Take a fresh look at your lifestyle.

Rinite

0

Rinite é uma irritação que causa a inflamação da membrana mucosa no interior do nariz, que pode ser desencadeada por diversos motivos. Ela pode ser causada por alergia a certos compostos, como ácaro, poeira, pêlos de animais, pólen, fumaças, tempo frio, certos perfumes, etc.

Geralmente, a rinite vem acompanhada de coceira no nariz, nos olhos e na garganta, corrimento de muco pelo nariz e pela garganta, espirros constantes, tosse, nariz entupido, olhos inchados e lacrimejados, além de causar irritabilidade e dor de cabeça. Há certas medidas para aliviar rapidamente os sintomas indesejados da rinite.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE RINITE?

Existem dois tipos de rinite, a alérgica e a não alérgica:

A) Rinite alérgica

Nas pessoas que possuem rinite alérgica, o sistema imunológico detecta uma substância inofensiva como um intruso, ela se chama alérgeno. O sistema imunológico reage ao alérgeno através da liberação de histamina e mediadores químicos que normalmente causam sintomas no nariz, olhos, garganta, ouvido, pele e céu da boca.

Além do alérgeno, os sintomas podem ocorrer através de substâncias irritantes como fumaça e forte odores, também por mudanças de temperatura e umidade do ar.

A rinite alérgica sazonal, também conhecida como febre do feno, é normalmente causada pelo pólen do ar durante diferentes épocas do ano. Muitas das pessoas com este tipo são propensas a conjuntivite alérgica.

B) Rinite não alérgica

Uma em cada três pessoas com este tipo, não tem alergias. Rinite não alérgica normalmente atinge adultos causando sintomas durante o ano inteiro, escorrendo o nariz e principalmente congestão nasal. Diferente da rinite alérgica, porque o sistema imunológico não está envolvido.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os principais sintomas são:

  • Coceira no nariz, céu da boca, garganta e olhos
  • Espirros
  • Nariz entupido (congestão nasal)
  • Nariz escorrendo
  • Olhos lacrimejando
  • Olheiras

COMO TRATAR A RINITE?

Um especialista em alergias pode identificar o que está provocando a alergia e também determinar se seus sintomas são de rinite não alérgica. Irá ver seu histórico completo de saúde e fazer testes de alergia, que podem ser cutâneos e exames de sangue são os métodos mais utilizados para determinar as causas deste problema.

O tratamento depende do grau do sintomas. Geralmente, o tratamento foca em aliviar os sintomas, como espirros, nariz entupido e escorrimento do nariz.

TRATAMENTOS CASEIROS PARA ALIVIAR A RINITE EM UM INSTANTE:

 

Faça uma limpeza nasal

Ao presenciar os sintomas da rinite, faça uma limpeza nasal pelo menos duas vezes por dia com soro fisiológico ou água corrente, podendo inspirá-lo diretamente com ajuda das mãos, usar seringas ou um conta-gotas para pingar o líquido no nariz. Assim, retira-se tudo aquilo que você respirou durante o dia e que se acumulou na mucosa do nariz, facilitando a respiração.

Limpe os olhos com soro fisiológico

Como na rinite os olhos coçam bastante, ficam irritados e lacrimejando, é necessário limpá-los com água corrente ou soro fisiológico diariamente. Isso deixará os olhos menos irritados e vermelhos. Mas lembre-se: nunca use sabonetes nem produtos que possam irritar os olhos, pois o problema pode se agravar.

Umedeça o ambiente

O ar frio e seco propicia crises de rinite, deixando as vias aéreas ressecadas e a poluição e a poeira concentradas. Então umedeça o ambiente com umidificadores de ar, bacias de água ou um pano molhado, para equilibrar a umidade do ar, lubrificar o muco nasal e deixar os alérgenos mais dispersos. Só não exagere na umidade, pois podem aparecer mais ácaros e mofo.

Beba bastante líquido

Quando estamos com rinite, perde-se muito líquido pelas vias respiratórias, sendo muito importante a hidratação. A ingestão de água garante que o fluxo nasal se umedeça e controla sua saída, além de desintoxicar o sangue mais rapidamente e melhorar o funcionamento da mucosa do pulmão e das vias aéreas. Então beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Tome remédios naturais

Alguns remédios naturais ajudam a aliviar os sintomas da rinite, como, por exemplo, o chá verde, que impede a produção de histamina, e o mel, que reduz a reação alérgica em épocas onde o pólen está mais presente. Você pode tomar o chá verde ou chá de eucalipto duas vezes por dia e o mel em substituição ao açúcar em seus chás, sucos, etc. Uma boa dica para você, tome suco de abacaxi com maçã e mel duas vezes por dia que poderá aliviar o sintoma.

Ingira alimentos que inibem a produção de histamina

Há alimentos que inibem a produção de histamina, como a maçã, brócolis e cebola, que possuem um antioxidante poderoso, a quercetina. Eles aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de se ter uma crise alérgica. Além disso, a ingestão de ômega 3, através de peixes, nozes e castanhas, por exemplo, combate as inflamações e melhora a respiração.

Evite alimentos com muita histamina

Por outro lado, há aqueles alimentos que contem muita histamina, favorecendo a crise alérgica, como peixe cru e frutos do mar, carne defumada, embutidos e legumes, como soja e grão de bico. Então, diante de uma crise de rinite, evite consumir estes alimentos.

Tome um anti-histamínico

Você pode tomar remédios anti-histamínicos, ou seja, antialérgicos, que podem ser em forma de comprimidos ou xarope. Eles reduzem os sintomas de inchaço, coceira, espirros, congestão, corrimento do nariz e vermelhidão. Lembrando que nunca é aconselhável tomar estes medicamentos sem recomendação médica, portanto, procure um serviço de saúde para avaliar o seu caso.

Use um spray nasal a base de corticóide

Há sprays nasais a base de corticóide que aliviam os sintomas da rinite, como a congestão, com potente ação antiinflamatória, exercendo sua função diretamente na mucosa nasal e que podem ser adquiridos através de receita médica.

Evite contato com os alérgenos que causaram a rinite

Diante dos sintomas da rinite, evite o contato com as substâncias que causaram as irritações, como perfumes, produtos de limpeza, poeira, pêlos de animais, pólen de flores, etc, a fim de dar uma acalmada na crise.

COMO PREVENIR NOVO EPISÓDIOS DE RINITE?

 

Para prevenir novos episódios de rinite, siga estas dicas:

  • Mantenha sempre os locais limpos e arejados.
  • Evitar o acúmulo de pó em objetos
  • Evite ficar exposto a cheiros fortes, como perfumes, poluição e fumaças, como a de cigarro.
  • Troque e lave as roupas de cama uma vez por semana.
  • Use roupas de tecidos naturais, como o algodão, que dificultam a concentração de poeiras.
  • Verifique o nível de vitamina D em seu organismo, uma vez que a falta desta vitamina faz os brônquios de contraírem mais e tornando a respiração comprometida.
  • Evitar passear pelo campo ou deixar janelas abertas na Primavera
  • Eliminar a umidade
  • Evitar animais de estimação
  • Use medicamentos prescritos por especialista.

Veja também esta reportagen sobre a rinite (3:49):

Leave A Reply

Your email address will not be published.