Take a fresh look at your lifestyle.

Perda de Apetite

0

A perda de apetite ou anorexia é quando você perde o desejo de comer. Ela pode acontecer com crianças, adolescentes e em idosos. Pode ter ou não uma causa específica. A condição não é fatal, porém, você não deve ignorar.

Veja a Seguir as Principais Causas da Perda de Apetite:

dicavida_apetite_1

Tuberculose

A tuberculose, uma doença pulmonar infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, tem perda de apetite como um dos seus principais sintomas.

Depressão pós-parto

A preocupação crescente com a imagem corporal (forma e peso) nos primeiros 6 meses após o parto é quase normal para as mulheres. Porém o aumento da gordura corporal e perda de músculos abdominais podem causar algumas mulheres a recorrer ao comportamento de transtorno alimentar, como a anorexia ou perda de apetite. A depressão pós-parto também pode causar perda de apetite.

Fatores sociais

A solidão, ansiedade, depressão e o isolamento podem reduzir muito o interesse em alimentos.

Estresse

Estresse pode ter muitos efeitos negativos sobre a pessoa, causando muitas vezes a perda de apetite. Procure identificar a causa de seu estresse e o alivie.

Anorexia Nervosa

Às vezes, em uma tentativa de ter o corpo perfeito, muitas pessoas, desenvolvem uma aversão psicológica à comida. Elas tentam ficar sem comer o maior tempo possível. Mesmo quando comem, escolhem um alimento de baixo teor de gordura e depois se sentem culpadas por comê-lo. Vá a um especialista em transtornos alimentares e ele irá dizer-lhe como recuperar um apetite saudável.

Medicamentos

Vários medicamentos podem levar uma perda de apetite. Se o médico prescreveu antibióticos para o seu filho recentemente, as chances da perda de apetite são grandes.

Vermes intestinais

Entram no sistema digestivo e vivem lá como parasitas, causando sangramento intestinal, perda de apetite, disenteria.

Constipação intestinal

Não ir ao banheiro por dias e até semanas pode levar à constipação (não evacuar). A perda de apetite é um sintoma clássico de constipação.

Dentaduras mal ajustadas

A perda de apetite em idosos pode resultar de algo muito mais simples, como a relutância em comer devido a dentaduras mal ajustadas.

Câncer

Muitas pessoas que têm câncer ou estão passando pelo tratamento perdem o desejo de comer. Embora os cientistas não tenham certeza do que exatamente causa a perda de apetite em pacientes com câncer, eles acreditam que o crescimento e a disseminação de células tumorais afetam os hormônios relacionados ao apetite.

Desequilíbrio de hormônios

O cérebro faz a liberação adequada de hormônios e enzimas que são muito importantes para a nossa saúde física e mental. Por exemplo, uma parte do cérebro chamada hipotálamo controla as funções relacionadas ao apetite e à saciedade.

Quando os níveis de leptina (hormônio da saciedade) aumentam no sangue ao ter uma ótima noite de sono, o hipotálamo reduz o apetite; e quando os níveis de grelina (hormônio da fome) aumentam no sangue devido à hipoglicemia, por exemplo, o hipotálamo aumenta o apetite.

Como Recuperar o Apetite?

dicavida_apetite_2

  • Os suplementos dietéticos líquidos podem ser uma ferramenta importante para estimular o apetite e o ganho de peso. Certifique-se de beber entre as refeições para um ganho líquido e não como um substituto de refeição.
  • Não discuta durante a hora da refeição.
  • Ajuste os horários das refeições para que você coma sempre quando estiver com fome.
  • Faça escolhas alimentares saudáveis.
  • Lanche entre as refeições.
  • Consuma pequenas porções em intervalos regulares.
  • Faça exercícios físicos regularmente.
  • Não se force a comer se não estiver com fome.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.