Take a fresh look at your lifestyle.

O que Fazer Quando Sai Sangue pelo Nariz?

0

O sangramento nasal, ou chamado de “epistaxe” pelos especialistas em saúde, é qualquer tipo de perda de sangue pelo nariz, ou do nariz pela boca. Pode ocorrer na parte mais externa das narinas ou no interior, que pode indicar efeitos mais graves. Este tipo de hemorragia ocorre quando pequenos vasos, que são frágeis, se rompem.

Confira agora as causas, o que fazer quando seu nariz sangra, o tempo de recuperação, o que fazer caso a hemorragia persista e como prevenir novos episódios deste incomodo.

Quais as causas do sangramento nasal?

O sangramento no nariz pode ter causas variadas como:

  • Ar seco: quando o tempo está muito seco ou quando há exposição prolongada ao ar condicionado, por exemplo, o nariz resseca e sangramentos podem ocorrer.
  • Gripes e resfriados: tendemos assoar o nariz muitas vezes quando estamos resfriados ou gripados e isso pode fazer o nariz sangrar.
  • Traumatismo da região: como, por exemplo, uma pancada forte no nariz ou outros acidentes.
  • Manipulação com o dedo: cutucar o nariz com os dedos quando o muco está seco e duro pode levar ao rompimento de pequenos vasos (veias ou artérias).
  • Presença de corpos estranhos: muito comum em crianças, que podem enfiar comida, brinquedos e outros objetos no nariz.
  • Exposição excessiva ao sol: ao se expor ao sol por muito tempo pode ocorrer sangramento local, já que o calor provoca o ressecamento das membranas internas.
  • Utilização de medicamentos nasais: descongestionantes, antialérgicos ou corticóides intranasais usados em excesso podem irritar a mucosa do nariz, gerando sangramentos.
  • Uso de outros medicamentos: como varfarina (anticoagulante), ibuprofeno e aspirina, por exemplo.
  • Cirurgias nasais anteriores: como a cirurgia do desvio do septo nasal, por exemplo.
  • Tumores dentro do nariz: benignos ou malignos.
  • Alergias, inflamações e infecções: como infecções virais e bacterianas ou alergias como rinite alérgica, sinusite e outros fatores presentes no ambiente que irritam o nariz (poeira, ácaro, pêlo de animais, etc).
  • Deficiência de vitaminas: como a falta das vitaminas B, A, K e C, que danifica a parede dos vasos sanguíneos e altera a mucosa e a coagulação do sangue.
  • Hipertensão arterial: para quem tem pressão arterial alta, o sangue faz uma pressão contra a parede das artérias, causando hemorragias.
  • Leucemia: um câncer sanguíneo que por vezes faz o nariz sangrar.
  • Uso de drogas: como cocaína, cigarro e intoxicação alcoólica.
  • Anemia: a má nutrição pode causar este tipo de sangramento.

O que fazer quando sai sangue pelo nariz?

o que fazer sangue pelo nariz dicavida

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Para estancar o sangramento nasal, siga abaixo algumas dessas recomendações:

1) Fique calmo: mantenha-se tranqüilo, pois a maioria dos sangramentos pára após alguns minutos e não precisam de atendimento médico de urgência;

2) Pressão local: para interromper o processo da hemorragia, faça uma compressa local com uma gaze estéril ou lenço limpo, apertando o nariz pelo lado de fora com o dedo indicador e o polegar. Pode-se também utilizar gelo, enrolando-o em um pano limpo, já que o gelo comprime os vasos sanguíneos e diminui a quantidade de sangue. Pressione a região acima da ponta do nariz e respire pela boca;

3) Mantenha-se sentado: fique sentado de forma ereta, com o tronco inclinado para frente, sem levantar ou abaixar a cabeça, a fim de evitar engolir o sangue e a provocação de vômito;

4) Compressas frias: pode ser feita a aplicação no nariz de compressas frias, como, por exemplo, umedecer um algodão ou gaze em um soro e colocar dentro do nariz e depois continuar com a pressão por pelo menos 5 a 15 minutos, mas somente um pedaço pequeno de algodão ou gaze, para não obstruir por completo a narina;

5) Afrouxe a pressão: após 5 a 15 minutos, desfaça aos poucos a pressão e não assoar o nariz por pelo menos 4 horas, para evitar um novo sangramento;

6) Limpeza da narina: limpe o nariz com um lenço ou pano úmido e limpo na parte externa das narinas, sem fazer força.

É importante não introduzir nenhum outro objeto no nariz, como cotonete, dedo, pinças, papel higiênico, entre outros. Não levante a cabeça nem deite, para não engolir o sangue e passar pelo estômago e outros órgãos. No resto do dia, evite atividades que requerem esforço. E nunca utilize água quente para realizar as compressas, pois pode agravar o sangramento.

Quanto tempo leva para se recuperar do sangramento nasal?

O sangramento nasal leva em média de 10 a 20 minutos para passar, uma vez que este tempo é necessário para os vasos sanguíneos se recomporem e estancar a hemorragia. Normalmente o sangramento nasal pode ser tratado em casa e a própria pessoa pode realizar o estancamento.

E se o sangramento persistir? O que fazer?

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Se o sangramento nasal persistir por mais de 20 minutos após realizar todas as medidas possíveis, se parar e voltar, ou até der dor de cabeça e tontura junto com a hemorragia, faça novamente uma pressão na narina e procure o serviço médico.

O médico clínico ou otorrinolaringologista (especialista que cuida das regiões dos ouvidos, nariz e garganta) tirará todas as suas dúvidas, descobrirá a causa do sangramento e iniciará um tratamento, que pode ser através de: aplicação local de vasoconstritores, cauterização (selagem) dos vasos sanguíneos, tamponamento nasal (uso de tampão no nariz por 1 até 3 dias), e, dependendo do caso, até cirurgia para cauterização das artérias.

Como prevenir novos episódios de sangramento nasal?

Para prevenir novos episódios de sangramento, siga estas dicas:

  • Não cutucar o nariz com os dedos ou outros objetos.
  • Nunca assoar o nariz com muita força.
  • Não fume, pois o cigarro resseca e irrita internamente o nariz;
  • Umedeça o ambiente com toalhas úmidas, baldes de água ou compre um umidificador de ar.
  • Consuma mais fibras, como alimentos integrais e frutas, já que elas evitam a pressão arterial alta (que aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos do corpo).
  • Use sprays para nariz a base de soro, que não viciam e mantém as narinas sempre hidratadas, evitando assim a secura da região.

Fonte:

https://www.webmd.com/first-aid/nosebleeds-causes-and-treatments

Leave A Reply

Your email address will not be published.