Take a fresh look at your lifestyle.

10 Remédios Caseiros Para Combater a Herpes Labial

0

Herpes labial se resume à infecção viral e contagiosa em lábios, boca ou em gengivas e a causa é pelo vírus de herpes simples. A doença se caracteriza principalmente por aparecimento das bolhas pequenas e doloridas.

O problema é causado por vírus do herpes simples do tipo 1, HSV-1, na maior parte das vezes, porém o vírus do herpes simples tipo 2, HSV-2, que é o causador principal do herpes genital, também pode gerar herpes labial. Os vírus do herpes são caracterizados como contagiosos.

Como é transmitida a Herpes Labial?

A disseminação pode acontecer através do contato íntimo ou através do compartilhamento de objetos, como louças, toalhas e mais itens que estejam infectados, contando que o indivíduo seja suscetível ou apresente predisposição em relação à doença. De forma ocasional, no ato sexual, o contato oral-genital pode espalhar o herpes para órgãos genitais, e o contrário também.

Em relação aos fatores de risco, o contato íntimo mantido e o compartilhamento de objetos com um indivíduo que apresenta herpes labial é o fator de risco maior para a doença, pois a mesma é altamente contagiosa e no geral, não manifesta sinais de ocorrência no começo da infecção.

Quais são os sintomas da herpes labial? 

O sintoma principal do herpes labial é ainda a característica de maior destaque, o aparecimento das bolhas pequenas, doloridas e avermelhadas em torno da boca. O episódio inicial pode ser leve ou grave e normalmente acontece em crianças entre um e cinco anos de idade.

Os sintomas iniciais surgem nas primeiras duas semanas com duração de até alguns dias depois do contato com o vírus. A febre de até cinco dias e a dor de garganta podem acontecer anteriormente ao surgimento das bolhas, assim como determinados gânglios pelo pescoço.

Sintomas como queimação, maior sensibilidade ou formigamento em torno, coceira, podem acontecer cerca de dois dias anteriormente ao surgimento das lesões, que geralmente aparecem logo na sequência na boca, garganta, gengiva ou rosto. O indivíduo ainda poderá sentir dor ao engolir.

Existem tratamentos para Herpes Labial?

Se não exigirem tratamento, os sintomas normalmente somem entre uma e duas semanas. Os medicamentos antivirais tomados oralmente podem auxiliar os sintomas a sumirem de forma mais rápida, com alívio da dor.

As feridas de herpes geralmente reaparecem. Os medicamentos antivirais têm ação melhor se forem tomados na ocasião do vírus estar iniciando a voltar, portanto, anteriormente ao surgimento das feridas.

Se o vírus voltar de modo frequente, o médico poderá apontar ainda para tomar os medicamentos de forma constante. As pomadas antivirais tópicas podem ser aplicadas, porém devem ser usadas a cada duas horas.

Veja abaixo os Remédios Caseiros para Combater a Herpes Labial

dicavida_herpes_1

Leite

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O leite oferece uma propriedade importantíssima para aliviar e prevenir as erupções causadas pela herpes. A Lisina é uma substância responsável por inibir o aminoácido que causa a dor e as próprias manchas. E suas demais proteínas conseguem produzir anticorpos o bastante para adiar os efeitos da herpes.

Modo de Uso

  • Embeba um pouco de leite integral em um chumaço de algodão. O leite mais recomendado nesses casos é o pasteurizado integral encontrado em supermercados em pacotes ou garrafas, uma vez que o leite tipo UHT vendido em caixas podem não conter as mesmas propriedades, visto a temperatura que é submetido no processo de pasteurização.
  • Passe levemente nas regiões afetadas pela herpes.
  •  Deixe por alguns minutos, depois seque com um pano limpo.

Amido de Milho

Um dos melhores remédios para herpes é amido de milho. Ajuda na absorção da umidade excessiva da pele. O amido de milho possui efeitos similares ao leite em relação ao alívio da dor, porém agindo de forma diferente no organismo. O amido ajuda a regular o PH da boca, deixando mais alcalino e, assim, reduzindo drasticamente os efeitos ácidos causados pelas feridas.

Esta dica requer uma receita específica, confira a seguir:

Ingredientes:

  • 1 Colher de Sopa de Amido de Milho
  • ½ Copo de Água

Modo de Preparo:

  • Misture o amido no copo com água, até conseguir uma consistência pastosa.
  • Passe com um chumaço de algodão na região afetada pela herpes antes de dormir.
  • Retire apenas de manhã, limpando com água.

Alho

O alho possui uma série de propriedades úteis para o trato contra os sintomas da herpes. Contém características anti-inflamatórias, antivirais, além de ser um antibiótico natural, ajuda a amenizar, secar e cicatrizar as feridas recorrentes da doença. Mas se você tiver rejeição ao cheiro forte do alho, escolha outra opção.

Modo de Uso

Existem duas formas muito simples de usar o alho para este propósito:

Forma 1: corte um dente de alho na metade e passe-o diretamente sobre as regiões afetadas pela herpes. Faça duas vezes por dia.

Forma 2: amasse um dente de alho completo, até formar uma pasta. Passe nas regiões afetadas e deixe por alguns minutos. Faça uma vez por dia.

Gelo

Os primeiros sinais de que a herpes labial irá se manifestar são inchaço e formigamento ao redor da boca, sobretudo nos lábios. Se você senti-los, uma opção muito simples e prática é o uso de gelo. Uma forma simples de aplicação é usar um cubo de gelo, não esfregando para não irritar o local. O gelo fará com que o inchaço e o formigamento diminua.

Modo de Uso

Basta enrolar um cubo de gelo ao redor de um pedaço de pano limpo e aplicar nas regiões afetadas.

Aloe Vera

A Aloe Vera é mais conhecida como uma planta para cuidados com a pele, sobretudo irritações e pruridas em geral. E no caso da herpes labial, ela é ainda mais efetiva: além de acalmar os efeitos das dores, suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias atacam diretamente os agentes que causam a herpes. E seu uso é um dos mais fáceis.

Modo de Uso

Não existem grandes mistérios. Passe o gel de aloe vera, extraído da própria planta, em uma quantidade pequena ao redor da boca, focando nos pontos lesionados. Se preferir, use um chumaço de algodão ou cotonete para auxiliar no contato.

Iogurte

Mais Sobre Este Assunto

10 Remédios Caseiros Para Combater a Herpes Labial

Um dos derivados do leite mais efetivos contra a herpes labial, o iogurte possui propriedades que combatem diretamente a doença, sendo uma opção saudável e prática nos períodos em que ela estiver mais ativa, causando incômodos como feridas visíveis e dor.

Modo de Uso

Você pode consumir o iogurte naturalmente, durante o café da manhã ou após o almoço, para combater os efeitos da herpes durante o período mais intenso. Neste caso, você pode combinar outros remédios caseiros para aliviar diretamente os sintomas – como o leite e a aloe vera, por exemplo – enquanto utiliza o iogurte para resolver o problema a longo prazo.

Mel

O mel é um forte remédio caseiro para o combate a herpes. As propriedades antibióticas existentes nos alimentos são fortes o bastante para amenizar por completo os efeitos da doença, e acredita-se que eles conseguem ser ainda mais eficientes do que algumas pomadas específicas para este fim.

Modo de Uso

Sem grandes mistérios também. Pegue um pouco de mel e passe nas áreas que estão afetadas pela herpes de 3 a 4 vezes ao dia. De preferência, use um algodão ou cotonete para facilitar a aplicação.

Extrato de Própolis

Relacionado ao Mel, o Extrato de Própolis 3 – 5% é um remédio caseiro muito eficaz contra a herpes. Seus efeitos antibióticos ajudam a aumentar o espaço de tempo entre as manifestações da doença, além de acelerar a cicatrização da pele em seus períodos mais intensos.

Modo de Uso

Basta colocar 1 gota do extrato de própolis ou borrifar 1 vez sobre a pele lesionada, com o auxílio de um cotonete, ao menos 3 vezes ao dia. Se preferir, pode fazê-lo após retirar o mel já aplicado na região onde a herpes se manifesta, tornando o processo de cicatrização mais acelerado.

Chá Preto

O chá preto pode ser utilizado tanto antes como durante os períodos que a herpes aparece, como um meio de cicatrização rápida, e efeitos quase mínimos. Suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias são muito eficientes não apenas para a doença em si, mas para a prevenção de doenças em geral.

Modo de Uso

  • Você pode beber o chá preto normalmente, sua propriedades antivirais irão ajudar a diminuir os sintomas da herpes labial.
  • Para um efeito maior, você pode passar o chá na área afetada. Siga a receita a seguir:

Ingredientes

  • 500 ml de Água
  • 2 Sachês de Chá Preto

Modo de Preparo

  • Prepare o chá normalmente, adicionando os sachês em uma caneca com a água, deixando-a ferver.
  • Após amornar, passe devagar nas regiões afetadas pela herpes labial.
  •  Repita o processo ao menos 3 vezes por dia, até os efeitos sumirem.

Pomada de Erva Cidreira

Pode não parecer, mas se trata de um remédio caseiro de fácil preparo e aplicação. Com seus efeitos anti-inflamatórias e calmantes aplicados desta forma, os efeitos da herpes labial diminuem drasticamente, principalmente o ardor e a coceira.

Modo de Uso

Aplicando ao menos 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições, a pomada de erva cidreira se torna muito mais prática de ser usada, Veja como fazê-la.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Ingredientes

  • 100 ml de Óleo Mineral
  • 20g de Erva Cidreira

Modo de Preparo

  • Coloque ambos os ingredientes em uma panela pequena, tampe e deixe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.
  • Deixe esfriar completamente, e coe.
  • Aplique a pasta na região afetada pela herpes seguindo a recomendação acima.

A lista de remédios caseiros é bem variada, mas eles não extinguem por completo os efeitos da herpes labial. É preciso um cuidado constante para que a doença não traga maiores problemas, e se possível evitar situações que a piore. Atitudes simples como escovar os dentes com frequência, passar protetor solar de um fator adequado antes de sair de casa, ter uma boa alimentação que favoreça o fortalecimento das defesas do organismo,são suficientes para deixar esta doença de lado por um bom tempo.

Extra:

Bálsamo de limão

Bálsamo de limão, um membro da família da hortelã, pode ajudar no tempo de cicatrização. Bálsamo de limão também está disponível na forma de cremes e pomadas. Aplique o creme diretamente para curar o herpes. Bálsamo de limão também está disponível na forma de cremes e pomadas. Aplique o creme diretamente para curar o herpes.

Óleos naturais

Óleos naturais são eficazes no alívio da dor do herpes e coceira. Óleo de jojoba, árvore do chá, vitamina E e de calêndula são conhecidos por lutar contra o vírus. Você só precisa aplicar qualquer um dos óleos naturais ou fazer a mistura de alguns óleos na área infectada, suavemente. Isso vai curar a pele infectada.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é um tratamento eficaz para se livrar do herpes rápido. Ele fornece alívio nas feridas dolorosas. Pegue uma bola de algodão e umedeça-o em bicarbonato de sódio. Aplique diretamente na área infectada. Ajuda a secar as bolhas.

Alcaçuz

O alcaçuz neutraliza os sintomas da doença. Isto graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antivirais. Como alternativa, faça a ingestão de 2 cápsulas dos extratos das raízes de alcaçuz. Lembrando que uso excessivo de alcaçuz pode resultar em hipertensão e diminuição de potássio. Assim, os indivíduos que sofrem de problemas cardíacos e mulheres grávidas devem evitar a ingestão de alcaçuz.

Sal de Epsom

Banhar com água salgada Epsom é o melhor remédio para acalmar a coceira e dor em herpes. Este remédio torna as feridas secas, reduzindo assim coceira. Você também pode adicionar um pouco de sal na banheira. Mergulhe a área infectada na água. Deixe secar e, em seguida, tomar um banho.

Café

Café é um dos melhores remédios para tratar herpes. As bolhas na boca causam dor intensa. Prepare o café preto. Deixe esfriar e tome um gole. Segure-o na boca por algum tempo. Mova-o para os lábios também. Para obter melhores resultados, repita o processo duas vezes por dia.

Sabão e água morna

Embeber a área infectada em água morna vai alivia a dor e coceira. Para manter a área afetada livre de infecções e limpa, use sabão. Não compartilhe banheira com uma pessoa infectada.

Veja também este vídeo sobre herpes labial (5:04)

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.