais Sobre Este Assunto

Fluoxetina

O que é Neosaldina?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Pule a dose se for quase hora da próxima. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

A fluoxetina é usada para tratar depressão, bulimia nervosa (um distúrbio alimentar), transtorno obsessivo compulsivo, pânico, entre outros.

Quais são as contraindicações?

Beber álcool ou tomar um medicamento anti-inflamatório não esteroide para dor, artrite, febre ou inchaço. Isto inclui a aspirina, o ibuprofeno e outros. Pois pode aumentar alguns efeitos colaterais da fluoxetina.

Tomar este medicamento com outras drogas que fazem você se sentir sonolento pode piorar seu efeito. Pergunte ao seu médico antes de tomar fluoxetina com um comprimido para dormir, dor, relaxante muscular e remédios para ansiedade, depressão ou convulsões.

Você não deve usar a fluoxetina se também tomar Pimozida ou Tioridazina, ou se está a ser tratado com injeção de azul de metileno. Deve esperar 5 semanas após parar com a fluoxetina antes de tomar Tioridazina.

Chame o seu médico imediatamente se tiver:

  • Altos níveis de serotonina no corpo – agitação, alucinações, febre, ritmo cardíaco rápido, reflexos alterados, náuseas, vômitos, diarreia, perda de coordenação e desmaios.
  • Baixos níveis de sódio no corpo – dor de cabeça, confusão, fala arrastada, fraqueza severa, sentir-se instável.
  • Severa reação do sistema nervoso – músculos muito rígidos, febre alta, sudorese, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que você poderia desmaiar.
  • Reação grave da pele – febre, dor de garganta, inchaço em sua face ou língua, ardor nos olhos, dor na pele, seguido por uma erupção cutânea vermelha ou roxa (especialmente no rosto ou parte superior do corpo) e causa bolhas e descamação.

Quais são os efeitos colaterais da fluoxetina?

  • Problemas de sono (insônia), sonhos estranhos.
  • Dor de cabeça, tonturas, alterações da visão.
  • Tremores ou agitação, ansiedade ou nervoso.
  • Fraqueza, bocejos, sensação de cansaço.
  • Dor de estômago, perda de apetite, náuseas, vômitos e diarreia.
  • Boca seca, sudorese, ondas de calor.
  • Mudanças no peso
  • Nariz entupido, dor de sinusite, dor de garganta, sintomas de gripe.
  • Diminuição do desejo sexual, impotência, dificuldade em ter um orgasmo.

Curiosidades sobre a fluoxetina:

A fluoxetina é às vezes utilizada em conjunto com outra medicação chamada Olanzapina (Zyprexa) para tratar a depressão causada pelo distúrbio bipolar ou psicose maníaco-depressiva.

Este medicamento pode prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se conduzir ou fazer qualquer coisa que exija que você esteja alerta.

Leave A Reply

Your email address will not be published.