Take a fresh look at your lifestyle.

10 Remédios Caseiros para Controlar o Ácido Úrico

0

O Ácido Úrico é uma substância produzida pelo nosso corpo, que em excesso pode provocar um tipo de artrite (inflamação das articulações) chamada “gota” que afeta diferentes partes do corpo, como as orelhas, articulações nas mãos, pulsos, tornozelos, pés ou joelhos. Essa inflamação é o resultado do acúmulo do ácido úrico ao longo de muitos anos, também conhecida como hiperuricemia.

Há três estágios de gota:

  • Na primeira etapa, a pessoa tem níveis elevados de ácido úrico no sangue, mas não apresenta sintomas. Algumas pessoas podem ter pedras nos rins antes de ter seu primeiro ataque de gota.
  • Na segunda etapa, o ácido úrico começa a formar cristais, geralmente no dedão do pé. Você começa a ter ataques de gota. Depois de um ataque, a articulação afetada volta ao normal. O tempo entre os ataques pode variar.
  • Na terceira etapa, os sintomas podem afetar mais de uma articulação. Nódulos chamados tofos podem formar sob a pele. Sem tratamento, os tofos podem formar-se na cartilagem da orelha externa ou nos tecidos ao redor da articulação (ligamentos e tendões). Isso pode causar dor, inchaço, vermelhidão e calor (inflamação), podendo até destruir a cartilagem e osso. Esta fase da gota é incomum por causa dos avanços no tratamento precoce da gota.

Um ataque de gota por acúmulo de ácido úrico, geralmente começa durante a noite com dor moderada até que aumenta a intensidade e é mais comum em homens do que em mulheres.

Quais são as causas do ácido úrico?

A causa exata é desconhecida, mas uma grande quantidade de ácido úrico no corpo (devido a problemas de metabolismo) ou diminuição da eliminação de ácido úrico pelos rins pode levar à gota.

Estas são algumas possíveis causas:

  • Genética
  • Consumo excessivo de álcool
  • Falta de exercício físico
  • Consumo excessivo de proteínas
  • Estresse
  • Problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e pedras nos rins.

Suas chances de contrair gota (inflamação das articulações) por excesso de ácido úrico são maiores se você estiver com sobrepeso, beber muito álcool ou comer muita carne rica em substâncias químicas, chamadas purinas, como cerveja, anchovas, coração, fígado, ovo, sardinhas e etc. 

Quais são os sintomas do ácido úrico?

  • Calor, dor, inchaço e sensibilidade extrema em uma articulação, geralmente no dedão do pé.
  • Pele vermelha ou arroxeada ao redor da articulação afetada, o que é um sinal de inflamação.
  • Movimento limitado na articulação afetada.
  • Descamação e prurido (coceira) da pele ao redor da articulação afetada.

Como diagnosticar?

O seu médico fará perguntas sobre seus sintomas e fazer um exame físico. Também poderá pedir uma amostra do fluido nas suas articulações para procurar por cristais de ácido úrico e fazer um exame de sangue e urina para medir a quantidade desse ácido no organismo.

Existe algum tratamento? 

O objetivo do tratamento é aliviar a dor rapidamente e prevenir de futuros ataques de gota e complicações á longo prazo, tais como a destruição das articulações e danos nos rins. Em alguns casos mas raros, a cirurgia é necessária para remover grandes “tofos” que estão causando deformidade.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Para tratar a gota, o seu médico lhe dará corticoides ou irá prescrever uma dose diária de um ou mais medicamentos. O alívio muitas vezes começa dentro de 24 horas, se você começar o tratamento imediatamente. As doses ficam menores á medida que seus sintomas desaparecem.

10 Remédios Caseiros para Controlar o Ácido Úrico

remédios caseiros para controlar o ácido úrico dicavida

Vinagre de Maçã:

O vinagre de maçã, que é usado para tratar dores de cabeça e estômago ácido, também ajuda a tratar a gota e artrite. A acidez do vinagre vai ajudar a aliviar a dor aguda. Você também pode adicionar mel para o remédio para impulsionar a resposta anti-inflamatória do organismo.

O que fazer: Misture uma colher de chá do vinagre de maçã em um copo de água. Beba-o duas a três vezes ao dia.

Gengibre:

As propriedades anti-inflamatórias presentes na raiz de gengibre podem ser muito úteis no alívio da dor e inflamação. Existem muitas maneiras de usar na raiz de gengibre no tratamento da gota.

O que fazer: Misture quantidades iguais de pó de feno-grego, cúrcuma em pó e raiz de gengibre em pó. Misture na água morna. Beba duas vezes por dia.

Ou você pode simplesmente adicionar a raiz de gengibre em receitas culinárias ou comer um pedaço pequeno e cru por dia.

Outra opção é fazer uma pasta de raiz de gengibre com um pouco de água e aplicar sobre a área afetada. Deixe por cerca de meia hora. Faça isso uma vez por dia.

Bicarbonato de Sódio:

Um fator importante que contribui para a gota é um aumento de ácido úrico no corpo. Bicarbonato de sódio pode ajudar a diminuir a quantidade de ácido úrico, o que lhe dá alívio da dor.

O que fazer: Misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Beba esta solução quatro vezes por dia, mas não mais do que isso. Continue até duas semanas. Se você estiver acima de 60 anos, não tome mais de três vezes em um dia. Além disso, não tome este remédio se você sofre de hipertensão (pressão alta), pois, pode aumentar a pressão arterial quando tomado em quantidades maiores.

Suco de limão:

Para obter alívio da dor da gota, é essencial neutralizar o excesso de ácido úrico na corrente sanguínea. Isso pode ser feito facilmente com suco de limão fresco e bicarbonato de sódio. Junto com o suco de limão, também você pode comer outras frutas ricas em vitamina C para fortalecer os tecidos do corpo.

O que fazer: Misture o suco de um limão com meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Deixe descansar por alguns segundos até que a efervescência pare e, em seguida, misture em um copo de água. Beba-o imediatamente.

Outra opção é adicionar o suco de meio limão a um copo de água e beber três vezes por dia.

Cerejas:

Cerejas, sejam doces ou azedas, também podem ser muito úteis no tratamento da gota, devido às suas propriedades antioxidantes. As cerejas também contêm antocianinas, que podem reduzir a inflamação, bem como aliviar a gota.

O que fazer: Para pacientes com gota, comer 15 a 20 cerejas em um dia é altamente recomendável. Para melhores resultados, comece o dia com algumas cerejas.

Outra opção é beber um copo de suco de cereja diária. Você também pode adicionar alguns dentes de alho picados nele.

Sal Epsom:

Sal de Epsom é outro remédio caseiro útil para o tratamento de gota e outras formas de artrite. A elevada quantidade de magnésio presente no sal de Epsom também vai melhorar a condição de seu coração e pressão arterial elevada.

O que fazer: Molhe a parte do corpo afetada em água morna misturada com sal Epsom para relaxar os músculos doloridos e aliviar a dor.

Para um banho demorado, adicione duas xícaras de sal Epsom na água aquecida do banho. Mergulhe seu corpo nela até que a água comece a ficar fria. Faça isso uma vez por semana. Se você tiver gota grave, você pode fazer duas ou três vezes por semana.

Bananas:

As bananas são também muito eficazes no tratamento da gota. O alto teor de potássio na banana irá ajudar a converter os cristais de ácido úrico em forma líquida, que serão liberados para fora do corpo mais tarde através do xixi. Bananas também contêm quantidades moderadas de vitamina C, que pode ser muito eficaz na gestão de dor e inchaço.

O que fazer: Basta comer uma ou duas bananas por dia, e em breve você vai notar melhora em sua condição.

Outra opção é adicionar uma banana madura a um meio copo de iogurte. Isso também irá ajudar a evitar a diarreia.

Maçãs

É muito comum ouvir as pessoas dizerem: “Uma maçã por dia mantém o médico longe.” É um hábito saudável comer pelo menos uma maçã por dia, especialmente quando você tem gota. Os especialistas sugerem comer uma maçã depois de cada refeição. O ácido málico presente nas maçãs vai ajudar a neutralizar o ácido úrico no organismo e, assim, aliviar a dor da gota e inflamação.

O que fazer: Se você não gosta de comer maçãs, você pode tentar suco de maçã. E junto com uma maçã, também é uma boa ideia comer cenouras cruas.

Carvão Ativado

O carvão ativado é conhecido por absorver o ácido úrico; assim, ele pode ser usado com segurança para o tratamento de gota. Aqueles que sofrem de gota deve tomar um banho de carvão vegetal duas ou três vezes por semana.

O que fazer: Misture meia xícara de pó de carvão vegetal com um pouco de água até formar uma pasta. Coloque a massa em uma banheira e adicione mais água. Mergulhe a sua parte do corpo afetada por pelo menos meia hora. Este remédio é uma boa solução para a gota no dedo do pé ou tornozelo.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Para outras partes do corpo afetadas, faça uma pasta de carvão vegetal e aplique sobre a pele. Deixe por meia hora; em seguida, enxague com água morna.

Ou você pode tomar cápsulas de carvão ativado para aliviar a dor da gota e inflamação. Consulte o seu médico antes de usar esta opção.

Água Fria

Colocar a área afetada em contato com água fria vai reduzir o inchaço, bem como a dor. Quando você tem gota, não use gelo diretamente sobre a pele; ele pode danificar a pele e piorar a sua condição.

O que fazer: Coloque a parte do corpo inflamada e inchada em água fria durante 10 a 15 minutos. Repita o processo várias vezes por dia.

Você pode usar gelo por 15 minutos, mas o envolva em uma toalha antes de colocá-lo sobre a área afetada. Faça isso duas vezes por dia. Evite usar em excesso as compressas de gelo, pois pode levar à cristalização do ácido úrico.

Então, se você está sofrendo de gota, simplesmente tente estes remédios naturais para obter alívio da dor e inflamação. Tenha em mente, não há nenhuma cura rápida. Tempo e determinação são necessários para tratar a gota.

Além da lista, veja também a lista dos alimentos eficientes para controlar o ácido úrico!

  • Maçã
  • Feijão carioca
  • Chá verde
  • Abóbora
  • Pepino
  • Alimentos Ricos em Vitamina C como goiava, kiwi, laranja, limão, tomate, pimentão e folhas verdes.
  • Semente de aipo
  • Chocolate preto ou cacao
  • Ômega 3
  • Alimentos Ricos em Fibras como aveia, brócolis, pera, morango, mirtilo, aipo, cenoura e cevada.
  • Alcachofra
  • Cebola

Quais são as precauções?

  • Hidrate-se – Beba muita água. Isto irá ajudar a expulsar o excesso de ácido úrico.
  • Reduza o consumo de álcool especialmente a cerveja – O álcool pode reduzir a liberação de ácido úrico pelos rins em sua urina, causando um aumento de ácido úrico no seu corpo. Cerveja, que é rica em purinas, é pior do que algumas outras bebidas que contêm álcool.
  • Consuma bromelina – um composto que pode ser encontrado no abacaxi ou em forma de suplemento. As enzimas são frequentemente recomendadas para pessoas com gota porque reduzem o inchaço e inflamação.
  • Reduza a ingestão de cafeína – evite cafés e bebidas energéticas.
  • Faça atividades físicas – no caso de gota, o exercício ajuda a reduzir os níveis normais de ácido úrico normalizando a insulina.
  • Descanse a articulação que está afetada – para aliviar a dor durante um ataque de gota.
  • Não tome aspirina – ela pode piorar a gota através do aumento do nível de ácido úrico no sangue.
  • Coma alimentos saudáveis para controlar seu peso e obter os nutrientes de que necessita – mas evite o jejum ou dietas de baixa caloria, porque aumentam a quantidade de ácido úrico produzido pelo corpo e pode provocar um ataque de gota.
  • É importante consultar o seu médico, mesmo que a dor tenha parado – o acúmulo de ácido úrico que causou o ataque de gota pode ainda irritar suas articulações e causar sérios danos.
  • Siga um programa de exercício moderado.
  • Fale com o seu médico sobre todos os medicamentos que toma – pois, alguns medicamentos podem elevar o nível de ácido úrico.

Assista o vídeo que fala sobre o ácido úrico (10:15): 

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3197219/

Leave A Reply

Your email address will not be published.