Take a fresh look at your lifestyle.

10 Primeiros Sintomas de Gravidez

0

É fato que os sintomas de gravidez podem aparecer muito antes das mulheres desconfiarem de que estão grávidas. As mulheres que estão tentando engravidar os percebem logo, pois ficam mais atentas ao aparecimento deles e estão em sintonia com o corpo, já outras, levam mais tempo.

Apesar da diferença no aparecimento dos sintomas nesse período, existem alguns que são mais comuns e relatados pela maioria das mulheres. No início, eles podem ser bem sutis e existe a possibilidade de parte deles durarem só nas primeiras semanas ou no primeiro trimestre.

Descubra os 10 primeiros sintomas de gravidez

sinal de gravidez atraso na menstruação dicavida

Atraso na menstruação

O sinal clássico! Muitas mulheres que não estão esperando por uma gravidez, já se assustam quando notam o atraso menstrual. Isso porque ele é um dos sintomas de gravidez mais famosos. No entanto, existem outros motivos que isso ocorra, como estresse e problemas hormonais.

Mesmo assim, é importante conhecer seu ciclo menstrual, existem mulheres que até preferem anotar as data. Também é essencial prestar atenção na ocorrência de algum corrimento vaginal, mais precisamente cor de rosa, porque esse corrimento pode ser confundido com o início da menstruação, quando na verdade faz parte do quadro de primeiros sintomas de gravidez.

Enjoos

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Provavelmente, esse sinal empata com o anterior quando se trata de sintomas clássicos da gravidez. Os enjoos podem aparecer principalmente pela manhã, acompanhados ou não dos vômitos. Existem mulheres que contam com o sintoma desde a 4° semana de gravidez, mas normalmente ele aparece a partir da 6° semana, é um sintoma que varia muito de mulher pra mulher, algumas podem não ter muitos enjoos, já outras podem chegar ao ponto de precisarem de um maior acompanhamento médico.

As náuseas e os vômitos ocorrem mais ou menos no segundo mês de gestação e leva até ao quarto mês. Muitas vezes, acontece da mulher não conseguir se alimentar direito.

Cólica ou inchaço abdominal

Cólicas semelhantes ao do período menstrual podem aparecer, normalmente acompanhadas do inchaço abdominal, por isso é difícil diferencia-las das cólicas menstruais.

Com a gravidez, naturalmente o corpo começa a passar por mudanças para se preparar para o desenvolvimento do bebê, ou seja, se as dores e o inchaço forem por causa da menstruação, logo ela deve dar algum sinal, mas se isso não ocorrer, pode considerar esse um forte indício de gravidez.

Maior frequência urinária

Esse sintoma de gravidez pode não ser tão claro, porque muitas pessoas não relacionam ele com a gravidez e não sabem que pode existir essa relação. Pode ocorrer com cerca de seis semanas de gravidez. Isso acontece, porque nas primeiras semanas a capacidade da bexiga é alterada e com o tempo, as mudanças pelas quais o organismo passa, resulta em uma pressão maior exercida sob a bexiga.

É imprescindível observar a cor da urina e procurar um médico, principalmente, se ocorrer dor ou ardência ao urinar, porque isso pode ser um sinal de infecção urinária.

Cansaço e sono

Pode ser que, com todas essas mudanças que seu corpo está sofrendo, contando com todas as alterações hormonais e os outros sintomas de gravidez dessa lista, seu corpo comece a dar sinais de que precisa descansar mais, ou seja, a sensação de cansaço e até mesmo da necessidade de dormir mais, podem surgir.

Mamas sensíveis

A atuação dos hormônios que estimulam as glândulas mamárias é um dos motivos para essa alteração em relação as mamas. Afinal, o corpo começa a se preparar e a amamentação está envolvida nisso. As mamas podem ficar mais sensíveis  e inchadas. Além disso, a aparência dos seios também pode mudar, por exemplo, ocorrer o aumento das mamas e o escurecimento dos mamilos ou as veias ao redor dos seios tornarem-se mais notáveis.

Mais Sobre Este Assunto

Dor no Quadril Durante a Gravidez?

Dor de cabeça

Além de possíveis dores nas mamas (como citado anteriormente), podem ocorrer dores de cabeça, assim como os outros itens dessa lista, ela é um fruto de todas as transformações do corpo. Esse é um sintoma citado em alguns casos, mas não é um dos mais frequentes.

Hábitos alimentares alterados

Da mesma forma que ocorre o desejo por alguns alimentos, a aversão a alguns deles também surge. É comum sentir vontade exagerada de comer algo em especial, mas pode acontecer também de querer mudar o cardápio diário, por conta da diminuição do desejo por certos alimentos.

Aversão a cheiros fortes

Como já percebemos, as mudanças no paladar são comuns e isso ocorre também com o olfato, pois a sensibilidade aumenta e odores que antes provavelmente não irritavam ou não eram percebidos, podem passar a incomodar e até mesmo resultarem em enjoos.

Alterações no humor

As alterações hormonais podem levar as mulheres grávidas a passarem por variações de humor. Esse é um dos sintomas de gravidez que podem ser mais intensos na fase inicial, já que o corpo está passando por inúmeras mudanças.

É importante prestar atenção no seu corpo e buscar se informar a respeito desses sintomas de gravidez. Caso prefira, você pode realizar um teste de gravidez em casa nos primeiros dias de atraso menstrual e se der negativo, pode realizar depois de 3 ou 5 dias.  Se der negativo novamente, analise a possibilidade de ir ao médico fazer avaliações e um exame de sangue, para saber o que está acontecendo, se trata-se de gravidez ou de algum problema de saúde.

primeiros sintomas da gravidez dicavida

EXTRAS:

Corrimento vaginal:

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

É um sintoma comum que toda grávida têm. Não há necessidade de desespero caso isso aconteça. O corrimento pode ser branco ou transparente e sem odor.

Desejos alimentares:

Esse é um dos sintomas mais clichês que existe e muitas mulheres têm. As mulheres ficam com vontade de comer coisas difíceis de encontrar, comidas diferentes ou até mesmo um super hambúrguer. E a situação pode se reverter, e ela não querer comer mais aquilo e pegar nojo.

Dor nas costas:

Isso é normal na gestação, devido ao tamanho e peso da barriga, acaba deixando a gestante com dor nas costas.

Veja o vídeo 10 primeiros sintomas de gravidez (2:07)

Fontes:

https://www.babycentre.co.uk/top-10-signs-of-pregnancy

Leave A Reply

Your email address will not be published.