Take a fresh look at your lifestyle.

Como Tratar Queimadura Solar?

0

A queimadura solar, ou seja, a pele dolorosa e vermelha de temperatura quente ao toque, geralmente aparece dentro de algumas horas após exposição excessiva à radiação ultravioleta, UV, do sol ou fontes artificiais, como lâmpadas solares. A queimadura solar pode levar vários dias ou mais para desaparecer.

A exposição ao sol intensa e repetida que resulta em queimadura solar, aumenta o risco de outro dano à pele e determinadas doenças. Estas incluem pele seca ou enrugada, manchas escuras, manchas ásperas e câncer de pele, como o melanoma.

É possível prevenir a queimadura solar e condições relacionadas por proteger a pele. Isto é especialmente importante quando estiver ao ar livre, até em dias frios ou nublados. Se tiver queimadura solar, é possível experimentar vários remédios e tratamentos caseiros para aliviar a dor e acelerar a cura.

Quais são os sintomas da Queimadura Solar?

dicavida-queimadura-solar-2-min

 

Os sinais e sintomas da queimadura do sol incluem:

  • Pele rosa ou vermelhidão
  • Pele morna ou quente ao toque
  • Dor, sensibilidade ou coceira.
  • Inchaço
  • Bolhas pequenas cheias de líquido, que podem estourar.
  • Dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga se a queimadura solar for grave.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Qualquer parte exposta do próprio corpo, incluindo os lóbulos da orelha, couro cabeludo e lábios podem queimar. Até áreas cobertas podem queimar se, por exemplo, a roupa tiver um tecido solto que permita luz ultravioleta a entrar.

Os olhos são extremamente sensíveis à luz UV do sol e podem sofrer queimaduras. Os olhos queimados pelo sol podem apresentar dor ou desconforto. Os sinais e sintomas geralmente aparecem dentro de algumas horas após a exposição ao sol. Mas isto pode levar um dia ou mais para entendimento da extensão total da queimadura.

Dentro de alguns dias, o corpo pode começar a se curar por “descascar” a camada superior da pele danificada. Após isto, a própria pele pode temporariamente ter uma cor e padrão irregular. Uma queimadura solar mais severa pode levar vários dias ou mais para sarar.

Consultar o médico se a queimadura solar:

  • Caso esteja alucinante e cubra uma área grande do corpo.
  • Caso esteja acompanhada de febre alta, dor extrema, dor de cabeça, confusão, náusea ou calafrios.
  • Caso não responda ao cuidado em casa dentro de 2 dias.

Também buscar cuidados médicos se perceber sinais ou sintomas de uma infecção. Estes incluem:

  • Aumento da dor e sensibilidade.
  • Aumento do inchaço.
  • Drenagem amarela, pus, de uma bolha aberta
  • Faixas vermelhas seguindo longe da bolha aberta.

Como Tratar a Queimadura Solar em um instante?

dicavida-queimadura-solar-3-min

 

Mais Sobre Este Assunto

O tratamento da queimadura solar não cura a pele ou previne dano à pele, mas pode reduzir a dor, inchaço e desconforto. Se o cuidado em casa não ajudar ou a queimadura solar for muito grave, o médico pode prescrever medicamentos. Estes incluem:

Analgésicos: Os analgésicos podem ajudar a controlar a dor e inchaço da queimadura solar, especialmente se tomar logo depois da exposição solar. O médico pode recomendar ibuprofeno ou naproxeno. Alguns tipos de analgésicos podem ser aplicados à pele.

Medicamentos que controlam a coceira: Os corticosteróides de aplicação à pele podem ajudar a controlar a coceira, conforme a pele sara. Estes medicamentos são muitas vezes combinados com analgésicos.

Tratamentos caseiros

dicavida-queimadura-solar-1-min

 

Quando acontece a queimadura, não é possível fazer muito para limitar o dano à pele. Mas as dicas seguintes podem reduzir a dor e desconforto:

Tomar um analgésico: Os analgésicos, como ibuprofeno e naproxeno, podem ajudar a controlar a dor até que a vermelhidão e dor diminuam.

Refrescar a pele: Aplicar na pele afetada uma compressa fria, como uma toalha umedecida com água fria da torneira. Ou tomar um banho frio ou chuveiro.

Aplicar hidratante, loção aloe vera ou gel, ou creme de hidrocortisona na pele afetada: Uma dose baixa, de 0.5 a 1 por cento, de creme de hidrocortisona pode diminuir a dor e inchaço e acelerar sarar.

Se formar bolhas, não as estourar: Elas contêm fluido natural do corpo, soro e são camada protetora. Ainda, estourar bolhas retarda o processo de cura e aumenta o risco de infecção. Se necessário, cobrir levemente as bolhas com gaze. Se as bolhas estourarem, suavemente limpar a área com sabão neutro e água, aplicar um creme antibacteriano e cobrir com um curativo molhado.

Beber bastante líquido, especialmente água: A exposição ao sol e calor podem causar a perda de fluidos através da própria pele. Beber ajuda o corpo a se recuperar.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Tratar a descamação da pele suavemente: Dentro de alguns dias, a área afetada pode começar a descascar. Isto é simplesmente a maneira de o corpo se livrar da camada superior da pele danificada. Enquanto a pele está descascando, continuar a usar creme hidratante.

Proteger a queimadura solar de exposição solar nova: Permanecer longe do sol ou proteger-se da luz solar quando sair.

Evitar aplicar produtos como a benzocaína: Tais cremes podem irritar a pele ou causar uma reação alérgica.

A benzocaína foi associada a uma rara, mas potencialmente mortal condição, chamada meta-hemoglobinemia. Esta condição aumenta a quantidade do oxigênio que o sangue pode transportar.

Não usar benzocaína em crianças mais novas do que 2 anos de idade, sem a supervisão de um profissional de saúde. Se for um adulto, nunca usar mais do que a dose recomendada e considerar conversar com o médico antes do uso.

 

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.