Take a fresh look at your lifestyle.

Rapadura

0

Feita a partir do suco de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), a rapadura é amplamente produzida em plantações em regiões muito quentes e tropicais, em engenhos, normalmente passados de pai para filho. Sua secagem ocorre em temperatura ambiente, sem proteção da mesma, na forma de um ‘tijolo’ ou “blocos”. Podendo variar de cor, de acordo com a cana, tipo de solo e clima e resiste ao tempo, o que facilita o transporte da mesma. Também é conhecida como Panela, Raspadura ou Panelón, dependendo de onde ela é feita.

A produção dela iniciou-se nas Ilhas Canárias, no Atlântico e era dada como alimento para os escravos, porém, a rapadura é um ingrediente tradicional no nordeste do Brasil, pegajosa e fortemente aromatizada. É mordida inteira como uma simples sobremesa, raspada para ser usada em pudins e tortas e é derretida para adoçar bebidas ou usar em assados.

Veja a Seguir os Benefícios da Rapadura para a Saúde:

dicavida rapadura[

 

Substitui o açúcar branco

De gosto doce e fonte de carboidrato, a rapadura pode ser usada no lugar do açúcar branco ou o mascavo. A rapadura tem uma textura de grão fino e então dá perfeitamente para substituir 1 copo de açúcar por 1 copo de rapadura em todas as receitas feitas.

Rica em ferro

A rapadura é rica em ferro, uma vez que uma colher de chá contém aproximadamente 11% da ingestão diária recomendada. O ferro é considerado um mineral essencial porque seu corpo o usa para produzir mioglobina e hemoglobina, duas proteínas que transportam oxigênio para o corpo.

Produto orgânico

Rapadura é o suco puro extraído da cana de açúcar, que é então cozido, evaporando a água enquanto se agita com pás. E então se transforma num açúcar granulado de cor marrom escuro. Por não ser cozido em temperatura alta, o melaço não é separado do açúcar. Produzido organicamente, não contém produtos químicos.

Metabolizada mais lentamente

Ainda tem o equilíbrio natural de sacarose, glicose e frutose e contém componentes essenciais para sua “digestão”. É metabolizada mais lentamente que o açúcar branco e, portanto, não afetará os níveis de açúcar no sangue.

Possui muitos nutrientes

Por não ser cozido em temperatura alta, o melado de cana não é separado do açúcar, mantendo suas propriedades nutricionais. A rapadura tem um exclusivo sabor de caramelo e contém potássio, magnésio, fosfato, cromo, cobalto, cobre e zinco.

Adoçante saudável

Ao ser usada no lugar do açúcar refinado, a rapadura se torna um adoçante mais acessível, barato e saudável. Ela é a menos processada de todos os açúcares da cana.

Dimiui o vício do açúcar

Por ser feita à base de plantas naturais, a rapadura pode ajudar a diminuir seu desejo pelo consumo de açúcar e sua existência remonta a mais de 1.000 anos.

Nutre o corpo

Também contém vitaminas A, C, B1, B2, B6, niacina e ácido pantotênico que funcionam com os minerais para nutrir o organismo. Para os atletas, deve ser usada durante e depois dos treinos, devido ao fato de fornecer energia. O açúcar branco não contém nada disso. Por quê? Porque é processado a altas temperaturas, que tira seus minerais.

Alimenta os probióticos

O kefir de água ou de leite, um probiótico, aliado em promover nossa saúde, especialmente aumentando nossa imunidade e saúde digestiva, precisa de minerais para sobreviver. Ao contrário do açúcar branco, a rapadura é cheia de minerais, e isso faz os grãos ‘felizes’.

Receitas naturais

De sabor doce, a rapadura se encaixa muito bem com muitas receitas, doces ou assadas, especialmente biscoitos de aveia com passas!

Veja este vídeo que fala sobre os benefícios da rapadura (2:37):

Leave A Reply

Your email address will not be published.