Take a fresh look at your lifestyle.

10 Remédios Caseiros para Tratar o Resfriado em um Instante

0

O resfriado é uma das doenças mais comuns. Por ano, ataca milhões de pessoas, devido ao seu fácil o contágio: pelo ar ou contato físico. É uma infecção viral, que gera muito incomodo às vias aéreas superiores.

Causado por vírus, existem mais de 200 tipos de resfriado e o mais comum é o rinovírus, responsável por praticamente 40% dos casos de resfriado. Outro vírus muito comum é o coronavírus, responsável por 20% dos casos. Em seguida o vírus sincicial respiratório(VSR) e vírus parainfluenza são 10% das causas.

As crianças são o grupo de maior risco para contrair resfriado, também estão sujeitos a sofrerem com maior gravidade, caso o vírus evolua.

Curiosidade sobre o resfriado:

  • Um dos grandes defensores do consumo de Vitamina C, para evitar o resfriado, foi um químico chamado Linus Pauling, foi uma figura importante no mundo cientifico ganhou dois prêmios Nobel: de química e da paz. Escreveu livro “Vitamina C e Resfriado”, relata os benefícios da vitamina C, em quantidades maiores do que 60 mg a recomendada pela medicina tradicional.
  • Pauling recomendava 1000 mg de vitamina C por dia, reduzindo a incidência de resfriados em 45% na maioria das pessoas e relatava que vitamina C pode controlar doenças cardíacas e o câncer.
  • Linus Pauling morreu de câncer aos 93 anos, quando descobriu o câncer, foi questionado sobre os benefícios da vitamina C, Pauling afirmou que tinha mais de noventa anos e que conseguiu evitar o câncer esse tempo por causa da vitamina C.

Como é transmitido?

O resfriado pode ser transmitido por uma pessoa contaminada pelo vírus, geralmente acontece se você tocar na superfície que contém germes, por exemplo, teclado, controle, maçaneta, toalha, etc. Também é possível ser contaminado ao ter contato com o nariz ou boca ou o doente espirrar e você respirar o mesmo ar.

Quando o vírus entra em seu corpo, seu sistema imunológico envia glóbulos brancos para atacar esse vírus. Quando esse ataque falha, o seu nariz e garganta inflamam, começa criar muco e aí está os primeiros sintomas do resfriado. O gasto da energia com essa briga para combater o vírus é tão intenso, que você começa a se sentir cansado e fraco.

Existe um mito muito comum, passar frio ou tomar chuva e ficar molhado, não faz você ficar doente. Mas pode contribuir para que você fique resfriado, por exemplo, você é muito mais propenso a ficar resfriado se estiver extremamente cansado, sob estresse ou ter alergias com nariz e garganta.

Quais são os sintomas de um resfriado comum?

O resfriado é uma infecção viral, as alterações inflamatórias causas pelos vírus, podem ocasionar acúmulo de secreção em seios da face, que acarretar sinusite bacteriana. Então, deve tomar cuidado com os resfriados, pois são síndromes infecciosas muito frequentes, se não tratadas corretamente podem gerar problemas com bactérias, até pneumonias.

É comum sentir sintomas como:

  • Coriza (irritação nas fossas nasais/ secreção nasal)
  • Espirros
  • Dor de garganta
  • Congestão nasal
  • Olhos lacrimejando
  • Rouquidão
  • Indisposição
  • Dor de cabeça
  • Tosse intensificada a partir do 4° ou 5° dia da doença.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Há sintomas mais graves, como febre e dores musculares, pode ser sinal que não seja uma gripe e sim um resfriado.

Se a febre for muito alta procure imediatamente o médico, principalmente, em crianças, pode ser uma infecção mais grave. Febre muito alta podem levar a convulsão.

Resfriado em crianças

Em média, as crianças ficam resfriadas 5-7 vezes por ano. Na maioria das vezes, a causa é o tempo que passam na escola ou em creches, onde ficam em contato com outras crianças grande parte do dia. E para piorar, o sistema imunológico da criança ainda é fraco para combater resfriados.

Tratamento para o resfriado

O tratamento não cura o resfriado, mas ameniza e alivia os sintomas. Deve-se ter uma atenção muito especial com crianças, pois é um grupo de risco onde suas defesas são muito frágeis. Descongestionantes típicos ou sistêmicos aliviam os sintomas, porém podem causas intoxicação e eventos adversos como rinites medicamentosa.

  • Hipertensão arterial e arritmias cardíacas: use descongestionantes só com prescrição médica. Há recomendação de não exceder cerca de 5 dias de uso. Anti-histamínicos (Antialérgicos) de primeira e segunda geração foram avaliados, sem grandes benefícios no controle dos sintomas.
  • Medicamentos antivirais: pleconaril contra o rinovírus e vacinas. Existem mais de 100 sorotipos no caso do rinovírus. Há dificuldade em estabelecer um antígeno comum, com proteção mais duradoura.

Veja os 10 Remédios Caseiros para Tratar o Resfriado:

remédios caseiros para tratar o resfriado canela dicavida

Canela

A canela ajuda a aliviar a dor de garganta e também a tratar a tosse seca. Além da receita, você também pode optar por consumir algumas gotas de óleo de casca de canela com mel.

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo: Basta misturar a colher de sopa de canela e os dois dentes de alho. Coloque o copo d’água e deixe ferver durante 15 a 20 minutos. Coe e beba enquanto ainda está quente. O consumo deve ocorrer de uma a três vezes ao dia.

Mel

O preferido no tratamento do resfriado, o mel é considerado um calmante que trata garganta irritada e ajuda a curar de maneira mais rápida o resfriado.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de suco de limão;
  • 2 colheres de chá de mel.

Modo de preparo: Bastar misturar o suco de limão e as duas colheres de chá de mel. A bebida deve ser consumida de duas em duas horas até o alívio dos sintomas.

Mel e leite quente

Quando aliado ao leite quente, o mel se transforma em um forte remédio caseiro. A mistura tira o mal-estar de maneira geral, diminui a frequência de espirros e evita pouca dor de cabeça.

Para fazer a receita basta unir duas colheres de mel a um copo de leite e esquente. Tomar durante a noite é uma boa opção, já que o leite também acalma e ajuda a ter uma melhor noite de sono.

Mais Sobre Este Assunto

Gengibre

Utilizado em diversos tratamentos, o gengibre também é útil para remediar o resfriado. As propriedades antivirais, expectorantes e anti-inflamatórias são as responsáveis pela ajuda no tratamento. O gengibre pode ser consumido de diferentes maneiras:

  • Gengibre cru;
  • Chá de gengibre;
  • Raspas de gengibre com mel e limão.

Acerola

O suco de acerola é considerado um dos melhores sucos de fruta para o tratamento de resfriado devido seu incrível poder revigorante. Para isto, basta fazer suco com a acerola e diluir o suco em água. Caso queira adoçar o suco, acrescente uma colher de mel.

O consumo deve ocorrer até quatro vezes por dia.

Canja de galinha

Com diferentes nutrientes e vitaminas, a canja de galinha é ótima para o tratamento do resfriado. Além disso, a canja de galinha possui propriedades antioxidantes, que auxiliam no processo de melhora.

Em decorrência das vitaminas, a canja irá aumentar a imunidade e ajudar a recuperar o corpo que fica cansado em decorrência do resfriado.

Laranja

Assim como a acerola, o suco de laranja é um bom aliado para o tratamento do resfriado. Neste caso, é importante que ele seja puro, sem adição alguma de água.

Modo de preparo: Esprema algumas laranjas e esquente a bebida. Caso queira, adicione 10 gotas de própolis. A bebida deve ser feita por até quatro vezes no dia.

Pimenta

Considerado um dos tratamentos caseiros mais rápidos, a pimenta possui uma substância chamada de capsaicina, que contribui para a diluição do muco e ajuda a aliviar a congestão nasal.

O consumo pode ser feito com uma pimenta em cada refeição. Além disso, para o tratamento do resfriado, gargarejo com uma colher de chá de pimenta preta, misturada em um copo de água morna.

Salsa

Também conhecida como salsinha, a salsa é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina D. Além disso é riquíssima em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, enxofre, potássio e magnésio.

Devido essa composição super benéfica para saúde, a salsa é excelente para combater o resfriado. Veja uma dica de como utilizá-la.

Ingredientes:

  • Salsa;
  • Leite quente;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo: Extraia o sumo das folhas e caules de salsa e acrescente leite quente e mel de abelha. O consumo deve ser de até três xícaras por dia.

Leite e açafrão

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O leite aliado ao açafrão e gengibre em pó combate a tosse e os demais sintomas do resfriado, como dor de cabeça e garganta.

Ingredientes:

  • Leite
  • Meia colher de chá de pó de cúrcuma
  • Meia sopa de gengibre em pó

Modo de preparo: Após ferver o leite, adicione a meia colher de chá de pó de cúrcuma e a meia colher de sopa de gengibre em pó. Espere a mistura ficar morna e beba. O consumo pode ser feito até duas vezes por dia.

Veja também outros tratamentos caseiros para o resfriado:

Existem diversos alimentos com o poder de prevenir o resfriado e ajudar a aliviar os sintomas. Os principais são:

  • Abacaxi
  • raízes e tubérculos (gengibre, cenoura, batata, nabo, beterraba, mandioca, alho, cebola e entre outros)
  • Mangostão principalmente a casca
  • óleo de prímula
  • óleo de copaíba
  • mel de abelha
  • aveia
  • vitamina C (laranja, acerola, goiaba, carambola, kiwi, morango, limão, legumes verdes, entre outros).
  • Chás e xaropes.

Além de amenizar os sintomas, esses alimentos podem ajudar na prevenção.

Use também descongestionantes nasais naturais e sempre lave o nariz com soro fisiológico, principalmente se morar em lugares que tenham períodos de baixa umidade do ar. Evite injeções contra o resfriado encontradas em farmácias, pois tem efeitos colaterais indesejáveis e não são tão eficientes.

Preparando para o frio

Nos Estados Unidos, a maioria dos casos de resfriado acontece no outono e inverno. No Brasil, não podemos dizer o mesmo, pois nunca sabemos quando fará frio ou calor. Mas no inverno, no mês de agosto, começa a volta às aulas e isso é um grande motivo de tantas crianças ficarem resfriadas. O contato delas com pessoas doentes em salas de aula, colabora para a contaminação.

Mudanças climáticas e na umidade também podem afetar as pessoas. Os vírus do resfriado comum sobrevivem melhor em temperaturas baixas e o tempo frio pode deixar seu nariz mais seco, sendo assim mais vulnerável a uma infecção.

Fique atento para saber quando ir ao médico

A maioria dos resfriados dura em média de 7 a 10 dias, mas se seus sintomas durarem mais dias, talvez seja hora de ir visitar um médico. Às vezes, os resfriados podem levar a uma infecção causados por bactérias em seus pulmões e ouvidos. Caso isso aconteça, o médico pode prescrever antibióticos para combater as bactérias e não os vírus.

Ad

Leave A Reply

Your email address will not be published.