Take a fresh look at your lifestyle.

Remédios caseiros para tratar a dor de ouvido

0

Você provavelmente já se pegou perguntando o que pode ser a dor de ouvido ou vendo alguém nesse impasse. A verdade, é que ela pode surgir de diversas intensidades, em uma ou nas duas orelhas e ainda mais, estar ligada com muitas razões, não só necessariamente no ouvido, como também em regiões próximas, como a garganta ou até mesmo os dentes.

Normalmente, são pequenos incômodos que desaparecem muito rápido, mas como dito anteriormente, o quadro pode contar com dores mais intensas, sendo assim, é imprescindível procurar um médico para descobrir qual é o seu tipo de problema e se tem realmente a ver com o ouvido (causa otológica) ou não.

Para fazer os exames é preciso visitar os otorrinolaringologistas (especialistas em orelha, nariz e garganta). Eles serão capazes de cuidar de problemas auditivos e realizar cirurgias em todas as partes do ouvido (externa, média, interna). E para ajudá-lo a se nortear melhor sobre esse assunto, o artigo a seguir irá esclarecer dúvidas pertinentes e ainda dar dicas de como alivia a dor que tanto pode estar te incomodando ou até mesmo alguém que você conheça. Fique atento e anote todas as dicas e informações e não esqueça que procurar um profissional para melhor diagnosticá-lo é imprescindível. Tenha uma boa leitura!

Quais são as principais causas otológicas para a dor de ouvido?

dicavida-dor-no-ouvido-min

Como foi citado, causa otológica trata-se do ouvido, ou seja, nesse caso, de problemas que têm origem nele ou que precisam de cuidados diretamente nesse local, as mais comuns são infecções. Para compreender melhor, vale lembrar que o ouvido costuma ser dividido em três partes, externo, médio e interno.

Otite externa:

É uma infecção do canal do ouvido externo que pode ser tratada por um médico, com remédios e orientações. Geralmente, é algo que pode ser resolvido em dias ou semanas, dependendo do quadro. Os sintomas, além da dor, envolvem a pele mais avermelhada e calor, mas algumas pessoas podem ter coceira e inchaço.

Pode ocorrer a obstrução do ouvido externo por conta de um corpo estranho e até mesmo pela cera do ouvido, que é uma das causas mais comuns. Nesse caso, o médico avaliará o método mais eficiente de limpeza do local, pois se o tímpano estiver perfurado, o método de eliminação da cera pode variar e ser necessário o uso de um instrumento adequado.

As principais causas de otite externa:

  • A coceira na orelha ocorre quando se retira o cerúmen com um cotonete e inflama ou contamina o ouvido.
  • A cera – substância viscosa – tem como papel defender e proteger o ouvido e evitar uma contaminação. Ao ficar rígida e ficar em excesso, causa dor, em especial se a cera for empurrada contra o tímpano.
  • O ouvido do surfista é uma inflamação causada pela água no ouvido. O espaço quente e úmido proporciona o desenvolvimento bacteriano e causa a afecção.
  • Quando um objeto estranho entra no ouvido e não pode ser extraído, ocorre dor e inflamação. Estes são insetos, grampos de cabelo e outros artefatos que são usados ​​para tirar a cera no ouvido.
  • Miringite bolhosa ocorre quando o tímpano está com inflamação e causa bolhas e é acarretada por bactérias, já a miringite traumática pode ocorrer devido a um objeto com pontas, um golpe com a palma da mão, uma mudança na pressão do ar dentro de um avião ou ao subir uma montanha, mergulho ou uma explosão causando a ruptura do tímpano.

Otite média

Geralmente as causas são infecções virais ou bacterianas, como a gripe que contaminam o fluido é um motivo de dor, sobretudo em crianças, causando dor e febre, mas na maioria das vezes se resolve com o tempo.

Otite média aguda:

Essa infecção atinge o ouvido médio e geralmente, é causa por uma bactéria ou o acúmulo de líquido. Além disso, pode ter sua origem por infecções virais do trato respiratório, como as famosas gripes. Normalmente, atinge mais as crianças e é acompanhada de outros sintomas além da dor de ouvido, como febre e perda auditiva temporária, podendo ser tratada com orientação médica, com remédios, mas depende muito do caso, pois em alguns, apenas recomendações são passadas.

Otite média crônica:

Outros tipos de otites podem ocorrer, como a média crônica, que pode comprometer muito a audição, essa infecção geralmente é provocada por uma lesão do tímpano e merece muita atenção, pois seu quadro de gravidade depende muito do tipo de lesão e qual região exatamente foi atingida.

Além de poder comprometer a audição, pode ter complicações, como o aumento de secreção e inflamações. O seu tratamento envolve uma limpeza do local pelo médico, entre outros processos que podem ser necessários como operações e o acompanhamento de antibióticos.

Otite Interna

A otite interna leva mensagens ao cérebro para ajudar no equilíbrio.

A inflamação do ouvido interno está associada à tontura ou labirintite, mas não necessariamente à dor.

Outras causas podem ser:

  • Disfunção temporomandibular
  • Sinusite
  • Faringite
  • Síndrome de Ménière
  • Labirintite
  • E outros

Quais são outros motivos para a dor?

Outras razões para que as dores ou incômodos nos ouvidos surjam e que não possuem ligação apenas com eles como as causas citadas anteriormente, estão ligadas principalmente com gripes e resfriados, como a infecção na garganta e problemas dentários, como cáries, infecções, complicações com próteses, entre outros.

Quando estão ligadas com outras causas, o tratamento pode variar muito, afinal, o sintoma passa a não ser apenas a dor de ouvido, como no caso de gripes, onde a pessoa também sente dores pelo corpo, fadiga e febre. De qualquer forma, é imprescindível recorrer a um médico e ter cautela ao realizar a limpeza do ouvido, pois a dor também pode estar relacionada com o uso inadequado de cotonetes ou a introdução de outros objetos, como palitos, entre diversos itens.

Como diagnosticar?

Um otorrino falará com você e fará um exame com o otoscópio observando a área do ouvido, nariz e garganta; testes auditivos e laboratoriais. Em geral, radiografia, tomografia computadorizada e outros testes são desnecessários.

Qual o tratamento para a dor de ouvido?

  • O otorrino poderá receitar um antibiótico oral e o pavilhão auditivo deve ficar seco no tratamento.
  • Um tampão de ouvido ou um algodão pode ser usado no banho.
  • Os tímpanos rompidos podem necessitar de cirurgia

Quais os remédios mais usados no tratamento?

Existem algumas opões de medicamentos que são frequentemente recomendados pelos médicos especialistas na área, para tratar a dor no ouvido, mas tudo vai depender do seu problema específico e é em vista disso que é tão importante consulta-lo, a fim de se tratar de maneira eficiente e segura para sua saúde.

Em alguns casos podem ser utilizados medicamentos do tipo anti-inflamatório, analgésico e antibióticos dos quais podemos destacar o tradicional paracetamol e o Ibuprofeno. Dentre outros remédios também utilizados estão: o Otosporin, o Panotil, o Lidosporin, a Otomicina e o Otosynalar. Lembrando que as grávidas e os bebês são receitadas com remédios mais específicos, portanto em nenhuma hipótese se automedique está certo?

Dor no ouvido acompanhada de gripe

A gripe existente quando o indivíduo está sofrendo com alguma espécie de dor no ouvido pode ou não indicar que algo maior está acontecendo. As vezes a dor está associada diretamente a gripe, sendo uma das consequências negativas que algumas pessoas sofrem quando ficam gripadas.

Mais Sobre Este Assunto

Enquanto que em alguns casos pode ser que exista uma inflamação no ouvido, seja na parte interna ou externa. Há quem acaba ficando com o ouvido e o rosto inchados em decorrência desse problema, então para saber exatamente o que você está enfrentando, um médico é fundamental, dessa forma é possível usar os medicamentos corretos para tratar a dor.

Dor no ouvido e possíveis pontadas

A dor no ouvido pode estar associada com diversos problemas, não necessariamente com o próprio ouvido. Em alguns indivíduos, a dor anda de mãos dadas com pontadas na região que chegam a incomodar quem a sente como é no caso da dor associada a garganta, que indicada a chance de estar ocorrendo uma infecção no ouvido, chamada de otite aguda, e que acaba gerando febre e se propaga para a garganta fazendo surgir outros sintomas, dos quais se incluem as pontadas.

Quais os principais sintomas associados?

Talvez você se pergunte: Mas o sintoma da dor no ouvido não é a própria dor? E você está certo, entretanto, na maioria dos casos em que ela indica uma possível infecção, por exemplo, vem acompanhada também de outros sintomas. No caso do barotrauma, que geralmente surge em decorrência de alergias, os sintomas mais comuns são:

  • Espirros constantes;
  • Tosse;
  • Congestão nasal;

Quando a dor é sinal de infecção, o indivíduo também pode sentir dores na cabeça, dores na garganta, febre e também ter tosse e espirros. É nessas situações que na maioria dos casos o nosso tímpano acaba ficando mais avermelhado e com aparência inchada. Além disso, existem alguns sinais mais comuns que você deve ficar atento:

  • Dor na região da mandíbula;
  • Coceiras;
  • Zumbido;

Dor de ouvido tem cura?

A grande maioria das dores que surgem na região do ouvido acabam se resolvendo por sim próprias, sumindo com o passar de algumas horas ou dias. Mas alguns casos, que revelam algum tipo de inflamação, requer um tratamento mais adequado e devidamente recomendado por um médico especialista. Os sintomas associados são o foco dos tratamentos e a cura dependerá do problema diagnosticado, já que a dor pode significar uma simples infecção até mesmo a presença de algum tumor (casos mais raros).

Abaixo veja remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido:

dicavida-dor-no-ouvido-2-min

Cebola:

A cebola tem propriedades antissépticas, antibacterianas e são ótimas para resolver o problema no ouvido. Aqueça uma colher de sopa do suco da cebola e quando estiver morno coloque de duas a três gotas do suco extraído na orelha infectada. Repita o procedimento de duas a três vezes ao dia.

Aplicativo Hearing Guardian v1

Você já deve ter tido uma sensação de zumbido no ouvido. A maioria dos casos de zumbido é um dano nas células ciliadas, que ficam localizadas no ouvido interno, dentro da cóclea, que tem um formato de concha. As tais células captam as vibrações sonoras e enviam impulsos elétricos pelo nervo auditivo para o cérebro.

Quando as células ciliadas ficam lesadas, continuam enviando, por engano, informações sonoras às células do nervo auditivo. O aplicativo Hearing Guardian é o único programa que pode condicionar estas células danificadas e eliminar completamente o som de zumbido dependendo da sua causa. Você poderá visitar o website www.biosom.com.br, baixar o aplicativo Hearing Guardian e instalar o programa diretamente no seu computador.

Você deve estar se perguntando como um aplicativo pode resolver o meu problema da audição! Veja você mesmo como ele atua na sua audição (3:17):

Alho:

O alho tem propriedades antibióticas que podem ajudar a diminuir a dor no ouvido. Esquente uma colher de chá de alho e duas colheres de sopa de óleo de gergelim. Após esfriar, filtre o óleo e coloque duas ou três gotas do óleo de alho no ouvido infectado e espere até obter um resultado.

Basil:

Basil, mais conhecido como manjericão, tem propriedades analgésicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, por isso, o manjericão é considerado um ótimo remédio caseiro para aliviar dores. Amasse as folhas até obter o caldo. Coloque três ou quatro gotas do suco no ouvido infectado, repita pelo menos duas vezes ao dia.

Bispo de erva:

O bispo de erva tem propriedade antisséptica e antimicrobianas, o que é ótimo para aliviar a dor de ouvido. Misture uma colher de chá de óleo de Bispo de erva, junto com três colheres de chá de óleo de gergelim e aqueça, até ficar morno. Depois, coloque o remédio no ouvido infectado e espere aliviar.

Outra receita: Esquente duas colheres de chá de óleo de mostarda e adicione meia colher de chá de Bispo de erva e um pouco de alho picado. Após a mistura, esquente até o alho ficar vermelho. Depois, filtre-o e coloque algumas gotas no ouvido infectado.

Água quente:

Ao colocar água quente na orelha infectada, pode servir como um ótimo analgésico, pois, com o calor da água, ajuda a aliviar a dor. Use uma garrafa com água quente enrolada em um pano ou uma bolsa de água quente e pressione por alguns minutos sobre o ouvido infectado.

Gengibre:

O Gengibre tem propriedade anti-inflamatórias, que podem ajudar no tratamento para a dor de ouvido. Tire o suco do gengibre e já coloque no ouvido infectado, aos poucos a dor vai diminuir. Outra receita é misturar uma colher de chá de gengibre ralado, junto a duas colheres de sopa de azeite de oliva. Espere de cinco a dez minutos, após o procedimento, coloque algumas gotas do óleo no ouvido infectado.

Hortelã-pimenta:

As folhas de hortelã-pimenta e o óleo de hortelã-pimenta, podem ajudar a aliviar a dor de ouvido. Retire o suco das folhas, e coloque diretamente no ouvido infeccionado.

Outra receita: Pegue um cotonete, aplique algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta, e passe na parte externa da orelha, não deixando entrar dentro do ouvido.

Neem:

O Neem há várias propriedades como o Bispo de erva, assim, podendo ajudar no alivio da dor no ouvido. Amasse algumas folhas até ter o suco. Depois coloque algumas gotas no ouvido e espere o efeito.

Outra receita: Molhe um algodão no óleo de neem e aperte até sair o excesso, depois coloque-o no ouvido. Deixe por alguns minutos e jogue-o fora. Repita as duas receitas, pelo menos duas vezes ao dia.

Azeite de oliva:

O Azeite de oliva serve como um lubrificante e um ótimo remédio natural para sumir com as dores do ouvido ou qualquer outras sensações no canal auditivo. Coloque de três a quatro gotas de azeite morno no ouvido. Para ser mais fácil, você pode utilizar um cotonete e espalhar no ouvido.

Leave A Reply

Your email address will not be published.