Take a fresh look at your lifestyle.

Remédios Caseiros Para o Terçol

0

Terçol é uma das inflamações mais comuns e generalizadas nos olhos. Também conhecida como Hordéolo, ela ocorre quando há uma inflamação nas glândulas presentes na borda interna da pálpebra. O resultado é um pequeno inchaço (parecido com uma espinha) dolorido, que pode levar a fotofobia e prejudicar partes da visão.

O terçol não é contagioso, ou seja, não pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Cada um tem, ou não, uma pré-disposição em adquiri-lo. Sua principal causa é a má higiene, uso excessivo de maquiagem ou quando se coça muito os olhos.

Tratamentos para terçol são a base de compressas quentes colocadas diretamente sob o local. Não curar o terçol pode levar a infecções mais graves, que além de prejudicar a visão em longo prazo, geram cicatrizes na região do olho difíceis de sair.

O que é?

Terçol é uma infecção das glândulas (órgão capaz de expelir determinada substância) relacionadas aos folículos que geram os cílios. Seu desenvolvimento forma um carocinho consistente de ponta amarela que secretam pus e podem crescer no interior ou exterior da pálpebra.

Dentro da pálpebra (interno)  – ocorre uma infecção das glândulas meibomiana caracterizada por ser mais doloroso.

Fora da pálpebra (externo) – ocorre uma infecção das glândulas zeiss  e Mol caracterizadas pelo hordéolo de ponta amarela com pus.

Essa condição pode durar de 1 á 2 semanas e em muitos casos não precisa de tratamento.

Fatores de risco

  • Não retirar a maquiagem antes de dormir
  • Usar maquiagem vencida
  • Não higienizar as lentes de contato da forma correta
  • Tocar os olhos com mão suja.

O terçol não passa de pessoa pra pessoa, porém, compartilhar objetos pessoais pode facilitar a proliferação de bactérias.

Pessoas de todas as idades podem incorrer na doença,  entretanto, adolescentes são os mais afetados.

O terçol pode se repetir no mesmo local ou sair no outro olho em pessoas que sofrem da doença.

O que causa?

Entre o fatores que levam ao terçol ter uma má higiene ocular e esfregar excessivamente os olhos podem acarretar uma infecção. Porém, existem causas referentes a doenças pré-existentes como nos casos de:

  • Blefarite (doença que causa uma inflamação na raiz das pálpebras)
  • Infecções bacterianas principalmente por Staphylococcus aureus.
  • Deficiência de imunoglobulina (sistema imune fraco).

Causas por aspectos mais inerentes aos próprios portadores:

  • Mau funcionamento das glândulas responsáveis pela lacrimação.
  • Abstinência de sono.
  • Defeito no folículo de crescimento dos cílios ou nas glândulas próximas.
  • Excesso de oleosidade do rosto.

Tanto as causas mais naturais como por doenças podem ser prevenidas através de uma alimentação que fortaleça o sistema imunológico, como cuidar bem da limpeza do rosto, principalmente quem usa maquiagem com frequência.

Quais são os sintomas?

O terçol inicia com um pequeno inchaço ou vermelhidão irritante na pálpebra que aos poucos progride pra outros sintomas. Veja quais são:

  • Caroço ou inchaço na pálpebra.
  • Dor e Vermelhidão no local da inflamação
  • Lacrimação
  • Sensação de queimação
  • Coceira
  • Visão prejudicada
  • Irritação
  • Fotofobia
  • Incômodo pra piscar
  • Febre
  • Calafrios

Isso sem contar a sensação de corpo estranho e astigmatismo, caso haja mais de um terçol e não faça o tratamento de acordo.

Diagnóstico

Procure um médico oculista para avaliar seu caso, já que muitas doenças oculares são parecidas. Um simples exame físico é o suficiente para o diagnóstico, porém, na fase inicial da doença ela pode ser facilmente confundida com um calázio.

Abaixo confira os 7 remédios caseiros para tratar o terçol

dicavida_tersol_1

Nunca esprema ou fure o terçol já que a infecção pode se espalhar e acometer o outro olho ou outras partes do corpo.

 

Compressas quentes

As compressas umedecidas em água quente sobre a protuberância ocasionada pelo terçol diminuem o inchaço. A receita deve ser utilizada por 5 a 10 minutos várias vezes ao dia, o que ajuda a diminuir o inchaço e a dor.

Apesar do mito de que a aplicação de frio ou gelo pode desinflamar o olho, a verdade é que, por se tratar de uma pequena massa de gordura, somente o calor contribuirá para reduzir o tamanho do terçol.

Compressa de camomila e alecrim

Mais Sobre Este Assunto

Benefícios do brócolis para sua saúde

A flor de camomila tem propriedades calmantes e bactericidas o que ataca diretamente as bactérias causadoras.

Para tanto, é necessário uma infusão da flor com o alecrim. Em 1 litro de água fervente, adicione os talos de alecrim com o as flores de camomila, e deixe por cerca de 5 minutos.

Coe, deixe amornar até uma temperatura segura, e lave os olhos com a infusão cerca de 2 a 3 vezes por dia, isso será suficiente para conseguir os efeitos que precisa. Não se esqueça: o chá precisa ser feito todos os dias, já que ele perde suas propriedades curativas depois de um tempo.

Babosa

A aloe vera presente na babosa tem diferentes benefícios para a saúde e a pele. Além disso, é considerado um ótimo remédio natural para curar o terçol.

Para utilizar a babosa, corte a folha abrindo-a no meio, pegue um algodão e retire um pouco do gel da planta. Aplique sobre o olho afetado.

Sementes de coentro

O coentro, ou melhor, suas sementes, possuem propriedades bactericidas e anti inflamatórias muito conhecidas, e podem ser uma boa forma de lidar com o terçol em vários casos. Assim como as camomilas e outras plantas, a melhor forma de aproveitar esses benefícios contra a inflamação é através de infusões.

Em 1 litro de água fervente, adicione as sementes de coentro, e deixe na fervura por cerca de 5 minutos. Coe a infusão, deixe diminuir a temperatura, e aplique diretamente nos olhos para limpeza. Três vezes ao dia é o suficiente para conseguir um tratamento eficaz.

Shampoo de bebê

Esse é um dos métodos mais seguros e práticos de tratar o hordéolo de forma caseira. O shampoo neutro não causa irritação ou queimação aos olhos, o que o torna a ferramenta perfeita para limpar os olhos e a sujeira que pode levar ao terçol.

A receita com o shampoo de bebê consiste em adicionar algumas gotas de shampoo suave para uma xícara de água morna e misturar bem para que o shampoo de bebê seja diluído.

Após fazer a solução, embeba uma bola de algodão, feche os olhos e utilize entre 2 a 3 vezes ao dia. Massageie com cuidado o local machucado, para não causar mais dor. Após a lavagem com a solução, enxague com água morna.

Máscara de Pepino

O pepino é um grande aliado contra o Hordéolo por conta de suas propriedades adstringentes e refrescantes.

Corte um pepino em rodelas bem finas, e coloque sobre a inflamação. Mantenha por cerca de 10 minutos, e repita o processo ao menos 3 vezes ao dia.

Aliança de ouro

Pegue uma joia de ouro que você tem em casa, pode ser sua aliança de casamento. Esfregue em um pano por alguns minutos e coloque a aliança aquecida diretamente sob o terçol.

O calor fará com que o terçol desinflame e diminua de tamanho. Repita o processo várias vezes por dia.

Tratamentos médicos para terçol

Caso persista por mais de oito dias é importante procurar um especialista. Durante uma crise evite usar maquiagem, lentes de contato, cremes o qualquer outro produto que podem aumentar os sintomas.

No consultório, o medico pode receitar analgésico para diminuir a dor e baixar a febre. Em casos mais graves o médico pode recorrer aos seguintes procedimentos:

Antibióticos

Antibiótico só são receitados em casos especiais quando os tratamentos citados anteriormente não surtem efeito. Por exemplo, pessoas com alta taxa de recorrência da doença ou que possuem rosácea blefarite podem fazer uso de colírio e pomada antibiótica além de tomar o medicamento de forma oral.

  • Eritromicina na versão pomada.
  • Cloranfenicol ou amoxicilina também podem ser usados.
  • Doxiciclina

Cirurgia

Como última alternativa, a cirurgia é o procedimento mais perigoso e invasivo. Na sala de cirurgia será dada uma anestesia local, logo em seguida o oftalmologista fará um corte pequeno no nódulo e expelirá o pus manualmente. Logo em seguida, pequenas suturas fecharam o corte. Talvez seja necessário realizar uma biopsia pra descartar câncer.

Como se prevenir?

  • Tenha uma boa higiene: mantenha as mãos limpas e lave os olhos todos os dias.
  • Evite usar maquiagem emprestada ou fora da data de validade.
  • Não compartilhe toalhas ou objetos pessoais.
  • Faça a manutenção e limpeza correta das lentes de contato.

Qual a diferença entre terçol e calázio?

Existe muita confusão acerca dessas duas doenças e não é para menos já que elas possuem praticamente as mesmas causas e sintomas. Porém, o diferencial entre elas é que o calázio é um inchaço sem infecção, localizado no meio da pálpebra e praticamente não há sinal de dor.

Nesse caso a glândula bloqueada é a meibomiana que secreta gordura. Assim como no terçol, existe cura para o calázio desaparecendo em poucas semanas sem tratamento médico. Em casos graves injeções de corticosteroide podem ser prescritas.

Veja também este vídeo sobre como tratar o terçol:

Leave A Reply

Your email address will not be published.