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10 Principais Alimentos com Probióticos

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Probióticos são formas benéficas de bactérias intestinais que ajudam a estimular as enzimas naturais (responsáveis pela digestão) e processos que mantêm nossos órgãos digestivos funcionando corretamente. Existe uma maneira de se manter saudável – comer alimentos probióticos.

Se você não tem probióticos suficientes, os efeitos colaterais podem incluir: distúrbios digestivos, problemas de pele, cândida, doenças autoimunes e resfriados frequentes.

Na verdade, você deve comer uma variedade de probióticos, já que cada um oferece um tipo diferente de bactérias benéficas para ajudar o corpo.

OS 7 TIPOS DE BACTÉRIAS “AMIGÁVEIS”:

  • Lactobacillus acidophilus
  • Lactobacillus bulgarius
  • Lactobacillus reuteri
  • Streptococcus thermophilus
  • Saccharomyces boulardii
  • Bifidobacterium bifidum
  • Bacillus subtilis

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O Que Você Irá Encontrar Aqui

CONFIRA OS 10 MELHORES ALIMENTOS PROBIÓTICOS PARA SUA DIETA:

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Iogurte

Um dos melhores alimentos probióticos é o iogurte, de preferência natural. Procure marcas feitas de leite de cabra e com probióticos como lactobacillus ou acidophilus. O leite de cabra é uma fonte rica de proteínas, vitaminas e minerais, é mais bem digerido e tem menor risco de alergia do que o leite de vaca.

Kefir (leite fermentado)

Uma bebida originária da Rússia e da Turquia, significa “sentir-se bem” e contém de 10 a 20 diferentes tipos de bactérias. Semelhante ao iogurte, este produto lácteo fermentado é uma combinação única de leite de cabra e grãos fermentados de kefir. Procure uma boa versão orgânica em uma loja local de alimentos saudáveis.

Chucrute

Feito de repolho fermentado, o chucrute não é apenas extremamente rico em probióticos, mas também em vitaminas A, B, C e K. Verifique se o chucrute é pasteurizado porque este processo irá destruir os probióticos. Lembre-se: Sempre consulte um médico antes de comer alimentos não pasteurizados durante a gravidez.

Chocolate escuro

Chocolate em si não contém probióticos, mas ajuda a sobreviver ao pH do trato digestivo. Devido a esta habilidade de proteção, os probióticos podem ser adicionados ao chocolate escuro de alta qualidade.

Microalgas

Refere-se à superalimentos baseados em plantas oceânicas, como a espirulina e a chlorella. Embora não seja um probiótico em si, as microalgas podem agir como um prebiótico, o que significa que ele alimenta e nutrem os probióticos já presentes no seu intestino, aumentando as bactérias benéficas e melhorando a saúde gastrointestinal.

Sopa de Miso

Miso ou Missô é usado na culinária como um regulador digestivo. Feito de feijão, arroz ou cevada fermentados. Adicionando uma colher de sopa de miso à água quente, faz uma sopa excelente, rápida e rica em probióticos. Se você for a um restaurante japonês, experimente a sopa de miso.

Salmoura

Procure variedades de picles ou azeitonas, por exemplo, que são salgadas em água e sal marinho em vez de vinagre. A salmoura do vinagre não permitirá que as bactérias benéficas cresçam. Bônus: suco de salmoura ajuda a aliviar cãibras musculares induzidas pelo exercício.

Tempeh

Proveniente da Indonésia e um grande substituto para a carne ou tofu, o tempeh é um alimento fermentado com um fungo, a partir de grãos feitos de soja. Uma grande fonte de vitamina B12 e se preparado corretamente é muito baixo em sal, o que torna uma escolha ideal para aqueles com uma dieta baixa em sódio.

Kimchi

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Uma forma asiática de chucrute em conserva, o kimchi é um prato de repolho, pepino ou rabanete fermentado, extremamente picante e azedo, normalmente servido ao lado de refeições na Coréia. Além de bactérias benéficas, Kimchi também é uma grande fonte de vitamina C, vitaminas B, beta-caroteno, cálcio, ferro, potássio e fibra. É um dos melhores alimentos probióticos que você pode adicionar à sua dieta.

Chá Kombucha

Kombucha é uma forma de chá fermentado que contém uma grande quantidade de bactérias intestinais saudáveis. Esta bebida probiótica tem sido usada por séculos e ajuda a aumentar a sua energia, melhorando o seu bem-estar e até mesmo ajudá-lo a perder peso. No entanto, o chá kombucha pode não ser o melhor ajuste para todos, especialmente aqueles que tiveram problemas com cândida.

Vinagre de cidra de maçã

Ótimo para controlar a pressão arterial, colesterol, diabetes e até mesmo perda de peso, fornece probióticos. Beba um pouco cada dia ou use-o como um molho de salada.

Qual é o seu alimento probiótico favorito? Conte-nos sua experiência abaixo.

Veja também este programa que fala sobre probiótico e prebiótico (13:36):

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