Take a fresh look at your lifestyle.

13 Remédios Caseiros para Eliminar Gases Estomacais em um Instante

0

O excesso de gases pode ser um problema tão constrangedor como perigoso ao seu organismo. Ocasionado principalmente por uma má alimentação, ou uma digestão inadequada, os gases podem acarretar em outros problemas ao organismo, como refluxo, ou mesmo dificuldade ao realizar as funções excretoras.

Felizmente, o excesso de gases estomacais é uma questão bem simples de resolver, com os remédios naturais certos. Você até pode buscar fármacos em drogarias, mas o ideal é ter estes remédios caseiros em casa e  usar toda vez que você precisar.

Vejamos Algumas Boas Sugestões de Remédios Caseiros para Eliminar o Excesso de Gases Estomacais:

10 Remédios Caseiros Eficazes para Eliminar o Excesso de Gases Estomacais

1. Chá de Folhas de Abacateiro

O abacate em si não pode ser usado para o trato de excesso de gases estomacais, mas sua folha tem ótimas propriedades diuréticas. Ele é muito bem aplicado não apenas no excesso de gases, mas nos casos de cálculos renais, e diarreia.

Para uma infusão com as folhas de abacateiro, use no máximo duas folhas em 1 litro de água. Ferva as folhas do abacateiro por cerca de 5 minutos, antes de tampar o recipiente e deixar descansando por mais 10 minutos. Coe a infusão, e beba morno.

2. Raiz de Gengibre

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O gengibre é ótimo para controlar o excesso de gases estomacais, é um dos medicamentos mais versáteis para tratar não apenas o excesso de gases, mas vários outros problemas no organismo. Com seus efeitos diuréticos, e que potencializam igualmente o metabolismo, é possível consumí-lo de diversas formas para cuidar do gases.

As melhores opções são o chá, diretamente com um pedaço da raiz; com uma colher de sopa antes das refeições, ou ainda acrescentar lascas ou o gengibre ralado em alimentos já prontos previnem os efeitos dos gases.

3. Pepino

O pepino possui propriedades revigorantes no sistema digestivo, e é ótimo para diminuir o inchaço na barriga. E assim como o gengibre, ele possui usos variados para tratar o excesso de gases. E não, a salada não é a única aplicação.

Além de comê-lo puro, devidamente descascado, lavado e fatiado, ele pode ser um ingrediente interessante em algumas receitas, como sucos, por exemplo. O pepino, por si só, tem bastante água, o que torna a bebida ainda mais saudável.

4. Chá de Cardamomo

O cardamomo é um tempero pouco conhecido das mesas brasileiras, mas ainda assim é uma ótima opção para lidar com o excesso de gases. Ele alivia os sintomas de mal-estar e os inchaços no abdômen. E se utilizado com uma boa frequência, pode diminuir os efeitos da fadiga, o que auxilia em outras atividades diárias.

Um cuidado importante ao fazer infusões com cardamomo é a quantidade ingerida por dia. Uma, ou no máximo duas doses são recomendados, com meia xícara em cada dose. O excesso de cardamomo pode causar vômitos, então tenha cuidado na quantidade ingerida e empregada no chá.

5. Suco de Limão

O limão, por si só, é excelente para os cuidados digestivos em geral. Cítricos no geral ajudam a facilitar os processos de digestão do corpo, mas o limão vai um pouco mais além. Com suas propriedades adstringentes e alcalinizantes, eles diminuem o inchaço e fortalecem a parede estomacal, tornando o processo digestivo mais sossegado.

Um copo de suco diariamente, após as refeições, é o suficiente para conseguir esse reforço. E assim como o chá de cardamomo, não exagere nas quantidades, para evitar outros problemas, como a gastrite, por exemplo.

6. Chá de Anis

O anis, junto a outras plantas, como a canela e a hortelã, são não só bons aliados do estômago, como do bom humor também. O anis verde, quando utilizado em pó, relaxa o estômago, o que provoca aquela sensação de alívio que corta o estresse. Ele também regenera as funções do estômago e do intestino, evitando novos excessos de gases.

Mais Sobre Este Assunto

A infusão de anis é feita com o pó dela. Beba antes de refeições pesadas, como o almoço e o jantar. Duas a três vezes na semana é o suficiente.

7. Tomate e Aspargos

O tomate e os aspargos possuem propriedades que, por si só, as tornam remédios naturais para combater o excesso de gases. Ambos são ricos em fibras solúveis, o que não apenas ajuda na saciedade, como reforça a parede estomacal, evitando o excesso.

Para usar de forma mais medicinal, cozinhe os aspargos e o tomate no vapor. Assim, assim eles mantém suas propriedades curativas, como preserva o sabor na mesma proporção.

8. Iogurte Kefir

O iogurte Kefir é uma boa forma de acabar com o excesso de gases estomacais e melhorar o trânsito intestinal no organismo. Isso se deve ao fato do iogurte, ou da bebida no cáucaso que se assemelha a mesma, possuir uma série de leveduras e bactérias benéficas ao organismo, potencializando suas atividades regulares.

Consumido diariamente, o iogurte kefir é um remédio natural para o intestino, e de quebra ainda reforça outras funcionalidades, como a perda de peso, por exemplo.

9. Sementes de Funcho

Funchos são plantas especificamente medicinais, cujas propriedades auxiliam as funções estomacais como um todo. Suas sementes, especificamente, potencializam o processo de digestão, evitando principalmente os efeitos de fermentação que causam os gases.

Você pode aproveitar os efeitos do funcho mastigando-as diretamente, ou fazendo uma infusão. Uma vez é o suficiente para conseguir seus efeitos.

10.  Suco de Cenoura com Laranja

Tanto a cenoura como a laranja são alimentos ricos em betacaroteno, substância que oferece diversos benefícios ao corpo. Além disso, a cenoura, especificamente, ajuda a restaurar a flora intestinal, o que diminui os efeitos do inchaço causado pelos gases.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Para tanto, bata uma cenoura descascada e picada, duas laranjas descascadas, e um litro de água. Bata, até ficar homogêneo, coe, e beba. Evite consumir muitas horas depois de feito, para não perder as propriedades.

11. Gengibre

O gengibre reúne diversos benefícios para o organismo e além de ser muito utilizado para gripes, náuseas, vômitos e resfriados, também contribui na eliminação de gases. Para preparar o chá de gengibre, é possível usá-lo em pó (1 colher) ou fresco (2cm), para 1 litro de água.

Em uma panela, ferva os ingredientes em torno de 10 minutos. Desligue o fogo e tampe. Posteriormente, basta esperar alguns minutos, que amorne para coar e beber. Não é recomendado colocar açúcar, pois pode provocar mais gases e este não e objetivo, certo?

12. Tomate

Presente frequentemente nas saladas, o tomate é um forte aliado para quem almeja dicas caseiras para eliminar os gases, afinal, é uma fruta acessível e pode ser implementada facilmente nas refeições. Isso porque além de contribuir com a flora intestinal, também auxilia em uma boa digestão.

13. Chá de erva-doce

O chá de erva-doce, além de contribuir com a sensação de relaxamento, ajuda nas cólicas, digestão e no combate aos gases. Para preparar, é necessário 1 colher da erva e 1 xícara de água fervente.

Em um recipiente, coloque a medida de erva-doce necessária e acrescente a água fervente. Basta deixar esfiar e coar. O indicado é consumir após as refeições.

Gostou das dicas de remédios naturais? Acabar com o excesso de gases é bem simples, e você não precisa esperar uma situação mais chata acontecer para tomar as devidas medidas. Não deixe de cuidar da saúde, e até a próxima!

Leave A Reply

Your email address will not be published.